Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em: “[...] provocou um escândalo tão grande que os seios do anúncio tiveram que ser logo cobertos com um soutien.” (parágrafo 4), a segunda oração exprime:

  • A. condição.
  • B. concessão.
  • C. causa.
  • D. consequência.
  • E. modo.

Mantém-se o sentido fundamental de: “[...] não tanto pela dissolução moral [...], e sim pelo surgimento de novos núcleos afetivos.” (parágrafo 5) com a seguinte redação:

  • A. pela dissolução moral […], tanto quanto pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • B. tanto pela dissolução moral [...], como pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • C. em parte pela dissolução moral [...], mas sobretudo pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • D. não só pela dissolução moral [...], mas também pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • E. não pela dissolução moral [...], senão pelo surgimento de novos núcleos afetivos.

Há identidade de valor significativo entre os prefixos usados na formação das palavras relacionadas em:

  • A. RETROcessos (parágrafo 10) / REfluir.
  • B. DESconstrução (parágrafo 3) / DISseminar.
  • C. PÓS-moderno (parágrafo 3) / PREdestinação.
  • D. INTERplanetárias (parágrafo 7) / INTRAmuscular.
  • E. ANTIconcepcional (parágrafo 7) /ANTEbraço.

Consideradas as normas vigentes, a mudança de pontuação INACEITÁVEL em relação ao último parágrafo do texto é aquela que se acha proposta na seguinte alternativa:

  • A. trocar por travessões as vírgulas que isolam a sequência de nomes introduzida por COMO.
  • B. marcar com vírgula a pausa facultativa entre o sujeito A ESPERANÇA e a forma verbal É.
  • C. empregar (seguido de minúscula) o sinal de dois-pontosemvez de ponto, depois de SÍFILIS.
  • D. usar reticências entre DERROTADO e PELA SÍFILIS, para gerar expectativa e surpresa.
  • E. enfatizar o advérbio APENAS, grafando-o entre vírgulas.

A alternativa em que a proposta de substituição da forma ou formas verbais usadas no texto mantém-se em consonância com a norma de concordância prescrita pela gramática é a seguinte:

  • A. “[...] mas a que FEZ o homem e a mulher do século XX mudarem seu estilo de vida e seu modo de estar no mundo [...]” (parágrafo 1) / fizeram.
  • B. “[...] transformaram suas concepções de família, suas relações afetivas, a maneira de se VESTIR, de FAZER sexo [...]” (parágrafo 3) / vestirem, fazerem.
  • C. “[...] com a mulher desempenhando apenas o papel de PROCRIAR e OBEDECER [...]” (parágrafo 5) / procriarem, obedecerem.
  • D. “[...] de que ao lado das descobertas espetaculares que MUDARAM a cabeça do século XX[...]” (parágrafo 7) / mudou.
  • E. “[...] HOUVE muitos achados minúsculos, como a pílula anticoncepcional, e outros [...]” (parágrafo 7) / houveram.

A substituição do complemento verbal em destaque por um pronome átono ocasiona ERRO de regência verbal em:

  • A. “[...] a que reformou A VELHA ORDEM MORAL [...]” (parágrafo 2) / a reformou.
  • B. “[...] o homem e principalmente a mulher […] transformaram SUAS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA[...]” (parágrafo 3) / transformaram-nas.
  • C. “[...] por ter praticado SODOMIA com a esposa.” (parágrafo 4) / tê-la praticado.
  • D. “[...] em que os membros eram submetidos AO PODER CENTRAL DO CHEFE [...]” (parágrafo 5) / lhe eram submetidos.
  • E. “[...] aprimorando A PLÁSTICA E AS FUNÇÕES CORPORA I S [ . . . ] ” ( p a r á g r a f o 8 ) / aprimorando-lhes.

Consideradas as normas de colocação pronominal, pode-se fazer a ênclise do pronome átono SEem:

  • A. “[...] quando se escrever a história definitiva deste século [...]” (parágrafo 2)
  • B. “Esse processo de liberação se acelerou a partir da segunda metade do século [...]” (parágrafo 4)
  • C. “[...] como se temia [...]” (parágrafo 5)
  • D. “ [ . . . ] onde se t ravaram as batalhas compor tamentais mais signi f icat ivas. ” (parágrafo 8)
  • E. “Mas o comportamento não se destacou apenas pelos avanços.” (parágrafo 9)

Flexionam-se em número como CIDADÃO – “[...] um CIDADÃO cumpriu três anos de cadeia [...]” (parágrafo 4) – ambos os substantivos relacionados na alternativa:

  • A. escrivão – órfão.
  • B. acórdão – tabelião.
  • C. sacristão – alemão.
  • D. cristão – pagão.
  • E. corrimão – limão.

Com base nas informações do texto e na relação de sentido entre as partes que o constituem, assinale a alternativa correta.

  • A. O objetivo da oficina de trabalho era identificar os aspectos que dificultam a ampliação da política industrial da Amazônia.
  • B. A fim de alcançar o objetivo principal da oficina de trabalho, a equipe técnica definiu os critérios para o desenvolvimento industrial da Amazônia.
  • C. As especificidades e tendências econômicas de cada Estado que pertence à Amazônia dificultam, segundo a maioria dos participantes da oficina de trabalho, a atividade industrial na região.
  • D. No último parágrafo, a expressão “todas as contribuições apresentadas na oficina” (linhas 20 e 21) faz referência, especialmente, ao que foi declarado pelo representante da Fiepa no segundo parágrafo.
  • E. A oficina de trabalho, que se encerrou, será retomada no mês de setembro do mesmo ano em que foi realizada.

Assinale a alternativa que, em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, reproduz integralmente o sentido do período “Durante dois dias, equipe técnica e convidados discutiram os gargalos que dificultam o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, bem como os setores com potencial de desenvolvê-la.”(linhas 4 a 7).

  • A. Equipe técnica e convidados discutiram, durante dois dias, os gargalos que não só dificultam o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, como também os setores com potencial de desenvolvê-la.
  • B. Equipe técnica e convidados, durante dois dias, discutiram os gargalos os quais não somente dificultam o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, mas os setores com potencial de desenvolvê-la.
  • C. Equipe técnica e convidados discutiram, durante dois dias, os gargalos que torna difícil o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia e também que dificulta os setores com potencial de desenvolvê-la.
  • D. Durante dois dias, equipe técnica e convidados discutiram gargalos os quais dificultam que a atividade industrial na Amazônia se desenvolva e os setores com potencial de desenvolvimento.
  • E. Durante dois dias, equipe técnica e convidados debateram acerca dos gargalos que não só dificultam o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, mas também dos setores com potencial de desenvolvê-la.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...