Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta que preencha as lacunas abaixo, empregando PORQUE, POR QUE E POR QUÊ:
Estou sempre perguntando para minha mãe _________ a escola não ensina coisas que a gente possa aproveitar na vida. Não fui à festa __________ estava doente. Ela não passou de ano __________.
A ordem CORRETA, de cima para baixo é:
por quê, por que, porque.
por que, porque, por quê.
porque, por que, por quê.
porque, por quê, por que.
por que, por quê, porque.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
Se o por quê da importância primitiva de Paraty estava na sua localização estratégica, a importância de que goza atualmente está na relevância histórica porque é reconhecida.
Os dissabores por que passa uma cidade turística devem ser prevenidos e evitados pela Casa Azul, porque ela nasceu para disciplinar o turismo.
Porque teria a cidade passado por tão longos anos de esquecimento? Criou-se uma estrada de ferro, eis porque.
Não há porquê imaginar que um esquecimento é sempre deplorável; veja-se como e por quê Paraty acabou se tornando um atraente centro turístico.
Em qual das alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o mesmo vocábulo sublinhado no seguinte segmento do texto?
O dinheiro? Pode ser, porque na lista estão países com alta renda per capita. (linhas 19 e 20)
Não se sabe ____________ esse país está no ranking.
É difícil saber o _______________ de esse país estar no ranking.
A razão ____________ o Brasil está no ranking é a alegria de seu povo.
A Argentina não está no ranking; não se sabe ____________.
O Brasil está no ranking _____________ seu povo sente-se feliz.
Porque o amor resultou inútil. (1ª estrofe)
O elemento grifado denota, no contexto,condição.
finalidade.
consequência.
restrição.
explicação.
Leia o poema de Luís Guimarães Júnior que segue para responder às questões de 1 e 2.
São elementos presentes na composição do poema, EXCETO:
o canto triste das lavadeiras
a curva purpurina da lua
a volta do rebanho e dos pastores
o gemido da juriti saudosa
o suspiro plangente das lavadeiras
Predomina no poema uma linguagem:
denotativa de sentido objetivo, apropriado dos termos.
conotativa de sentido figurado, polivalente dos termos.
conativa de sentido apelativo, propagandístico dos termos.
metapoética de sentido autorreflexivo, autoexplicativo dos termos.
referencial de sentido científico, exato dos termos.
Considere as afirmações seguintes e assinale a CORRETA.
Os termos cidadequalquerianos e nadopolenses (Texto II) constituem neologismos, entendendo-os como aquelas unidade lexicais que são sentidas como novas na comunidade linguística.
O título do Texto II tem uma conotação negativa expressa pela noção de insuficiência contida na palavra versus
Uma das diferenças entre os textos I e II é que o Texto II apresenta uma redação que não exige tanta inferência e não carrega tanto conteúdo pressuposto no Texto I.
No Texto II há alternância de traços narrativos e dissertativos ao longo dos parágrafos, com ausência de traços descritivos mesclados a comentários interpretativos.
No texto I, constitui um ingrediente discursivo utilizado pelo poeta
o uso também da linguagem coloquial, que se desvia do padrão culto da língua.
a exposição argumentativa de ideias, que se efetiva pela ausência de linguagem figurada.
a linguagem verbal articulada com situações imagéticas, para dar mais veracidade aos fatos.
os recursos de natureza narrativa que visam a estabelecer um constante diálogo com o leitor.
Língua Portuguesa - Estilística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Considere a frase para as questões 07 e 08.
A expressão mexem com nossos corações indica que a ideia do período apresenta, principalmente, um aspecto
afetivo.
cognitivo.
conclusivo.
interativo
descritivo.
A função da linguagem predominante no texto é:
Referencial.
Conativa/apelativa.
Poética.
Fática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...