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Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Os expedientes oficiais destinados a órgãos públicos dizem respeito a assuntos restritos a essa esfera, sendo, portanto, suficiente que sua inteligibilidade fique circunscrita às pessoas inseridas nesse meio.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Uma característica comum ao aviso e à exposição de motivos é o fato de ambos serem remetidos por ministros de Estado.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
O emprego do pronome vós designa respeito pela autoridade a quem se destina a mensagem, por isso o seu emprego é obrigatório nas correspondências oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicações oficiais dirigidas a um ministro de Estado e a um assessor de órgão vinculado a ministério, as formas de tratamento adequadas a esses cargos seriam, respectivamente, Vossa Excelência e Vossa Senhoria; o emprego do vocativo Senhor seguido do cargo respectivo seria adequado em ambos os casos.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
O caráter de urgência de determinados expedientes exime o remetente do cumprimento de certas exigências, como a revisão do texto da correspondência, para o adequado andamento dos processos.
Considerando os exemplos fictícios abaixo, assinale a opção correta a respeito da formatação dos documentos oficiais indicados.
A identificação do expediente e a data devem ser apresentadas na mesma linha, devendo, ainda, ser informada a cidade em que o documento foi assinado.
O último parágrafo do texto deve ser substituído pelo fecho Atenciosamente,.
Para que o endereçamento do referido expediente atenda à normatização da redação oficial, o setor responsável pelo seu encaminhamento deve ser referido por extenso, e não por meio de sigla.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade. Os próximos itens apresentam fragmentos de texto que devem ser julgados certos se, além de estarem gramaticalmente corretos, atenderem aos atributos acima descritos; em caso contrário, devem ser julgados errados.
Servimo-nos do presente para solicitar que o servidor Fulano de Tal transferido para este setor seja designado para estar exercendo a função gratificada de coordenador de administração a partir da data da transferência.
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