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Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta com relação aos sentidos e argumentos do texto.
No que se refere aos aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
Preservando-se o sentido original do texto e o atendimento às regras gramaticais, o trecho a riqueza ou o poder foi preferido à idade (l.3-4) poderia ser reescrito da seguinte forma: os aristocratas preferiram mais a riqueza e o poder do que a idade como critérios de escolha de governante.
Seria mantida a correção gramatical do texto se, no trecho e viramse, então, senadores de apenas vinte anos (l.5), a forma verbal fosse substituída por tornaram-se.
Com correção gramatical, a forma verbal há (l.6) poderia ser substituída tanto por existia quanto por registra-se.
Atente para as afirmações abaixo:
I. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain ...
O elemento grifado pode ser substituído por inquieto, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
II. ... de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925. O segmento grifado pode ser substituído por haja vista, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
III. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa.
Considerando-se o contexto, uma redação alternativa para a frase acima em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original é: Creio que ele mereça crédito pessoal especial por sua iniciativa.
Está correto o que consta APENAS em
I.
II e III.
III.
I e II.
II.
Mas, se ousar oferecer-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornase um simples cafajeste. (L. 14-15) Assinale a alternativa em que a alteração da estrutura anterior tenha sido feita em consonância com a norma culta.
... ofereça ao presenteado algo de que ele goste... (L. 31-32) Assinale a alternativa em que a alteração do trecho anterior tenha se efetuado consoante a norma culta. Despreze possíveis alterações de sentido.
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Julgue os itens de 10 a 15, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
O trecho criou em São Paulo (...) do país (l.4-6) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, a seguinte reescrita: criou em São Paulo os primeiros tribunais trabalhistas do país: os tribunais rurais.
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Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Evitando-se a repetição do elemento que, o último período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, da seguinte forma: Por essa razão, não existe esperança na pura espera, nem se consegue, na espera pura, o esperado, resultado da espera vã.
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Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Com correção gramatical, os dois últimos períodos do texto (l.12-18) poderiam ser reescritos da seguinte forma: Por conseguinte, o conhecimento válido é contextual seja em relação à diferença cultural quanto à diferença política. Além das diferenças culturais e políticas, a formação das experiências sociais se faz com conhecimentos que rivalisam um com o outro, pois estes apresentam critérios de validade distintos.
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Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: No mundo, contemporâneo e caracterizado por mudanças velozes, os indivíduos buscam a educação formal para que assegurem-se de ter acesso a conhecimento, e mais qualidade de vida.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, a forma verbal destacada é transitiva direta e indireta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, as duas ocorrências do acento grave são facultativas.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição, os complementos diretos da forma verbal destacada são os termos enumerados de 1 a 4 no texto.
No item 2, a expressão em nível superior ao exigido pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por a nível de ensino superior exigido.
O trecho apesar de problemas gravíssimos. (l. 15-16) é reescrito de acordo com a norma-padrão, mantendo o sentido original, se tiver a seguinte forma:
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