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O uso de aspas indica transcrição de citações nos 2º e 4º parágrafos que conferem ao texto
exposição de ideias excludentes, ainda que de acordo com o conteúdo textual.
um caráter subjetivo em que prevalece a opinião dos especialistas sobre os fatos comprovados.
maior credibilidade, considerando que constituem argumento de autoridade pertinente ao texto.
característica de texto científico, já que indicam o uso de uma linguagem técnica, específica da área do conhecimento referente ao assunto exposto.
acréscimo de informações que apenas confirmam o exposto anteriormente, podendo ser retiradas sem que haja qualquer prejuízo ou alteração do conteúdo apresentado.
Em relação ao uso de pontuação no texto, afirma-se que:
I. O ponto da linha 01 poderia ser substituído por uma vírgula, fazendo-se as alterações quanto ao uso de letra minúscula, sem provocar incorreção ao texto.
II. As duas vírgulas da linha 02 justificam-se pelo mesmo motivo.
III. A segunda vírgula da linha 07 e a vírgula da linha 08 isolam um segmento oracional.
IV. Na linha 24, a supressão da vírgula não promoveria qualquer incorreção.
Quais estão corretas?
Apenas I e IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Atente para o que se afirma abaixo.
I. No segmento − pedaços de hip-hop vazando dos fones de ouvido de adolescentes no metrô, o sinal do celular de um advogado tocando a Ode à alegria, de Beethoven −, mas ... (primeiro parágrafo), a vírgula colocada imediatamente antes de mas poderia ser suprimida, sem prejuízo para a correção.
II. ... existe gente que avalia o que a gravação fez em favor e desfavor da arte da música. (pessoas) Substituindo-se o elemento em destaque pelo que se encontra entre parênteses, o resultado correto será: existe pessoas que avaliam o que a gravação fez em favor e desfavor da arte da música.
III. Desde que Edison inventou o cilindro fonográfico, em 1877, existe gente ... A vírgula colocada imediatamente após fonográfico poderia ser suprimida, sem prejuízo para a correção.
Está correto o que se afirma APENAS em
III.
II.
I e III.
I e II.
II e III.
Atente para as afirmações abaixo sobre pontuação.
I. Em a astronomia é uma das ciências que custam mais caro (1º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo ciências, sem prejuízo para o sentido e a correção.
II. Em Bem poderíamos lhes falar da navegação, cuja importância ninguém ignora ... (2º parágrafo), a retirada da vírgula implicaria prejuízo para o sentido original.
III. Em Mas o que eu gostaria de mostrar, antes de tudo, é a que ponto a astronomia ... (último parágrafo), as vírgulas poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.
Está correto o que se afirma em
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas linguísticas do texto.
O sentido original do texto seria alterado caso se inserisse uma vírgula imediatamente após a palavra policial (l.24).
De acordo com as regras de pontuação da Língua Portuguesa, um dos empregos da vírgula é a separação do adjunto adverbial antecipado na estrutura da oração.
O trecho que exemplifica esse tipo de uso é:É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. (l. 5-7)
Com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, aquelas certezas inquestionáveis passaram a segundo plano, (l. 18-20)
Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável. (l. 21-23)
essas mudanças não se deram do dia para a noite, nem tampouco se impuseram à maioria da sociedade. (l. 27-29)
Ocorre, porém, que essa certeza pode induzir a outros erros: o de achar que quem defende determinados valores estabelecidos está indiscutivelmente errado. (l. 45-48)
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Na linha 5, o vocábulo porquanto, que liga orações coordenadas, pode ser substituído por conquanto, sem prejuízo para a correção gramatical ou para a ocorrência textual.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No texto, a expressão pequenos e grandes (l.20) não se refere a tamanho, podendo ser interpretada como equivalente à expressão adultos e jovens (l.1), ou seja, em referência a faixas etárias.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em a menos que haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo, pois as pessoas viajam, inclusive para se submeterem a intervenções cirúrgicas o termo em destaque estabelece entre as orações circunstância de
explicação.
concessão.
comparação.
condição.
proporção.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, referentes ao texto acima.
O emprego do acento em Uberlândia e água justifica-se com base na mesma regra ortográfica.{TITLE}
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