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Leia o trecho abaixo:
Compadre! Sabendo ser de boa família, muita honra eu teria em aceitar seu filho como esposo de minha filha. Porém, muito me perturbam os rumores de ele ser pródigo.
Não, Compadre! Quem dera meu filho ser pródigo! Muito pelo contrário, ele é demasiado __________.
Para que o diálogo acima seja coerente, a palavra, antônima à destacada, que preenche corretamente a lacuna deve ser
Observe a frase abaixo.
Amo que afaguem meus cabelos
O termo destacado, na situação em que foi empregado, é classificado como conjunção integrante pela gramática normativa, por exercer uma função específica na Língua Portuguesa. Desta forma, assinale a alternativa cujo termo em destaque exerce a mesma função de que na frase acima.
Em relação às vozes verbais, analise o trecho abaixo.
Os cálculos foram realizados a fim de precisar o orçamento.
Assinale a alternativa que apresenta oração com a qual não é possível formar a voz verbal em destaque no trecho acima.
Em relação à pontuação, analise as orações abaixo.
I. Todos, aguardavam ansiosos, a chegada do Presidente.
II. Paulo, que entregava nossas cartas aos clientes, faleceu na manhã de hoje.
III. As garotas saíram, e os garotos continuaram de castigo.
É correto o que se afirma em
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à colocação pronominal, assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 5 a 11.
No período Nesse caso (...) estaria conosco (l.3-5), como o conector ou está empregado com sentido aditivo, e não, de exclusão, a forma verbal do predicado seria simples poderia, conforme faculta a prescrição gramatical, ter sido flexionada na terceira pessoa do plural: seriam.Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 5 a 11.
O termo Essa discrição (l.18) refere-se apenas ao que está expresso na primeira oração do período que o antecede.Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no poema acima, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se as relações entre os termos da oração, verifica-se ambiguidade no emprego do adjetivo pensativos (v. 40), visto que ele pode referir-se tanto ao termo vossos mortos (v.38) quanto ao núcleo nominal olhos (v.40).Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no poema acima, julgue os itens subsequentes.
No poema, que apresenta uma denúncia de atos de abuso de poder, foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1, 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural, todos no imperativo afirmativo.Com base no poema acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego do pronome possessivo em seus rutilantes vestidos (v.12) evidencia que essa expressão corresponde à vestimenta usada por autoridades em eventos solenes.{TITLE}
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