Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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Mantendo-se o sentido e a correção, a frase Confiar, desconfiando ganha desenvolvimento e explicitação e

  • A.

    Quem confia acaba por estar desconfiando.

  • B.

    Somente quem desconfia é capaz de confiar.

  • C.

    A desconfiança, embora incompatível, faz confiar.

  • D.

    Não dispense a desconfiança quem se ponha a confiar.

  • E.

    Ainda quando se desconfie, mais vale a pena se confiar.

Considerando-se o contexto, está clara e corretamente traduzido o sentido deste segmento:

  • A.

    permitindo que a prudência nos imobilize (2º parágrafo) = estacando o avanço da cautela.

  • B.

    a sabedoria popular também hesita, e se contradiz (3º parágrafo) = a proverbial sabedoria também se furta aos paradoxos

  • C.

    o confiante se vê malogrado (3º parágrafo) = deixase frustrar quem não ousa.

  • D.

    pés chumbados no chão da cautela temerosa (3º parágrafo) = imobilizado pela prudência receosa.

  • E.

    orientação conciliatória (4º parágrafo) = paradigma incontestável.

 

Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.

As formas verbais “tem” (l.13) e “incide” (l.14) estão flexionadas no singular porque concordam com o termo “redução massiva” ( l.13).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas linguísticas apresentas no texto acima.

Nas linhas 18 e 19, os pronomes possessivos “suas” e “seus” referem-se ao antecedente “mulheres” (l.17).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias do texto ao lado — de Paulo Henrique Souto Ribeiro — e às estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os próximos itens.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso o trecho “Nesse caso (...) a loja” (l.8-9) fosse reescrito da seguinte forma: Nesse caso, são necessários enviar os dados pessoais do comprador e também o número do cartão de crédito à loja.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

A substituição da expressão “em qual” (l.5) por que preservaria a correção da estrutura sintática do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às estruturas linguísticas do texto.

O trecho “O estudo (...) criminosos” (l.11-14) poderia, sem prejuízo gramatical ou dos sentidos do texto, ser reescrito da seguinte forma: Com a prosperidade da economia brasileira e a crescente aquisição de computadores e celulares, o estudo revela que o Brasil tem se mostrado um importante alvo para os criminosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às estruturas linguísticas do texto.

O sentido original e a correção gramatical do texto seriam mantidos, caso a expressão “Mesmo com os” (l.1) fosse substituída por A despeito dos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As raízes da área, porém, remontam ao período dos romanos.

Respeitando-se a correção, a clareza e, em linhas gerais, o sentido original, a frase acima pode ser reescrita do seguinte modo:

  • A.

    Contudo, as origens da região remontam à época dos romanos.

  • B.

    Contudo, para chegar as origens da região recua-se a época dos romanos.

  • C.

    A região, cuja origem, remonta contudo, até à época dos romanos.

  • D.

    As origens da região, contudo, encontra-se na época dos romanos.

  • E.

    Remonta-se, a época dos romanos, contudo, para chegar às origens da região.

Atente para as frases transcritas abaixo.

I. Nesse dia, começa um novo ciclo de 400 anos ... (os 400 anos de um novo ciclo)

II. ... que haja um calendário como o da biblioteca de Dresden ... (calendários como o da biblioteca de Dresden)

III. Somente cem anos depois, descobriu-se que o documento ... (as 39 folhas do documento)

IV. No meio do recinto, repousa o maior tesouro ... (as 39 folhas do calendário maia)

Considerada a substituição dos segmentos grifados pelos que estão entre parênteses ao final de cada uma das transcrições, somente deverão manter-se no singular os verbos das frases

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

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