Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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A substituição do verbo em destaque por qualquer dos sinônimos indicados altera fundamentalmente o sentido do enunciado em:

  • A. não é ocioso ADVERTIR / observar, notar
  • B. não IMPLICA necessariamente igual domínio da língua / pressupõe, subentende
  • C. é errôneo PRESUMIR / crer, supor
  • D. não apenas VEICULEM ideias ou sentimentos / transmitam, difundam
  • E. mas REFLITAM também a própria atitude mental / ponderem, pensem

A reescrita que altera o sentido da primeira oração de: “[...] se assim fosse, os que se dedicam ao passatempo das palavras-cruzadas e os autores de dicionários seriam forçosamente grandes escritores ou oradores [...]” é a seguinte:

  • A. caso assim fosse
  • B. assim sendo
  • C. supondo que assim fosse
  • D. a ser assim
  • E. fosse assim

O trecho a seguir é parte de texto publicado no Portal da Saúde do SUS. Leia-o atentamente e responda a questão proposta:

“DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE”

Elaborada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestora Tripartite, a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde se baseia nos seis princípios básicos de cidadania. (…)

De acordo com o primeiro princípio da carta, todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado ao sistema de saúde. Assim, fica garantido aos usuários a facilidade de acesso aos postos de saúde, especialmente aos portadores de deiciência, gestantes e idosos.

O segundo e terceiro princípios do documento esclarecem ao cidadão sobre o direito a um tratamento adequado para seu problema de saúde. Também faz referência à necessidade de um atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação (preconceito de raça, cor, idade ou orientação sexual, estado de saúde ou nível social). (…)”.

Sobre os trechos sublinhados é correto afirmar que:

  • A. As duas expressões destacadas estão corretamente utilizadas.
  • B. Na primeira expressão sublinhada, há falha de concordância, uma vez que a garantia assegurada refere-se ao termo facilidade, que é substantivo feminino. Portanto, o uso correto da locução é: “Assim, fica garantida aos usuários a facilidade de acesso…”. Na segunda expressão assinalada também há falha. O verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é transitivo direto e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.
  • C. Na primeira expressão sublinhada, há falha de concordância, uma vez que a garantia assegurada refere-se ao termo facilidade, que é substantivo feminino. Portanto, o uso correto da locução é: “Assim, fica garantida aos usuários a facilidade de acesso…”. A segunda expressão assinalada está corretamente empregada.
  • D. A primeira expressão sublinhada está corretamente utilizada. Já a segunda apresenta falha, uma vez que o verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é transitivo direto e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.
  • E. A primeira expressão sublinhada está corretamente utilizada. Já a segunda apresenta falha, uma vez que o verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é intransitivo e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.

O texto adiante é uma adaptação de parte de notícia publicada, em 10 de maio de 2013, no portal eletrônico do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Depois de lê-lo, responda a questão proposta:

INAUGURADO CENTRO DE PESqUISA Em ENfERmAGEm NA UNIvERSIDADE fEDERAL DE SANTA CATARINA

No dia 10 de maio de 2013, às 11h, durante a realização das atividades alusivas à 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Ciências da Saúde e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, brindaram a Enfermagem Brasileira com a inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia de Cuidado em Enfermagem e Saúde (Cepetec).

Considerando as normas gramaticais vigentes quanto ao emprego dos sinais de pontuação, podemos considerar que o uso da vírgula em seguida ao termo Santa Catarina, sublinhado no texto:

  • A. É correto, uma vez que separa apropriadamente o sujeito composto pelos termos “o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Ciências da Saúde e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina” do verbo brindaram, que inicia o predicado do período.
  • B. É facultativo.
  • C. É incorreto, porque substitui indevidamente o ponto-e-vírgula, este sim o sinal adequado a ser empregado neste caso.
  • D. É correto, porque o verbo brindar admite o uso da vírgula.
  • E. É incorreto, uma vez que separa indevidamente o sujeito composto pelos termos “o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Ciências da Saúde e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina” do verbo brindaram, que inicia o predicado do período.

O texto adiante é reprodução do parágrafo inicial da Introdução do BALANÇO DE ATIVIDADES do primeiro ano de funcionamento da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, criada pela Lei Federal Nº 12528/2011.

“A partir de sua instalação em 16 de maio de 2012, a Comissão Nacional da Verdade deiniu três formas básicas de atuação para o desempenho de seu mandato e para atender as expectativas dos sobreviventes e familiares dos mortos e desaparecidos e da sociedade brasileira. A primeira linha deinida foi a pesquisa necessária para esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período de 1946 a 1988 e promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior, com especial atenção aos fatos decorrentes do regime instalado pelo Golpe de Estado de 1964.”

