Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Indique a opção que corresponde a erro gramatical na transcrição do texto.

  • A. A (1)
  • B. as (2)
  • C. A (3)
  • D. às (4)
  • E. às (5)

Assinale a opção que apresenta todas as três propostas de preenchimento das lacunas do texto inteiramente corretas, do ponto de vista semântico e morfossintático.

  • A.

    que assistiram ao mesmo

    que assistiram a ele

     a que lhe assistiram

  • B.

    talqualmente o juiz

    (como o juiz),

    – da mesma forma que o juiz –

  • C.

    (ou o historiador ou, enfi m, quem quer que deve)

    (ou o historiador, ou, enfi m, quem quer que deva)

    – ou o historiador ou enfi m – quem quer que deva

  • D.

    de que as coisas tenham-se passado

    de as coisas terem se passado

    de as coisas se terem passado

  • E.

    diversa àquela a que suas conclusões o levaram.

    discordante com aquela a qual suas conclusões o conduziram.

    distinta da que suas conclusões lhe fizeram chegar.

Assinale o trecho de relatório contábil que se apresenta inteiramente correto quanto ao emprego do padrão formal escrito da língua portuguesa.

  • A. A crédito desta conta vem sendo contabilizada mensalmente a importância de R$10.628,75. Indagamos ao setor contábil sobre os referidos valores, que ao longo do ano soma-se mais de cem mil reais. No entanto, não nos foi fornecida nenhuma explicação.
  • B. Alertamos que, a falta de controles internos e da conciliação contábil da conta podem propiciar fraudes e desvios de valores, pois funcionários que têm conhecimento do fato podem utilizá-lo para fi ns de desfalques.
  • C. Alertamos que empréstimos feitos a funcionários não fi rmados mediante contrato, e sem cláusula de cobrança de encargos fi nanceiros, poderão ser considerados pelo fi sco como adiantamentos salariais e tributados na fonte, na ocasião da liberação dos recursos.
  • D. Recomendamos ampliar as atenções sobre os adiantamentos pendentes de longa data, haja visto, que, desta forma, eles se caracterizam como empréstimo, sendo necessário, daqui por diante, a elaboração de contratos com previsão de cobrança de encargos fi nanceiros.
  • E. Entre as adições ao ativo fi xo da companhia, persiste situação comentada em nosso relatório anterior onde se constatou valores que se caracterizam como despesa operacional invez de custo de aquisição ou desenvolvimento de bens permanentes.

Assinale o segmento de texto que foi transcrito com total correção gramatical.

  • A. Na administração do Estado, em seus vários níveis, está presente o destino que se dão aos impostos, que nada mais é do que bens privados transferidos obrigatoriamente para a esfera estatal.
  • B. Logo, é normal que se coloque questões atinentes à moralidade na gestão desses recursos, que devem – ou deveriam – estar destinados à melhoria das condições de vida dos cidadãos.
  • C. Espetáculos de imoralidade de parte dos políticos e de seus partidos são percebidos como desvios de recursos privados, que tiveram destinação eticamente indevida.
  • D. Não surpreende de que, em pesquisas de opinião sobre prefeitos, a honestidade, o ter palavra, o cumprir promessas tenha surgido como qualidades requeridas do homem público.
  • E. Ter princípios são considerados essenciais. Política sem valores equivale a um cheque em branco dado a governantes e parlamentares no uso dos recursos públicos.

Marque o trecho com pontuação correta.

  • A. Com efeito pareceu, a Nabuco, que carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência que ele, ainda, não podia extrair de sua invertebrada sociedade havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • B. Com efeito pareceu a Nabuco que carecendo o Brasil (como os demais países do continente), de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • C. Com efeito, pareceu a Nabuco que, carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • D. Com efeito, pareceu a Nabuco, que carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional, capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • E. Com efeito: pareceu a Nabuco que, carecendo o Brasil – como os demais países do continente – de um desenho institucional, capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.

Em relação ao texto e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “A expressão de quem chegou à terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “A expressão de quem chegou a terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.”.
  • B. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “Você reconhece que teve uma festa de criança em casa no dia anterior.”.
  • C. O trecho “Que respiração ofegante o senhor tem!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Que respiração ofegante o senhor têm!”.
  • D. O trecho “Foi de tanto me controlar para não esgoelar ninguém!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Foi de tanto controlar-me para não esgoelar ninguém!”.
  • E. O trecho “Já é noite, mas a festa ainda não acabou.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Já é noite, mais a festa ainda não acabou.”.

Em relação ao texto e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “Vamos mandar eles brincarem no meio da rua.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Vamos mandá-los brincarem no meio da rua.”.
  • B. O trecho “Será que não alimentam ele em casa?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Será que não o alimentam em casa?”.
  • C. O trecho “E o outro, o que está pulando de cima da mesa?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “E o outro, o que está pulando em cima da mesa?”.
  • D. O trecho “Não seja malvado.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “Não seja mal.”.
  • E. O trecho “sugere o pai, sob um olhar de reprimenda da mãe.”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “sugere o pai, sobre um olhar de reprimenda da mãe.”.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo da palavra destacada. “

(...) sob um olhar de reprimenda da mãe.”

  • A. Repulsa.
  • B. Acinte.
  • C. Respaldo.
  • D. Reverberação.
  • E. Advertência.

Em relação ao texto e de acordo com a pontuação e a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você reconhece, quem teve uma festa de criança em casa, no dia anterior.”.
  • B. O trecho “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado. Semiconscientes.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado, semiconscientes.”.
  • C. O trecho “Ela foi a única que conseguiu montar no Atlas.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Ela foi a única, que conseguiu montar no Atlas.”
  • D. O trecho “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário?”.
  • E. O trecho “Tem mais cachorro, quente?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Tem mais cachorro-quente?”.

Leia o trecho abaixo, retirado do texto e, em seguida, assinale a alternativa que não apresenta alteração de sentido ou prejuízo semântico.

“Já é noite, mas a festa ainda não acabou.”

  • A. Já é noite, então a festa ainda não acabou.
  • B. Já é noite, porque a festa ainda não acabou.
  • C. Já é noite, logo a festa ainda não acabou.
  • D. Já é noite, tampouco a festa ainda não acabou.
  • E. Já é noite, porém a festa ainda não acabou.
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