Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos. Consequentemente, a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

As frases acima articulam-se num único período, com correção, clareza e mantendo-se o sentido original, em:

  • A.

    Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos, se bem que a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

  • B.

    Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos, de sorte que a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

  • C.

    Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos, por que a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

  • D.

    Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos, contanto que a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

  • E.

    Em primeiro lugar, menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que quadros mais maduros podem constituir alternativa à escassez de talentos, ao passo em que a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros.

Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado representa o paciente (complemento nominal) e não o agente (adjunto adnominal).

  • A.

    Aula de Latim.

  • B.

    Comentaristas de futebol.

  • C.

    Campos de futebol.

  • D.

    Transmissões de nossa televisão.

  • E.

    Étimo de nosso substantivo.

Assinale a alternativa em que a substituição do termo sublinhado foi feita de forma adequada.

  • A.

    “Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que trazia latente a sua loucura final...” / ainda.

  • B.

    “...pelo menos o termo era totalmente apropriado” / assim mesmo.

  • C.

    “...o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia” / teatral.

  • D.

    “...deve estar se revirando no túmulo” / tumba.

  • E.

    “...via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma” / assassinatos.

Assinale a alternativa em que as duas ocorrências do termo sublinhado não possuem o mesmo significado.

  • A. "...e, se qualquer pessoa sabe disso..." / "...se o chão é de relva verdejante, é rigorosamente impróprio chamar de "arena" nossos campos...".
  • B. "...é curioso, para usar um termo educado..." / "Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu".
  • C.

    "E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário..."/ "Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu".

  • D. "...como hoje fazem locutores e comentaristas..." / "...mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma".
  • E. "...mas via os cristãos lutando contra os leões na arena" / "...mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma".

O texto estabelece relação de causa e consequência entre estes dois segmentos:

  • A.

    família [...] que repentinamente perdeu o poderio econômico e viu-se na contingência de ocupar empregos medíocres.

  • B.

    presença contínua e entrelaçada de certos personagens e crises morais e espirituais do homem no mundo atual.

  • C.

    nasceu no Rio Grande do Sul e Malogrado [...] um plano de estudar na Universidade de Edimburgo.

  • D.

    família [...] que repentinamente perdeu o poderio econômico e crises morais e espirituais do homem no mundo atual.

  • E.

    viu-se na contingência de ocupar empregos medíocres e se fez secretário da Revista do Globo, em Porto Alegre.

O slogan da Lei Seca é “Se dirigir, não beba; se beber, não dirija!”. Nesse slogan, as frases “se dirigir” e “se beber”, indicam uma

  • A.

    comparação.

  • B.

    crítica.

  • C.

    causa.

  • D.

    condição.

  • E.

    consequência.

A linguagem empregada nos textos nem sempre apresenta um único sentido, aquele veiculado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, as palavras ganham novos sentidos, carregados de valores afetivos e sociais. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta um termo utilizado fora de seu sentido usual.

  • A. “Agora, compra-se o leite e sua embalagem internamente aluminizada para jogá-la no lixo.” (5º§)
  • B. “Quando pego uma traseira de caminhão e aquela chuva de grãos me assusta, penso rápido...” (3º§)
  • C. “Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo? Claro que não.” (5º§)
  • D. “Antigamente, este que vos atormenta, levava um litro lavado para trocar por outro cheio de leite.” (5º§)
  • E. “No dia em que a gente precisar, vai lá e pega. No dia em que a gente precisar, pode não existir mais.” (6º§)

“Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo?” (5º§). Assinale a alternativa a seguir que NÃO mantém o sentido original do fragmento anterior.

  • A. Mas remorso algum sente os sacos trazidos do supermercado, ao jogar no lixo?
  • B. Mas sente, ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo, algum remorso?
  • C. Mas, ao jogar no lixo os sacos trazidos do supermercado, algum remorso sente?
  • D. Mas algum remorso sente, ao jogar no lixo, os sacos trazidos do supermercado?
  • E. Mas, ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo, sente algum remorso?

O sentido do texto seria preservado caso se substituísse

  • A.

    “leva” (l.9) por transporta.

  • B.

    “uma vez” (l.13) por já.

  • C.

    “impacta” (l.15) por se choca.

  • D.

    “proporcionando” (l.19) por tornando proporcional.

  • E.

    “ordem” (l.27) por disposição.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido essencial de um segmento do texto em:

  • A. rápida metamorfose urbana (3º parágrafo) = súbita recuperação cosmopolita.
  • B. como um turista recompensado (3º paragrafo) = qual um visitante reconquistado.
  • C. a fome teimosa de nossa memória afetiva (4º parágrafo) = a voracidade intransigente da amnésia.
  • D. pensando na efemeridade de tudo (4º parágrafo) = refletindo sobre a transitoriedade das coisas.
  • E. sobre aquele abismo mágico (4º parágrafo) = galgando uma ilusão abissal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...