Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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O segmento “que "declararam veicular", no mínimo, doze horas diárias de conteúdo nacional independente” (l.3-5) tem natureza restritiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “Roman Jakobson, um dos maiores linguístas do século XX, foi pioneiro da análise estrutural das funções de linguagem.”, o emprego das vírgulas é justificado por

  • A.

    haver emprego de um vocativo.

  • B.

    possuir uma expressão com valor explicativo.

  • C.

    separar o predicado do sujeito.

  • D.

    introduzir um trecho com valor de ratificação.

De acordo com os aspectos morfossintáticos da língua portuguesa, algumas classes de palavras possuem funções diferentes. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa na qual o termo destacado possui a mesma função da palavra destacada em “A comitiva foi recebida pelo reitor Fernando Costa que, depois de fazer uma apresentação da Unicamp, foi submetido a detalhada sabatina pelos visitantes”.

  • A.

    Os visitantes atravessaram o oceano para visitar a Unicamp.

  • B.

    A Unicamp é considerada uma instituição de referência.

  • C.

    Foi feita licitação para comprar material de informática para a Unicamp.

  • D.

    Os alunos que moram perto da Unicamp têm o privilégio de caminhar pelas alamedas da instituição.

Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de frase contido em “A diretora da Fundação Pensamento Digital, Marta Voeclker, aponta que a escola pode ‘mudar de paradigma’ a partir da tecnologia.”

  • A.

    Por favor, faça-o participar das atividades interdisciplinares.

  • B.

    Bons ventos o levem!

  • C.

    Os esforços para melhorar o ensino devem ser valorizados.

  • D.

    Não compreendo por que a música não está na matriz curricular.

A respeito das estruturas gramaticais e da construção dos sentidos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A expressão “ou seja” (l.15) retifica a ideia de hierarquização a que está associada a bacia hidrográfica.

  • B.

    Em “compreende-se” (l.18), a partícula “se” tem valor reflexivo.

  • C.

    Na linha 20, a expressão “para um único lago ou rio” exerce a função de complemento verbal de “escorre”.

  • D.

    O termo “Bacia hidrográfica” (l.1) é o referente do sujeito elíptico da oração introduzida pela forma verbal “Inclui” (l.6).

Ainda com relação aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Seria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “Se lembrarmos que” (l.24) fosse reescrito da seguinte forma: Se nos lembrarmos de que.

  • B.

    No trecho “a fusão deles no corpo da jurisprudência” (l.27), seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso a contração “no” fosse substituída por ao.

  • C.

    Nos trechos “preeminência da interpretação (...) (da visão, em uma palavra)” (l.2-4) e “supremacia dos estudos” (l.15-16), seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso a preposição de, em “da” e “dos”, fosse substituída por em.

  • D.

    A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “Ante a impossibilidade” (l.6) fosse substituído por Ante da impossibilidade.

  • E.

    No trecho “provida desde logo de bases universitárias” (l.22), a preposição “de” poderia, sem prejuízo para o sentido original do texto, ser corretamente substituída por em.

Com relação aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas linhas 8 e 10, o pronome relativo “que” introduz, ao termo que o antecede, uma particularidade, uma especificidade, que pode ser dispensada sem prejuízo para o sentido do texto.

  • B.

    Sem prejuízo para o sentido original do texto, o trecho “que satisfazia (...) da consciência nacional” (l.10-12) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: que satisfazia as exigências rudimentares do conhecimento (graças a uma etnografia intuitiva e fantasiosa) conquanto satisfizesse às da sensibilidade e da consciência nacional.

  • C.

    A oração “que se tenha propiciado (...) como técnica” (l.21-24) exerce a função de complemento verbal.

  • D.

    No último período do texto, o trecho “que a fusão (...) continuidade cultural” exerce a função de complemento direto da forma verbal “veremos”.

  • E.

    Nas linhas 8 e 13, a preposição “para” introduz orações que exprimem finalidade.

Em relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na oração “findos os quais” (l.37), o pronome relativo retoma a expressão “os dois” (l.36).

  • B.

    A oração “e mostrava-se fiel à dinastia decaída” (l.4) expressa a consequência da ação mencionada na oração imediatamente antecedente.

  • C.

    Na linha 10, o substantivo “cláusula” retoma e sintetiza elementos expressos na oração anterior.

  • D.

    A oração “que foi anônimo e secreto” (l.11) estabelece relação de conformidade com a oração que a antecede.

  • E.

    No trecho “Nenhum dos concorrentes estudara os clássicos: era o meio provável de os vencer” (l.17-18), há relação de causa e efeito entre as expressões “meio provável” e “os clássicos”.

Os fragmentos de texto incluídos nas questões de 28 a 33 constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.

Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor?

Com referência às estruturas linguísticas empregadas no fragmento acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Como a expressão “o fato” denota certeza, e não hipótese, seria adequado substituir o segmento “o fato de que” pela locução a proposição de que.

  • B.

    Mantém-se a coesão dos tempos verbais, caso se substitua a forma verbal “é” pela forma do presente do subjuntivo.

  • C.

    No segmento “entre outros temas”, verifica-se a ocorrência de elipse, o que autoriza a seguinte reescritura do fragmento: Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que aborda a temática da rivalidade, entre outros, entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor?

  • D.

    O elemento anafórico “quem” pode ser substituído pelo pronome o qual.

  • E.

    O advérbio “como” introduz a pergunta e, ainda, expressa contrariedade diante da vantagem do revisor em sua disputa com o autor.

Assinale a opção correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, orações e períodos do texto.

  • A.

    Na linha 29, os termos “o governo” e “a oposição” exercem a função de sujeito da oração a que pertencem.

  • B.

    A oração “que precede o seu projeto de reforma administrativa” (l.4-5) e a locução “do seu projeto de reforma administrativa” (l.17-18) esclarecem a significação do termo antecedente “relatório” (l.4 e 17).

  • C.

    No período “Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuará, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizarᔠ(l.25-26), o emprego do pronome “se”, nas duas ocorrências, é exemplo de repetição de elemento gramatical como recurso de ênfase.

  • D.

    Em suas duas ocorrências, as formas verbais “Registremos” (l.1 e 14) e “Vamos guardá-la” (l.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem.

  • E.

    O advérbio “Aí” (l.7) reforça a localização espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo “esta”, na expressão “esta preciosa declaração” (l.1), e evoca sinal gestual.

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