Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Em com os do mundo desenvolvido (l.6-7), identifica-se elipse da expressão recursos humanos (l.6).
São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados em:
Chegaram notícias de minha cidade natal e Começo a compreender a atitude de Machado de Assis.
me ponho a folhear estas páginas e velava a seus olhos a mesquinhez.
Cheiram preciosamente a 1910 e tudo isso que o jornal não tem.
nelas se revê o menino daquele tempo e estão numa coleção de jornais velhos.
o menino vai pelas ruas e prova o gosto dos araçás.
A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
No segundo período, o emprego da vírgula antes da conjunção coordenativa e justifica-se por separar orações com sujeitos diferentes.
Assinale a alternativa na qual as duas afirmativas EQUIVALEM-SE pela classificação sintática de seus termos.
a. O dia da chegada foi inesquecível. b. O desembarque foi surpreendente.
a. O menino jamais vira cenário tão interessante. b. O menino sempre viajava sozinho.
a. Pela primeira vez pôde contemplar uma cidade grande. b. Pela última vez pensou em sua pequena vila gaúcha.
a. Centenas de casas pareciam ocupar todo o espaço. b. Muitas igrejas apontavam suas torres para o espaço.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sabe-se que a inversão dos termos da frase pode ser um empecilho para o entendimento do que se pretende dizer. Isso se comprova em:
A recomendação do médico era clara: o paciente não poderia ingerir comidas gordurosas.
O médico achou prudente que o paciente realizasse os exames antes que este viajasse ao exterior.
Durante a consulta, questionou o paciente o médico em relação aos remédios usados para o tratamento.
Talvez houvesse um jeito de tornar a dieta mais interessante para o paciente, com a inclusão de frutas.
Quando o paciente deu por si, já havia retornado da sala de exames, estava lúcido e sentia-se bem.
Marque, respectivamente, a função sintática dos termosemdestaque no trecho seguinte:
(...) Tive um amigo QUE até guardava as SACOLAS das roupas de grife QUE comprava. (...)
Sujeito objeto direto objeto direto.
Objeto direto predicativo do sujeito aposto.
Objeto direto complemento nominal objeto indireto.
Sujeito objeto direto sujeito.
Sujeito objeto direto objeto indireto.
Aalternativa em que o termo destacado tem a função de adjunto adnominal e não a de predicativo do sujeito é:
(...) ela estava muito mais VIVA(...)
(...) um peixe SOZINHO num tanque era algo muito solitário. (...)
(...) a mãe eraBOApara dar ideias. (...)
(...) Mas ele estava SOZINHO. (...)
(...) Só então notou como estava CANSADO.
Sem provocar modificações sintáticas, a oração Enquanto se procuram soluções admite também a reescrita:
Enquanto soluções eram procuradas.
Enquanto soluções são procuradas.
Enquanto procuram soluções.
Enquanto soluções serão procuradas.
Enquanto procuram as soluções.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em: Trata-se DE UMA FAÇANHA ÀS AVESSAS..., que função sintática exerce o termo destacado?
Complemento nominal.
Objeto indireto.
Objeto direto.
Sujeito.
Predicativo.
Para responder as questões seguintes, considere esta estrofe, de Cecília Meireles:
Classificando-se que na oração destacada, teremos um/uma:
Objeto direto
Sujeito
Conjunção subordinativa integrante
Pronome relativo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...