Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta-se gramaticalmente correto.

  • A.

    Divididos de acordo com o nível de dificuldade de aprendizagem, os alunos participaram de jogos que exigiam cálculos matemáticos, como boliche, dados e argolas. “Ao término de cada jogo, os alunos socializavam suas opiniões e registrava aquilo que havia achado mais fácil ou mais difícil no jogo, sempre justificando as respostas”, explica Luciane.

  • B.

    Após proporcionar os alunos esse primeiro contato com os cálculos matemáticos, Luciane preparou uma segunda etapa composta por atividades em dupla, que os alunos tinham de trocar ideias sobre suas estratégias para resolver situaçõesproblema, também envolvendo os jogos.

  • C.

    “No início foi difícil fazê-lo expressar a forma como pensavam, mas, no decorrer das aulas, foram ficando cada vez mais à vontade”, conta. Por fim, a última etapa da sequência consistiu na elaboração, por parte dos alunos, de problemas envolvendo os jogos aprendidos. A ideia de Luciane garantiu a ela o Prêmio Educador Nota 10.

  • D.

    No início do ano letivo de 2012, um grande desafio esperava pela professora Luciane Fernandes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundinho, em Marabá, interior do Pará: entre os trinta e quatro alunos de uma turma de 4.º ano, trinta não dominava os conhecimentos matemáticos adequados a série.

  • E.

    Ao assumir a turma, Luciane elaborou uma avaliação diagnóstica para compreender o desnível de conhecimento entre os estudantes. Por meio de uma atividade que envolvia problemas, a professora conseguiu mapear três perfis de alunos e criou, a partir do uso de jogos, uma sequência didática para vencer as dificuldades apresentadas.

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado — Teoria do Medalhão, de Machado de Assis —, julgue os itens de 1 a 7.

A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “o meu desejo é que te faças grande” (l.8-9) fosse reescrito da seguinte forma: o meu desejo é que sejas grande.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.

A oração subordinada reduzida de gerúndio “sendo o programa mais importante a linguagem” (l.14-15) poderia ser corretamente reescrita na seguinte forma de oração com conector: onde o programa mais importante é a linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.

Mantendo-se a correção gramatical do texto, a oração “que ficam gravados na memória” (l.12) poderia ser substituída pela estrutura gravada na memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.

Sem prejuízo da coesão textual, o trecho entre as linhas 5 e 8 poderia ser reescrito da seguinte forma: O hardware constitui-se dos elementos sólidos do aparelho, e o software, de entidades “espirituais” ― símbolos que formam os programas gravados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Mantêm-se as informações prestadas no texto caso o termo “somente” (l.7) seja deslocado para imediatamente depois de “ultrapassou” (l.7).

  • B.

    A substituição de “do município” (l.16) por municipal prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • C.

    Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir o travessão empregado na linha 5 por sinal de dois-pontos.

  • D.

    A forma verbal “ultrapassou” (l.7) está no singular porque concorda com “pontuação” (l.6).

  • E.

    Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir “do” em “do que leem” (l.15) por daquilo.

  • A.

    Na linha 10, a forma verbal “promoveu” está no singular porque concorda com o termo “a Prova ABC”.

  • B.

    Haveria prejuízo para a correção gramatical do período caso se substituísse “conforme” (l.3) por de acordo com.

  • C.

    A substituição de “cujo” (l.10) por que o prejudicaria a correção gramatical do período.

  • D.

    A substituição da forma verbal “hᔠ(l.6) por havia mantém a correção gramatical do texto e garante a coerência entre os dois últimos períodos do texto.

  • E.

    A vírgula após “Brasil” (l.6) é empregada para isolar aposto explicativo.

Assinale a alternativa em que o sentido do enunciado é coerente e sua forma obedece à norma padrão da língua.

  • A.

    Apesar da internet, estar lenta devido a chuva, continuo conectado.

  • B.

    Apesar da internet, estar em nosso cotidiano, muitos não têm acesso a essa tecnologia.

  • C.

    Apesar de a internet, ainda envio carta pelo correio.

  • D.

    Apesar de a internet ter impingido aos leitores novas formas de ler, os internautas mobilizam estratégias diversificadas de leitura.

  • E.

    Apesar da internet, os livros impressos continuarão a ser produzidos.

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto o deslocamento, para o início da oração, do trecho “em seu artigo 144” (l.1-2), seguido de vírgula, com a consequente supressão da vírgula que o antecede e com as devidas adaptações de letras, da forma seguinte: Em seu artigo 144, a Constituição Federal de 1988 prevê que (...).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa em que se apresenta uma declaração coerente com o texto 4.

  • A.

    O tema “As passagens de ônibus” foi desbancado pela PEC 37 por que ela passou a ser o tema favorito dos protestos que varrem o Brasil.

  • B.

    A PEC 37, a bola da vez, é chutada à toda hora, de um lado para o outro, com a maioria que mal sabe para que lado está a barra.

  • C.

    As redes sociais, então, a PEC 37 é uma festa.

  • D.

    A PEC 37 foi definida como sendo aquilo que faz o governo favorecer mais à Copa do que à saúde e à educação.

  • E.

    A PEC 37 foi definida como algo que leva o governo a investir financeiramente mais na Copa do que em saúde e educação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...