Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Está correta a seguinte redação:

  • A.

    Embora, na condição de ser consciente, o homem devesse tomar as rédeas de sua vida, o que ocorre é a transmutação de sua atividade vital em um meio para a busca da subsistência.

  • B.

    Pela alienação do trabalho, o indivíduo perde a caracteristica de agente ativo face a natureza e o mundo humanamente instituído.

  • C.

    Essa modalidade de trabalho não é somente uma multilação intelectual e moral, mas também um obstáculo no ato de criação humana, no desenvolvimento e na consciência do indivíduo.

  • D.

    A propósito, quando utilizamos os termos “trabalho livre”, “trabalho escravo” e “trabalho”, será preciso estar atento na conjuntura histórica e nos sentidos que cada pensador atribui-lhes.

  • E.

    Esse trabalho, como categoria da economia política, é um impecílio para a realização das potencialidades humanas, obrigando o trabalhador a restringir seus horizontes aos afazeres que o permitem continuar existindo.

Considerado o contexto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O segmento na qual (linha 5) tem como referência inequívoca [...] a espécie humana.

  • B.

    No fragmento certo mundo (linha 15), o item destacado tem seu sentido definido também por meio de sua posição relativa ao substantivo, como o atesta a comparação com "mundo certo".

  • C.

    Em como o seria (linha 4), o elemento em destaque recupera a expressão feminina atividade, correspondendo, portanto, do ponto de vista do gênero, a um uso equivocado.

  • D.

    A flexão de Não se trata de uma atividade determinada (linha 3) para o plural resultaria em “Não se tratam de atividades determinadas.”

  • E.

    O trecho é o que permite ao homem construir seu mundo (linhas 17 e 18) está corretamente reescrito assim: “é o que o permite construí-lo”.

Considerados a segunda frase do texto e a norma padrão escrita, afirma-se com correção:

  • A.

    é legítima a flexão de plural encontrada em os pró.

  • B.

    no contexto em que está empregada, a forma neles pode ser substituída por "nela", sem que haja qualquer alteração do sentido original.

  • C.

    em neles incluso, não há inadequação alguma.

  • D.

    há equívoco no que se refere à grafia da palavra quiseram.

  • E.

    a forma verbal virem, empregada em lugar de "verem", constitui equívoco.

É procedente afirmar que, na primeira frase do texto,

  • A.

    a forma de os afilhados saberem não é condizente com a norma padrão escrita, que preconiza unicamente a forma "dos afilhados saberem".

  • B.

    a palavra litígio está inadequadamente grafada, pois a forma correta é "letígio".

  • C.

    a sequência depois de viver a intensa experiência do coma apresenta equívoco quanto ao gênero do substantivo coma.

  • D.

    há equívoco quanto ao emprego da forma verbal reteram, pois a forma correta é "retiveram".

  • E.

    há equívoco na grafia da palavra reivindicar, pois a forma correta é "reinvindicar".

A alternativa em que segmento do texto está associado à formulação que respeita a norma padrão escrita é:

  • A.

    um sistema no qual o acesso legítimo a posições de autoridade pública se dá mediante eleições periódicas / um sistema no qual os acessos legítimos a posições de autoridade pública se dá mediante eleições periódicas.

  • B.

    graças a restrições constitucionais / em virtude a restrições constitucionais.

  • C.

    faz referência à democracia tal como a conhecemos na realidade histórica / faz referência à qualquer partido dentre os mais conservadores, tais como os conhecemos na realidade histórica.

  • D.

    não a doutrinas concernentes a sociedades ideais / não a doutrinas que, na realidade, concerne a sociedades ideais.

  • E.

    fato comum na América Latina / fato comum à América Latina.

Por apresentar falha estrutural de construção, a seguinte frase deve ser reelaborada:

  • A.

    Ao afirmar que “primitivas” incorporaram as aspas para sempre, o autor do texto lembra que, a partir de Lévi- Strauss, tornou-se impróprio classificar qualquer cultura como primitiva.

