Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Analisando-se aspectos sintáticos de frases do texto, é correto afirmar que em

  • A.

    Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vítima as formas verbais sublinhadas têm um mesmo sujeito.

  • B.

    todos se empenhavam no lúcido objetivo comum configura-se um caso de indeterminação do sujeito.

  • C.

    uma tripulação de camelôs anunciava umas bugigangas a voz verbal é ativa, sendo umas bugigangas o objeto direto.

  • D.

    eu já podia recolher a minha aflição não há a possibilidade de transposição para outra voz verbal.

  • E.

    Logo uma estatal, ó céus o elemento sublinhado exerce a função de adjunto adverbial de tempo.

Assinale a opção que apresenta análise correta de aspectos gramaticais do texto.

  • A.

    Na sentença interrogativa “E que é que eu queria?” (R.5), o conector “E” e a expressão “é que” foram empregados como elementos enfáticos.

  • B.

    Na oração “que não via em nenhum” (R.8-9), o pronome “que” refere-se ao termo antecedente “liberdade” e introduz uma explicação que expressa a seguinte generalização: nenhuma obra filosófica lida antes do contato com a obra de Nietzsche tratava do tema liberdade.

  • C.

    Na oração “Entregaram-me a mim mesmo” (l.20), o verbo foi empregado em sua forma pronominal reflexiva, como na frase Os filósofos também se entregam a si mesmos.

  • D.

    A oração subordinada “Refugado o positivismo” (l.1), que estabelece relação de contraste com as demais orações do período, poderia, sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical do texto, ser reescrita da seguinte forma: Embora tenha refugado o positivismo.

  • E.

    Na linha 2, o sinal de dois-pontos foi empregado para isolar a oração “pensar”, que exerce a função de aposto da oração “pus-me a estudar comigo mesmo” (l.1-2).

Com relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A oração iniciada pelo conector “e” (l.14) estaria igualmente correta se fosse reescrita da seguinte forma: bem como não se leva em conta as demais esferas, tais como a religiosa e a artística.

  • B.

    Como o verbo obedecer admite dupla regência, ou seja, seu complemento pode vir ou não introduzido pela preposição a, seria mantida a correção gramatical do texto se, no segmento “obedecem a leis” (l.2-3), fosse empregado acento indicativo de crase no “a”.

  • C.

    A locução “em princípio” (l.3) poderia ser corretamente substituída pela locução a princípio, visto que ambas significam inicialmente.

  • D.

    A oração “que tem nos afetos (...) as grandes coordenadas” (l.7-8), que expressa uma explicação do termo ‘identidade privada’ (l.7), admitiria, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a seguinte reescrita: cujas grandes coordenadas são afetos e emoções associados a amor e sexo.

  • E.

    Mantém o sentido e a correção do texto a seguinte reescritura da oração iniciada pelo conector “onde” (l.9): nos quais normas de comportamento e de pretensões teoricamente afetivas são incompatíveis com as funcionais, neutras, do mundo exterior.

Assinale o termo que, no texto, desempenhe função sintática idêntica à de incompreensibilidade (L. 69).

  • A. a regra (L. 16)
  • B. vão (L. 68)
  • C. cálculo (L. 45)
  • D. Honesto (L. 55)

... onde elas gozam de maior liberdade de escolha ...

A mesma relação entre verbo e complemento, grifados acima, está em:

  • A.

    ... que as diferenças de comportamento entre os sexos eram fruto de educação ou de discriminação.

  • B.

    ... que há diferenças biológicas entre machos e fêmeas.

  • C.

    ... que lidem com pessoas ...

  • D.

    ... e permanecem minoritárias na engenharia.

  • E.

    ... as mulheres seriam mais felizes ...

O termo destacado em: “(...) termos gasto tanto dinheiro na construção DE HOSPITAIS (...)” exerce função sintática de:

  • A.

    complemento nominal.

  • B.

    adjunto adverbial.

  • C.

    objeto indireto.

  • D.

    objeto direto.

  • E.

    predicativo

Leia a oração: “Traduzo os poemas por dever do ofício, mas com uma secreta (...) vontade de inserir ali um grãozinho de realidade.” O sujeito desta oração pode ser classificado como

  • A.

    simples.

  • B.

    composto.

  • C.

    inexistente.

  • D.

    desinencial.

  • E.

    indeterminado.

Mário disse a Pedro: – Vejo que a cisterna está cheia, e a água não está sendo utilizada. Que providências foram tomadas?

Pedro: – Chamou-se um bombeiro para a instalação dos canos.

 O termo em destaque (negrito) é

  • A.

    sujeito

  • B.

    objeto indireto

  • C.

    agente da passiva

  • D.

    objeto direto

  • E.

    predicativo do sujeito

Astrobaldinho, filho de Astrobaldo Ferreira, advogado florianense, maravilhado com a beleza daquelas lagoas existentes nas areias dos Lençóis Maranhense, ainda notou que sua imagem se espelhava nas águas. No texto, a oração assinalada desempenha um papel de natureza

  • A.

    adjetiva.

  • B.

    adverbial temporal.

  • C.

    adverbial causal.

  • D.

    substantiva

  • E.

    adverbial condicional.

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu." (Darcy Ribeiro) Quanto ao trecho NÃO se pode afirmar que:

  • A.

    a oração “alfabetizar as crianças brasileiras” deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo;

  • B.

    apresenta sujeito indeterminado evidenciado pelo uso da partícula “se”, apassivadora do sujeito;

  • C.

    em “Mas os fracassos são minhas vitórias”, tem-se conjunção adversativa;

  • D.

    “Tentei fazer uma universidade séria” - no período, o verbo “tentar” é transitivo direto;

  • E.

    “... os fracassos são minhas vitórias” - no período, o verbo “ser” é de ligação.

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