Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

O processo de formação de Sérgio no internato é o tema central do romance, que apresenta a relação de ódio de Sérgio com o diretor da escola, bem como a falta de caráter do gestor, que favorecia os alunos mais ricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

A cena acima descreve detalhadamente o envolvimento psicológico do narrador com a mulher do diretor da escola. A mulher e o garoto viveram no passado uma relação incestuosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

O Ateneu, Quincas Borba, de Machado de Assis, e Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, são obras contextualizadas no final do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

O narrador do referido romance, assim como o narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, questiona os valores morais e éticos da sociedade burguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

O Ateneu é considerado uma obra realista, por apresentar, de forma detalhada, as características psicológicas de um jovem ao tentar adaptar-se às normas e aos padrões impostos pelo sistema educacional da época, o qual valorizava os bons alunos, preparando-os para enfrentar a sociedade republicana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.

Assinale opção que apresenta a classificação correta da rima.

  • A.

    Sorriso / paraíso (perfeita e pobre)

  • B.

    Dança / cansa (imperfeita e rica)

  • C.

    Não / profissão (imperfeita e rica)

  • D.

    Deus / seus (perfeita e pobre)

  • E.

    Acabar / chorar (perfeita e rica)

O fato mesmo de nenhum desses autores reivindicar para si qualquer atributo de nacionalismo é sintomático: parece que já não temos vergonha de pleitear nosso quinhão do universal.

Deduz-se da frase acima que

  • A.

    em nossa literatura, a busca dos valores nacionais sempre constituiu um traço de maturidade cultural.

  • B.

    o nacionalismo, quando perseguido com obstinação, revela pouca confiança no alcance de uma literatura.

  • C.

    é injustificável a vergonha que provoca em alguns autores a defesa intransigente dos valores nacionais.

  • D.

    uma literatura somente se torna madura quando abdica conscientemente do desejo de ser universal.

Sem indicar propriamente uma polaridade, o texto acusa uma diferença entre as fases maduras de Drummond e João Cabral:

  • A.

    no primeiro, o lirismo se aprofunda como reflexão e lembrança; no segundo, a forma se apura como busca de exatidão.

  • B.

    o segundo, ao contrário do primeiro, abandona o caráter reflexivo da poesia para investir em temas sociais.

  • C.

    o primeiro retorna às origens de sua linguagem clássica, ao passo que o segundo se deixa atrair pelas vanguardas.

  • D.

    no primeiro, já não há a sedução dos enigmas ou do passado familiar; no segundo, a ironia passa a corroer a dureza das formas.

A polarização apontada entre Clarice Lispector e Guimarães Rosa resulta bastante clara quando se confrontam

  • A.

    a desconfiança que manifesta a autora em relação ao poder do discurso verbal e a confiança que deposita Rosa no caráter mágico das palavras.

  • B.

    o desnorteante sentimentalismo das personagens de Clarice, ingênuas e desarmadas, e a secura prosaica dos rudes sertanejos de Rosa.

  • C.

    o otimismo que mal se disfarça no plano profundo dos narradores de Clarice e o pessimismo que dá o tom das expectativas dos narradores de Rosa.

  • D.

    a feição límpida e clássica da linguagem de Clarice, sobretudo nas obras iniciais, e as contrações barrocas do estilo de Rosa, em seus momentos mais altos.

O poeta se vale, nesses versos, de um recurso poético que sugere o ritmo e o andamento de uma reza:

  • A.

    as metáforas de negras sombras e lavras de ouro.

  • B.

    a expressão interjectiva Ai de mim.

  • C.

    as anáforas representadas pelas ocorrências de por baixo.

  • D.

    a confissão traduzida pela expressão eu sei.

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