  • B.

    Lévi-Strauss considerou imprópria a atribuição da qualidade de “primitivas” àquelas culturas, razão pela qual até hoje recorremos às aspas.

  • C.

    Poucos antropólogos empregarão a expressão sociedades primitivas sem recorrerem às aspas, que chamam a atenção para o que há de impróprio nessa qualificação.

  • D.

    Apesar do que sempre se considerou como sociedades primitivas, o emprego das aspas indica tal relativização de valores culturais a partir de Lévi-Strauss.

  • E.

    Além de outras funções, as aspas podem assumir, como no caso do presente texto, a de indicar que se está utilizando de modo impróprio o termo demarcado.

Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A.

    O poeta Ferreira Gullar, sendo inclusive um militante político, deixou em seu poema a convicção de que a hipótese da ar te vencer tais divisões é verdadeira.

  • B.

    O poeta Ferreira Gullar, também um militante político, considerou a hipótese de que a arte concilie os antagonismos que frequentemente vivenciamos.

  • C.

    As contradições pessoais e sociais, que o poeta e militante Ferreira Gullar instaura, são comuns também em nós que as abrigamos via de regra.

  • D.

    Por sermos intimamente antagônicos, prova-nos o poeta e militante político Ferreira Gullar que se traduz o que há de inconciliável na arte de sermos nós mesmos.

  • E.

    Militante político e poeta, Ferreira Gullar expõe que a tradução de uma parte é possível na outra, desde que se espelhem conforme o critério de serem traduzidas.

Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio www.dominiopublico.gov.br, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto.

  • A.

    Adicionalmente, o Portal Domínio Público, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais.

  • B.

    Essa discussão pretende estimular a reflexão sobre o tema da titularidade de modo que a preservação de certos direitos incentivem outros usos, e haja uma adequação aos novos paradigmas da mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

  • C.

    O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004, propõem o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores ― Internet ― uma biblioteca virtual que deverá constituir uma referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

  • D.

    Esse portal é um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, cujo seu principal objetivo é o de promover o amplo acesso as obras literárias, artísticas e científicas do patrimônio cultural brasileiro e universal já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

  • E.

    Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como estimular a ampliação do número de leitores entre os estudantes brasileiros para que possa-se aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Assinale a opção em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e de acordo com as ideias originais do trecho “apesar de pertencer a uma família de classe média” (l.2-3).

  • A.

    a despeito de pertencer a uma família de classe média

  • B.

    embora pertencia a uma família de classe média

  • C.

    todavia pertencer a uma família de classe média

  • D.

    conquanto pertencia a uma família de classe média

  • E.

    porquanto pertencesse a uma família de classe média

Em cada uma das opções a seguir, é apresentado fragmento de texto adaptado do sítio www.pedagogiaemfoco.pro.br. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

  • A.

    Quem é bom professor dialoga com os colegas e pede conselhos quando têm problemas com os alunos. Ser professor é aprender constantemente, com os alunos e com os colegas que, já viveram situações semelhantes.

  • B.

    O bom professor tem um conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho, faz o que gosta, gosta do que faz e se sente realizado por que é professor. Sabe mostrar ao aluno a beleza e o poder das ideias.

  • C.

    O bom profissional do ensino busca as possibilidades de fazer boas coisas diante da adversidade, em vez de procurar as excelentes razões para se desculpar por não havê-la feito. Não se contamina pelo pessimismo dos outros, em vez disso, ele cria uma ilha de otimismo em torno de si.

  • D.

    Aquele que é bom professor tem sempre expectativas positivas a cerca de seus alunos. Já foi demonstrado que os alunos fracassam quando o professor acha que vão fracassar. Portanto, não é bom culpá-los pelo fracasso, pois só atrapalha.

  • E.

    O bom professor consegue que seus alunos participem ativamente da aula. Educação não pressupõe movimento de imposição da vontade de uns sobre os outros. Aprender é um processo ativo, durante o qual o aluno trabalha intelectualmente tanto quanto o professor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...