Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Tomando por base uma concepção contemporânea, subsidiada pela noção de letramento, assinale a alternativa que apresenta afirmativa pertinente acerca do processo de leitura e compreensão.
Ler e compreender um texto envolve atividade individual que demanda unicamente conhecimento acerca de um código.
Ler é atividade de construção coletiva de sentido, está além daquilo que o escritor/falante produziu, envolvendo, também, a realidade social e cultural na qual fora proposto.
A compreensão de um texto é de total responsabilidade de seu produtor, que deve apresentar estratégias suficientemente claras para o que o leitor identifique a mensagem.
A não compreensão de um texto é fruto exclusivo da incapacidade do leitor, que não conhece as estratégias linguísticas e não domina o conhecimento prévio demandado pelo texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Sobre a função e o uso da linguagem referentes à fala do personagem, marque a alternativa correta.
O personagem, com o intuito de expressar uma mensagem sobre a sua realidade, faz uso da função metalinguística da linguagem.
A valorização de construções conotativas e tipicamente regionais exemplifica o uso da função emotiva ou expressiva da linguagem.
A preocupação do personagem com a formalidade e a objetividade revela que, na sua fala, predomina a função referencial da linguagem.
Como o seu objetivo é transmitir o seu anseio e a sua emoção diante de uma realidade, o personagem faz uso da função emotiva ou expressiva da linguagem.
A intenção do personagem é, pura e simplesmente, expor dados de uma realidade de modo objetivo, portanto na sua fala prevalece a função referencial da linguagem.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
O texto faz uso da linguagem mista, ou seja, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta.
A linguagem verbal apresenta as ideias secundárias e a não verbal contém a ideia central do texto.
A relação entre as informações expressas por ambas as linguagens é fundamental para a total compreensão do texto.
A linguagem verbal poderia ser descartada, pois não comprometeria a intenção original do autor.
A linguagem verbal poderia ter sido limitada à fala do personagem, pois a imagem supriria a informação descartada.
As linguagens verbal e não verbal são autônomas no texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Considere as afirmações abaixo.
I. O tema do texto é exclusivamente a natureza das cores e do esplendor do pavão. II. A partir da observação da beleza do pavão, o narrador tece considerações sobre a natureza da arte e do amor que sente. Está correto o que se afirma emsomente I.
somente II.
I e II.
nenhuma.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a linguagem empregada no texto acima, assinale a opção correta.
Nos sintagmas nominais plurais, há apenas uma marca de plural.
Em espaia, navaia, faia, bataia, atrapaia, há vocalização de diferentes fonemas.
A redução do ditongo, verificada em bera é típica da linguagem oral rural, não ocorrendo nas variedades linguísticas urbanas padronizadas.
A estruturação sintática dos períodos do texto é exclusivamente coordenada.
A grafia das palavras revela o registro de um estilo monitorado da língua portuguesa oral urbana.
Analise as frases a seguir.
I. Que riem de inveja... (2º§)
II. ... que nunca tem razão,... (6º§)
III. ... que é peculiaridade e potencial... (7º§)
IV. ... que todo mundo faz? (7º§)
V. ... que ninguém supõe. (11º§)
O termo que é pronome relativo apenas nas afirmativas
A respeito do texto acima, julgue os próximos itens.
Nos trechos que a provocara (l.6-7) e que daí em diante regeria (l.21), o pronome que exerce, em ambas as ocorrências, a função de sujeito.
Considere as seguintes ocorrências da palavra que no texto e as afirmações que são feitas:
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O termo que (l.2) introduz oração que complementa de forma direta o sentido do verbo aprender (l.1).Julgue os seguintes itens, relativos ao texto acima.
Em se possível (l.6), o termo se tem natureza condicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...