Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Deve-se evitar que o nome ou a assinatura do emitente fique em página isolada do documento. Caso isso ocorra, será recomendável transferir ao menos o último parágrafo do texto para a página seguinte.
Com relação às características do padrão ofício, assinale a opção correta.
No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa; no aviso e no ofício, deve-se acrescer o vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Na parte destinada ao campo destinatário do aviso, devem constar o nome, o cargo e o endereço de quem receberá a correspondência.
No ofício e no memorando, todas as páginas devem ser numeradas; no aviso, a numeração deve constar apenas a partir da segunda página.
A numeração dos parágrafos é obrigatória, principalmente nos casos em que os parágrafos estejam organizados em títulos e subtítulos.
Acerca do emprego das formas de tratamento nas redações oficiais, assinale a opção correta.
Recomenda-se o emprego da forma de tratamento doutor sempre que a comunicação oficial for dirigida a bacharéis em direito e em medicina e a autoridades hierarquicamente superiores.
É opcional o uso do tratamento digníssimo (DD), uma vez que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público.
O emprego do superlativo ilustríssimo deve se restringir a documentos enviados a particulares. Nos demais casos, é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.
Em ofício enviado por secretário de estado ao governador do estado, deve-se empregar a forma de tratamento Vossa Excelência e o vocativo Senhor Governador.
Considerando que os trechos apresentados nas opções a seguir componham documentos oficiais produzidos em decorrência da audiência pública para a qual o secretário foi convidado, assinale a opção correta quanto à correção gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial indicada entre parênteses.
Com base nos argumentos apresentados, indefiro a solicitação da conhecidíssima empresa XYZ para estar se instalando no município de Antares e estar realizando a incineração de lixo tóxico adivindo de município vizinho. (Despacho)
Aos onze dias do mês de janeiro do ano de dois mil e treze, às dezesseis horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Antares, realizou-se audiência pública para discutir a incineração, em Antares, de resíduo tóxico proveniente de município vizinho. Estiveram presentes os senhores vereadores, o senhor secretário de meio ambiente do estado e os senhores ambientalistas, estudantes e representantes da empresa XYZ. (Ata)
A incineração de resíduos sólidos, tem-se mostrado uma alternativa sustentável para a gestão do lixo. Ela é amplamente utilizada em países de primeiro mundo da Europa, onde são praticados em níveis diferentes. A França, por exemplo, tem um parque de quase 150 insineradores, cuja a gerência é feita pelo setor privado. (Relatório)
Tendo em vista os prejuízos que serão causados ao meio ambiente e à população do município de Antares, nosso posicionamento é contrário à incineração de resíduos tóxicos nesse munícipio. A recomendação é que sejam criadas cooperativas de catadores de lixo a fim de incentivar a reciclagem e a coleta seletiva solidária. (Declaração)
Ainda com relação ao texto apresentado, assinale a opção correta, considerando as características das comunicações oficiais.
Justifica-se o uso do vocativo Excelentíssimo Senhor Secretário por se tratar de documento dirigido à autoridade máxima de órgão da administração pública estadual.
No documento apresentado, são respeitadas as regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa, uma das exigências relativas à linguagem empregada nas comunicações oficiais.
O emprego da forma de tratamento Vossa Excelência para se dirigir ao secretário de estado de governo está inadequado, pois apenas os chefes dos poderes podem ser tratados dessa forma.
O fecho Cordialmente deveria ser substituído por Atenciosamente.
Com base no documento apresentado e nos conceitos de redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
O convite ao secretário deveria ter sido encaminhado por memorando, principal tipo de documento utilizado atualmente pela administração pública, por seu baixo custo e celeridade.
Por se tratar de uma comunicação entre poderes, o presidente da Câmara de Vereadores deve encaminhar, anexa ao ofício, uma exposição de motivos com o resumo da audiência pública e com uma justificativa detalhada da necessidade da presença do secretário na reunião.
Dada sua finalidade, a mensagem também poderia ter sido utilizada pelo presidente da câmara dos vereadores para convidar o secretário de estado para a reunião.
O conteúdo do documento acima está adequado para um ofício, já que se trata de comunicação oficial entre diferentes órgãos da administração pública.
O segmento Contando (...) despedimo-nos, no segundo parágrafo, é exemplo de fecho recomendado para correspondências oficiais.
O texto contraria as regras da escrita formal padrão no que se refere à estrutura sintática e à pontuação.
O texto é inadequado, por não atender aos requisitos de clareza, objetividade e concisão exigidos para a redação de expedientes oficiais.
Trata-se de texto formal, impessoal, claro e coeso, conforme as regras para redação de correspondências oficiais.
O texto caracteriza-se pela objetividade e impessoalidade.
No que se refere ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego de
Renovo protestos da mais alta estima e consideração para qualquer destinatário.
Venho apresentar meus protestos de admiração e solidariedade para destinatários superiores.
Humildemente para destinatários de hierarquia superior.
Respeitosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia superior.
Atenciosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
Considerando que a expressão Fulano de Tal corresponda ao cargo ocupado pelo destinatário, assinale a opção que apresenta o vocativo correto a ser empregado nas comunicações dirigidas às autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria.
Senhor Fulano de Tal
Doutor Fulano de Tal
Digníssimo Senhor Fulano de Tal
Ilustríssimo Senhor Fulano de Tal
Eminentíssimo Senhor Fulano de Tal
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicações dirigidas ao
diretor do Departamento de Pessoal do Senado Federal.
vice-presidente da República.
ministro da Justiça.
procurador- geral da República.
presidente do Tribunal de Contas da União.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...