Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A palavra mal, no caso específico da frase de Millôr, é um substantivo.
O efeito de sentido da frase deve-se a uma relação de concessão.
O vocábulo mal exerce no sintagma a função de adjetivo.
O autor utiliza como recurso de linguagem o trocadilho.
Dos procedimentos formais de que o poeta lança mão na fatura do poema, é correto destacar
o espelhamento presente nos versos espelho contra espelho e Narciso a Narciso, e a sequência de palavras mira, admira e mentira, em que, mais do que rimas, temos dois vocábulos em que uma mesma palavra como que se espelha.
o uso da sinestesia, na mistura entre os sentidos da visão, da audição e do tato, e a metrificação rigorosa que apresenta versos de dez e de quatro sílabas poéticas, sugerindo a alternância entre um Narciso e outro.
a personificação do espelho e o hipérbato presente no verso em que ele a própria imagem mira, inversão da ordem natural das palavras que sugere a interposição do espelho entre ser e imagem.
expressões metafóricas como a própria imagem mira e reflete o que o admira, e as aliterações e assonâncias presentes em quase todos os versos como em olhar, outro, corpo, própria e que remetem à quebra do espelho.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
São várias as estratégias usadas por um escritor para interagir com o leitor. Uma dessas estratégias é a conversa com o leitor. Assinale a alternativa em cujo trecho o autor se dirige claramente ao leitor.
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores, (...) (parágrafo 1)
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. (parágrafo 2)
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. (parágrafo 3)
Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. (parágrafo 2)
Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? (parágrafo 3)
Considerando as ideias e a linguagem do texto acima, julgue os itens de 61 a 65.
Nos trechos Um lugar único em meio a paisagens preciosas (l.7-8), o simpático Morro do Moreno (l.9-10) e nosso maior monumento (l.10), evidencia-se a função emotiva da linguagem.
A metáfora.
A antítese.
A metonímia.
A anáfora.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à repetição nos textos, Koch (2008, p. 93) discorre que a escola, tradicionalmente,
tem-na como relevante estratégia de ensino do texto escrito, o que já se dá nos anos iniciais, com as cartilhas, em que a repetição funciona como forma de produção de sentido e leva os alunos ao domínio dos padrões básicos de textualidade.
tem-se oposto ao seu uso nos textos escritos, mas considerado como estratégia de interação no caso dos textos orais. Tal encaminhamento tem permitido, por exemplo, que as crianças distingam a especificidade do texto falado e a do texto escrito.
tem-na absorvido como importante estratégia de ensino, uma vez que as crianças e as pessoas em geral mostram-se interessadas nessa forma de comunicação, o que se comprova, por exemplo, em situações formais ou em discursos altamente formalizados, em que a repetição é constituinte na produção de sentido.
tem-se afastado de sua abordagem como estratégia de ensino, seja no texto falado, seja no texto escrito, uma vez que ela não pode ser associada a uma estratégia cognitiva producente, como bem o atestam as teorias atuais ligadas ao processamento cognitivo do discurso.
tem-na criticado, associando-a a redundância e circularidade na exposição das ideias, ressalva feita aos casos em que se trata de emprego como recurso estilístico consciente. No entanto, as crianças e as pessoas em geral gostam de repetir provérbios e frases feitas, bordões etc., o que justifica tomá-la como forma de aprendizagem.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as informações a seguir.
I. Texto de diálogo
Locutor 1: Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.
Locutor 2: Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...
II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros.
Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude
de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões ele e tipo.
elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a juiz pela expressão sinônima magistrado.
pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões isso aí e sujeitinho.
de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes lo (em vê-lo) e Excelência.
valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão homem.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao descrever a personagem Marcela, o narrador adota alguns recursos de linguagem para indicar ao leitor que aquela se dedicava à prostituição. Estão entre esses recursos
implícitos e aforismos.
adjetivações e neologismos.
ironia e reticências.
hesitações e neologismos.
ironia e aforismos.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Embora os Textos I e III (letras de canções da MPB) sejam de extração popular, é correto afirmar que o Texto III expõe mais claramente sua opção pela linguagem popular, pois ostenta traços da língua falada, tais como
colocação enclítica dos pronomes átonos.
omissão de marcas de flexão e quebra de uniformidade de tratamento.
emprego de palavra estrangeira (auto-reverse).
emprego de verbos no pretérito perfeito e no infinitivo.
omissão de traços do sujeito da enunciação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...