Assinale qual das alternativas adiante relaciona, EXCLUSIVAMENTE, características exigidas para a redação oicial, todas presentes no texto da questão:

  • A. Estilo, criatividade, objetividade, capacidade argumentativa, organização frasal, concisão.
  • B. Flexibilidade estilística, uso livre dos pronomes de tratamento, legibilidade, transparência semântica.
  • C. Impessoalidade, uso do padrão culto de estilo, clareza, concisão, formalidade e criatividade.
  • D. Impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
  • E. Impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e competência argumentativa.

Leia o trecho abaixo, que reproduz o item 1 das Diretrizes Gerais do Plano Diretor UFRJ 2020 (PD UFRJ-2020), aprovado pelo Conselho Universitário da instituição em 05 de novembro de 2009, e responda a questão proposta:

“1. O PD UFRJ-2020 é expressão e projeção, no tempo e no espaço, de uma vontade coletiva, democraticamente construída, de fazer (1) da UFRJ uma universidade contemporânea de seu próprio tempo, consciente dos desaios que lhe são lançados pelo desenvolvimento cientíico e tecnológico, assim como por uma sociedade que traz (2) as marcas tanto da condição periférica à globalização, quanto de perversas e inaceitáveis desigualdades e injustiças. Não queremos (3) apenas uma universidade de qualidade e democrática, nem apenas que ela seja aberta a setores mais amplos de nossa juventude; queremos também uma universidade engajada na construção de um projeto de país que contemple a autonomia cientíico-técnica, a justiça social e a responsabilidade ambiental.”

Assinale qual das alternativas adiante apresenta corretamente a lexão das formas verbais sublinhadas e numeradas:

  • A. (1) Particípio. (2) 3ª pessoa do singular, do presente do subjuntivo. (3) 1ª pessoa do plural, do pretérito imperfeito do indicativo.
  • B. (1) Particípio. (2) 3ª pessoa do singular, do presente do indicativo. (3) 1ª pessoa do plural, do presente do indicativo.
  • C. (1) Ininitivo. (2) 3ª pessoa do singular, do presente do indicativo. (3) 1ª pessoa do plural, do presente do indicativo.
  • D. (1) Gerúndio. (2) 3ª pessoa do singular, do presente do subjuntivo. (3) 1ª pessoa do plural, do presente do subjuntivo.
  • E. (1) Ininitivo. (2) 3ª pessoa do singular, do presente do subjuntivo. (3) 1ª pessoa do plural, do pretérito imperfeito do indicativo.

O texto adiante é um fragmento do romance autobiográico Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda a questão proposta.

“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.” Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página inal da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

- Mocinha, quem é Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.

- Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu iquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”

Relativamente às formas e à colocação de pronomes, podemos airmar corretamente que:

  • A. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de ênclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do subjuntivo.
  • B. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de mesóclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do indicativo.
  • C. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo reto te em posição de mesóclise na forma verbal ter, conjugada no futuro mais que perfeito do indicativo.
  • D. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de próclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do indicativo.
  • E. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição proclítica na forma verbal ter, conjugada no futuro do pretérito do indicativo.

Conforme destacado no Manual de Redação da Presidência da República, “Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.”.

Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que está em DESACORDO com as normas e orientações vigentes para a redação de textos oficiais.

  • A. Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que diiculte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.
  • B. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
  • C. Ainda que a redação oficial deva ser isenta da interferência da individualidade que a elabora; em certos casos específicos, é cabível o uso de impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
  • D. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.
  • E. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.

Leia o texto

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 3 – 4 – 2 – 5
  • B. 1 – 3 – 5 – 2 – 4
  • C. 2 – 1 – 4 – 5 – 3
  • D. 5 – 1 – 2 – 3 – 4
  • E. 5 – 3 – 1 – 2 – 4

Nas duas orações de cada item, analise o valor semântico da conjunção destacada, colocado entre parênteses.

1. • Se precisar que eu te ajude, venha até aqui. (condição)

• A não ser que me seja exigido, não participarei das comemorações. (condição)

2. • Organize as informações segundo a proposta do departamento! (conformidade de um fato em relação a outro)

• Quanto mais gritava menos era ouvido. (proporção)

3. • O ambiente ficou gelado depois que o sol se pôs. (tempo)

• A discussão teve início assim que o projeto foi aprovado. (causa)

4. • Como a profissão não interessava, não participou do certame. (causa)

• Eu não abro mão dos meus sonhos mesmo que os desafios aumentem. (causa)

5. • Esmerou-se tanto na tarefa que recebeu honra ao mérito. (consequência)

• Faça um sinal para que os funcionários entrem na sala no horário adequado. (tempo)

Estão corretas as análises das duas orações apenas em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 4 e 5.
  • D. 1, 2 e 3.
  • E. 3, 4 e 5.
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