Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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Em – Uma jovem elegantíssima aproximou-se. –, o termo em destaque é formado pelo adjetivo elegante cuja ideia intensifica-se pelo acréscimo do sufixo –íssimo.

A ideia expressa por um adjetivo também pode ser intensificada pelo emprego de prefixos, a exemplo do que ocorre em

  • A.

    A casa estava muito silenciosa, o que o assustou.

  • B.

    Ao assumir o cargo, a coordenadora declarou ser extremamente exigente.

  • C.

    Ele é o mais corajoso entre os paraquedistas desta equipe.

  • D.

    A cidade está superagitada devido às festas de fim de ano.

  • E.

    O artista era famoso, mas vivia em condições paupérrimas.

Assinale a alternativa que mostra um vocábulo do texto formado sem a ajuda de um prefixo.

  • A.

    Descriminalização.

  • B.

    Impróprio.

  • C.

    Anteprojeto.

  • D.

    Desintoxicação.

  • E.

    Internação.

Quanto ao processo de formação, a palavra “exclusivamente” é formada por

  • A.

    derivação sufixal.

  • B.

    derivação prefixal.

  • C.

    aglutinação de palavras.

  • D.

    derivação parassintética.

  • E.

    justaposição de palabras.

Em algumas circunstâncias, o verbo poder apresenta mudança gráfica em seu radical, como em “para que técnico e atleta possam utilizá-las” (l. 27-28).

Um verbo que sofre também alteração em seu radical é

  • A.

    sujar

  • B.

    mostrar

  • C.

    morrer

  • D.

    valer

  • E.

    sorrir

As lacunas das linhas 05, 12 e 31 devem ser completadas, correta e respectivamente, por

Assinale a alternativa em que os dois vocábulos, retirados do texto, são formados por composição.

  • A.

    Gramado – volumosos

  • B.

    tropeiros – italianos

  • C.

    colonizadores – silvestre

  • D.

    gastronomia – agroturismo

  • E.

    serranas – moradores

Assinale a alternativa contendo palavra do texto que é formada por prefixo.

  • A.

    Máquina.

  • B.

    Brilhantismo.

  • C.

    Hipertexto.

  • D.

    Textualidade.

  • E.

    Arquivamento.

Nas palavras da língua portuguesa contemporânea existem prefixos gregos e latinos equivalentes semanticamente. Segundo o gramático Rocha Lima (2000), os prefixos gregos a-, an-, como em acéfalo e anônimo, e os prefixos latinos des-, in-, como em desleal e incapaz, são equivalentes em significado, indicando privação, afastamento, separação, negação, oposição.

Analise o significado das palavras a seguir e selecione a alternativa em que todas elas apresentam um dos prefixos acima exemplificados, com seu respectivo significado.

  • A.

    desaconselhar – desertar –apagar – designar – desabotoar.

  • B.

    ajuizado – desfilar – descolar – intolerância – inútil.

  • C. desdizer – desabituar – inadiável – desculpar – amoral.
  • D.

    descobrir – apelidar – invencível – desejar – inviável.

  • E.

    desfazer – incorreto – apegar – inábil – desempregado.

A palavra “diplomite” (l.17)

  • A.

    é formada, por aproximação, à palavra dinamite, adicionando ao contexto a ideia de explosão quantitativa de diplomas.

  • B.

    é consagrada pelo uso formal culto da língua portuguesa, com o sentido de diplomacia.

  • C.

    integra variedade não padrão da língua portuguesa, representando jargão típico de falantes de determinada região do interior do Brasil.

  • D.

    é termo técnico, empregado com a ideia de que o diploma deve ser muito valorizado, porque é símbolo de esforço e trabalho.

  • E.

    consiste em neologismo formado com o sufixo -ite, que, no contexto, adquire sentido depreciativo e irônico, conferindo à informação a noção de valorização intensa ou exagerada do diploma.

A palavra “imaturas” é formada por

  • A. justaposição
  • B. aglutinação
  • C. derivação
  • D. abreviação

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de prosopopeia.

  • A. “Diferente é o que: engorda mais um pouco;...” (10º§)
  • B. “A alma dos diferentes é feita de uma luz além.” (12º§)
  • C. “Um diferente medroso, este sim acaba transformando-se num chato.” (4º§)
  • D. “O verdadeiro diferente sabe que nunca tem razão, mas que sempre está certo.” (6º§)
  • E. “Os diferentes muito inteligentes percebem porque os outros não os entendem.” (5º§)
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