Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta com relação aos sentidos e argumentos do texto.

No que se refere aos aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Preservando-se o sentido original do texto e o atendimento às regras gramaticais, o trecho “a riqueza ou o poder foi preferido à idade” (l.3-4) poderia ser reescrito da seguinte forma: os aristocratas preferiram mais a riqueza e o poder do que a idade como critérios de escolha de governante.

  • B.

    Seria mantida a correção gramatical do texto se, no trecho “e viramse, então, senadores de apenas vinte anos” (l.5), a forma verbal fosse substituída por tornaram-se.

  • C.

    Com correção gramatical, a forma verbal “hᔠ(l.6) poderia ser substituída tanto por existia quanto por registra-se.

  • D. Estaria preservada a correção gramatical do texto se, nas expressões “a moderação por parte dos ricos” (R.8-9) e “o contentamento por parte dos pobres” (l.9), fosse suprimido o segmento “por parte”.
  • E. Os elementos coesivos “Daí” (l.2) e “Mas” (l.3), que também exercem função argumentativa, expressam ideias equivalentes.

Atente para as afirmações abaixo:

I. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain ...

O elemento grifado pode ser substituído por inquieto, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

II. ... de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925. O segmento grifado pode ser substituído por haja vista, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

III. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa.

Considerando-se o contexto, uma redação alternativa para a frase acima em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original é: Creio que ele mereça crédito pessoal especial por sua iniciativa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II.

Mas, se ousar oferecer-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornase um simples cafajeste. (L. 14-15) Assinale a alternativa em que a alteração da estrutura anterior tenha sido feita em consonância com a norma culta.

  • A. Mas, caso ofereça-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornará-se um simples cafajeste.
  • B. Mas, caso lhe ofereça dinheiro para o mesmo fim, tornar-se-á um simples cafajeste.
  • C. Mas, se tiver oferecido-lhe dinheiro para o mesmo fim, se tornará um simples cafajeste.
  • D. Mas, se tiver lhe oferecido dinheiro para o mesmo fim, tornará-se um simples cafajeste.

... ofereça ao presenteado algo de que ele goste... (L. 31-32) Assinale a alternativa em que a alteração do trecho anterior tenha se efetuado consoante a norma culta. Despreze possíveis alterações de sentido.

  • A. ...ofereça ao presenteado algo que ele aspire...
  • B. ...ofereça ao presenteado algo de que ele lembre...
  • C. ...ofereça ao presenteado algo a que ele almeje...
  • D. ...ofereça ao presenteado algo a que ele vise...

Julgue os itens de 10 a 15, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

O trecho “criou em São Paulo (...) do país” (l.4-6) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, a seguinte reescrita: criou em São Paulo os primeiros tribunais trabalhistas do país: os tribunais rurais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Evitando-se a repetição do elemento “que”, o último período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, da seguinte forma: Por essa razão, não existe esperança na pura espera, nem se consegue, na espera pura, o esperado, resultado da espera vã.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

Com correção gramatical, os dois últimos períodos do texto (l.12-18) poderiam ser reescritos da seguinte forma: Por conseguinte, o conhecimento válido é contextual seja em relação à diferença cultural quanto à diferença política. Além das diferenças culturais e políticas, a formação das experiências sociais se faz com conhecimentos que rivalisam um com o outro, pois estes apresentam critérios de validade distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: No mundo, contemporâneo e caracterizado por mudanças velozes, os indivíduos buscam a educação formal para que assegurem-se de ter acesso a conhecimento, e mais qualidade de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor”, a forma verbal destacada é transitiva direta e indireta.

  • B.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor”, as duas ocorrências do acento grave são facultativas.

  • C.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição”, os complementos diretos da forma verbal destacada são os termos enumerados de 1 a 4 no texto.

  • D.

    No item 2, a expressão “em nível superior ao exigido” pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por “a nível de ensino superior exigido”.

O trecho “apesar de problemas gravíssimos”. (l. 15-16) é reescrito de acordo com a norma-padrão, mantendo o sentido original, se tiver a seguinte forma:

  • A. ainda que houvessem problemas gravíssimos.
  • B. apesar de que aconteceu problemas gravíssimos.
  • C. a despeito de acontecesse problemas gravíssimos.
  • D. embora tenham ocorrido problemas gravíssimos.
  • E. não obstante os problemas gravíssimos que ocorreu.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...