Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em: que acontece à nossa volta, perto ou longe (§ 2), o acento grave no a do adjunto de acontece é facultativo, mas torna-se obrigatório com a substituição desse adjunto por:
a nosso redor;
a quem está em guerra;
a toda e qualquer pessoa no mundo;
a vida no planeta;
a esta nossa cidade do Rio.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Em ... a esta altura, EMBORA a chamasse de Ela,... (parágrafo 14), o conector destacado pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por:
conquanto;
porquanto;
portanto;
conforme;
enquanto
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10
Na frase Como meu velho toca-discos ainda funciona, posso até saborear a secreta vingança de ver o vinil voltando à moda... a conjunção destacada estabelece entre as orações uma relação de
conformidade.
consequência.
causa.
explicação.
tempo.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso o vocábulo Assim (l.18) fosse substituído por Porquanto.
A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
O termo embora (l.30) poderia ser substituído por conquanto, sem prejuízo para o sentido original do texto.
Aos poucos, contudo, fui chegando à constatação de que todo perfil de rede social é um retrato ideal de nós mesmos.
Mantendo-se a correção e a lógica, sem que outra alteração seja feita na frase, o elemento grifado pode ser substituído por:
ademais.
conquanto.
porquanto.
entretanto.
apesar.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 9.
O termo contudo (l.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer um dos seguintes vocábulos: entretanto, todavia, no entanto, porém, embora, conquanto.
No trecho do Texto II Portanto, a atividade solar pode se reduzir, mas não vai refrescar a vida de ninguém. (l. 18-20), a palavra destacada pode ser substituída, mantendo a noção de oposição, por
pois
porém
porque
quando
se
No segundo parágrafo do texto, a autora propõe uma relação de causa e efeito para justificar seu ponto de vista sobre o tema abordado a partir do emprego do conectivo porque, cuja grafia é orientada por seu valor gramatical.
Está também grafado corretamente o que se destaca em:Sei porquê você chorou ontem.
Não sei o por quê de tanta pressa.
Ele está triste porquê foi transferido.
Não sei o motivo por que ele não veio.
Quero saber porque você não foi à festa.
O uso da conjunção e no período tem a finalidade de
apresentar ideias e contrariá-las a seguir.
explicar duas informações substantivadas.
retificar o uso das informações contextuais.
adicionar adjetivações ao termo anteriormente substantivado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...