Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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Sobre a pontuação do texto, são feitas as seguintes afirmações:

I. Os parênteses das linhas 17 e 18 podem ser substituídos por travessões sem causar incorreção ao período em que ocorrem.

II. O travessão da linha 07 pode ser substituído por ponto de exclamação.

III. Sem considerar o uso de maiúsculas e minúsculas, o ponto final da linha 20 pode ser substituído por ponto e vírgula.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Em “Por que não usar mais as bicicletas para ir e voltar do trabalho?”, o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para

  • A.

    denotar surpresa.

  • B.

    dar uma explicação.

  • C.

    dar uma pausa na fala.

  • D.

    finalizar uma declaração.

  • E.

    realizar um questionamento.

Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A.

    É incrível imaginar que, em um simples celular, uma pessoa, possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes embora ainda não seja possível, baixar alguns arquivos mais “pesados”.

  • B.

    É incrível imaginar que, em um, simples celular, uma pessoa possa levar consigo, arquivos de músicas, ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais “pesados”.

  • C.

    É incrível imaginar que em um, simples celular, uma pessoa possa, levar consigo, arquivos de músicas ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais “pesados”.

  • D.

    É incrível imaginar que, em um simples, celular, uma pessoa possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes embora ainda, não seja possível baixar, alguns arquivos mais “pesados”.

  • E.

    É incrível imaginar que, em um simples celular, uma pessoa possa levar consigo arquivos de músicas ou de filmes, embora ainda não seja possível baixar alguns arquivos mais “pesados”.

Releia o seguinte trecho do primeiro parágrafo do texto:

Há umas poucas décadas, jornalistas brasileiros tomaram conhecimento, muito surpresos, de que estávamos às voltas com um problema novo, importado do Oriente em cascos de navios que chegavam a nossos portos: a invasão do mexilhão dourado, que entrara pelo Porto de Rio Grande, subira pelo Rio Paraná e, mesmo combatido, migrou para o Pantanal, continuou rumo ao norte e chegou à Amazônia.

Considerando o contexto do trecho em que aparecem, segundo as regras de pontuação e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que os dois pontos (:) são utilizados para introduzir

  • A.

    uma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.

  • B.

    uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.

  • C.

    uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.

  • D.

    uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.

  • E.

    um esclarecimento, uma explicação para o que foi dito anteriormente.

O uso da vírgula em “‘Tem muito computador por aí com informação que vale muito mais do que uma cesta básica’, diz Opice Blum.” (2º§) justifica-se por

  • A.

    separar um vocativo.

  • B.

    separar um adjunto adverbial anteposto.

  • C.

    acrescentar oração justaposta para registro de ato de fala.

  • D.

    antecipar um termo que será retomado por um pronome.

  • E.

    separar um adjunto adverbial na sua ordem natural para realçá-lo.

A pontuação está correta em:

  • A.

    As pessoas na época atual, evidenciam a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros, e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?

  • B.

    As pessoas, na época atual evidenciam, a falta de educação, falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou.

  • C.

    As pessoas, na época atual evidenciam, a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?

  • D.

    As pessoas, na época atual, evidenciam a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?

  • E.

    As pessoas, na época atual, evidenciam a falta de educação; falam, em altos brados, xingam, incomodam os outros, e não mantêm a discrição. O respeito, pelo próximo acabou?

Considere as seguintes afirmativas:

I. Em “Com o que se joga fora de material (do mais bruto ao mais sofisticado), o Brasil poderia construir todos os estádios...” (4º§), os parênteses foram utilizados para enfatizar o significado de um termo subsequente.

II. Participou da constituição morfológica dos adjetivos “imbatíveis”, “indecentes” e “inesgotáveis” um prefixo de valor negativo.

III. Em “... pobre, contudo, arranca uma lasca imensa do queijo.” (2º§), a palavra grifada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por “portanto”.

IV.Na passagem “... poder-se-ia alimentar muito mais do que a população do Haiti.” (2º§), ocorre um caso de mesóclise, uma vez que o verbo encontra-se flexionado no futuro do pretérito e o pronome fica intercalado ao verbo.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

A respeito do uso de sinais de pontuação logo após o texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O contexto permite inferir que, no título, o destaque empregado na palavra “dragão” indica que esse termo foi tomado emprestado de outro contexto linguístico, ou seja, de outra área de conhecimento.

  • B.

    A correção gramatical do texto seria mantida, caso se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “pesquisadores” (l.1).

  • C.

    Na linha 3, a vírgula empregada entre “Conde Drácula” e “na Romênia” poderia ser retirada sem prejuízo para os sentidos e a sintaxe do texto.

  • D.

    O sinal de dois-pontos poderia substituir corretamente o ponto no final do primeiro parágrafo.

  • E.

    Os travessões empregados no trecho “— Esse achado adiciona mais uma peça ao quebra-cabeça da história evolutiva —, destaca Kellner” (l.13-14) poderiam ser substituídos por aspas, o que manteria a correção gramatical desse trecho.

O sinal de dois-pontos empregado na linha 3 introduz

  • A.

    um comentário que reproduz o senso comum dominante.

  • B.

    uma opinião pessoal do autor do texto.

  • C.

    a transcrição de fala de personagem citado no texto.

  • D.

    uma frase de efeito.

  • E.

    um trecho que encerra explicação de termo anterior.

Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Reavivadas no autor, as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo a um mundo de paixões adormecidas.

  • B.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam, enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • C.

    Reavivadas, no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

  • D.

    Reavivadas no autor as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava, a papelada que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo: a outros tempos; diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • E.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

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