Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Em “com os do mundo desenvolvido” (l.6-7), identifica-se elipse da expressão “recursos humanos” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados em:

  • A.

    Chegaram notícias de minha cidade natal e Começo a compreender a atitude de Machado de Assis.

  • B.

    me ponho a folhear estas páginas e velava a seus olhos a mesquinhez.

  • C.

    Cheiram preciosamente a 1910 e tudo isso que o jornal não tem.

  • D.

    nelas se revê o menino daquele tempo e estão numa coleção de jornais velhos.

  • E.

    o menino vai pelas ruas e prova o gosto dos araçás.

A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

No segundo período, o emprego da vírgula antes da conjunção coordenativa “e” justifica-se por separar orações com sujeitos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa na qual as duas afirmativas EQUIVALEM-SE pela classificação sintática de seus termos.

  • A.

    a. O dia da chegada foi inesquecível. b. O desembarque foi surpreendente.

  • B.

    a. O menino jamais vira cenário tão interessante. b. O menino sempre viajava sozinho.

  • C.

    a. Pela primeira vez pôde contemplar uma cidade grande. b. Pela última vez pensou em sua pequena vila gaúcha.

  • D.

    a. Centenas de casas pareciam ocupar todo o espaço. b. Muitas igrejas apontavam suas torres para o espaço.

  • E. a. O menino pisou em terra no lugar mais movimentado da cidade. b. O navio aportou lentamente.

Sabe-se que a inversão dos termos da frase pode ser um empecilho para o entendimento do que se pretende dizer. Isso se comprova em:

  • A.

    A recomendação do médico era clara: o paciente não poderia ingerir comidas gordurosas.

  • B.

    O médico achou prudente que o paciente realizasse os exames antes que este viajasse ao exterior.

  • C.

    Durante a consulta, questionou o paciente o médico em relação aos remédios usados para o tratamento.

  • D.

    Talvez houvesse um jeito de tornar a dieta mais interessante para o paciente, com a inclusão de frutas.

  • E.

    Quando o paciente deu por si, já havia retornado da sala de exames, estava lúcido e sentia-se bem.

Marque, respectivamente, a função sintática dos termosemdestaque no trecho seguinte:

“(...) Tive um amigo QUE até guardava as SACOLAS das roupas de grife QUE comprava. (...)”

  • A.

    Sujeito – objeto direto – objeto direto.

  • B.

    Objeto direto – predicativo do sujeito – aposto.

  • C.

    Objeto direto – complemento nominal – objeto indireto.

  • D.

    Sujeito – objeto direto – sujeito.

  • E.

    Sujeito – objeto direto – objeto indireto.

Aalternativa em que o termo destacado tem a função de adjunto adnominal e não a de predicativo do sujeito é:

  • A.

    “(...) ela estava muito mais VIVA(...)”

  • B.

    “(...) um peixe SOZINHO num tanque era algo muito solitário. (...)”

  • C.

    “(...) a mãe eraBOApara dar ideias. (...)”

  • D.

    “(...) Mas ele estava SOZINHO. (...)”

  • E.

    “(...) Só então notou como estava CANSADO.”

Sem provocar modificações sintáticas, a oração “Enquanto se procuram soluções” admite também a reescrita:

  • A.

    Enquanto soluções eram procuradas.

  • B.

    Enquanto soluções são procuradas.

  • C.

    Enquanto procuram soluções.

  • D.

    Enquanto soluções serão procuradas.

  • E.

    Enquanto procuram as soluções.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em: “Trata-se DE UMA FAÇANHA ÀS AVESSAS...”, que função sintática exerce o termo destacado?

  • A.

    Complemento nominal.

  • B.

    Objeto indireto.

  • C.

    Objeto direto.

  • D.

    Sujeito.

  • E.

    Predicativo.

Para responder as questões seguintes, considere esta estrofe, de Cecília Meireles:

Classificando-se “que” na oração destacada, teremos um/uma:

  • A.

    Objeto direto

  • B.

    Sujeito

  • C.

    Conjunção subordinativa integrante

  • D.

    Pronome relativo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...