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Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.
Suponha que a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do BACEN pretenda solicitar a liberação de um servidor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão para participar de curso de capacitação a ser oferecido pela instituição nos três primeiros dias do mês seguinte. Nessa situação, basta o encaminhamento de email informal ao referido departamento, com a utilização da conta eletrônica institucional, para formalizar a solicitação e aguardar a resposta, que pode ser feita, também, apenas informalmente, por correio eletrônico.
Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.
No seguinte trecho de documento dirigido a ministro de Estado, está correto o emprego do pronome de tratamento.
Encaminho a Sua Excelência esta carta aberta em cumprimento do estabelecido no Decreto n.º 3.088/1999, que instituiu o regime de metas para a inflação no Brasil. Como é do conhecimento de Sua Excelência, o parágrafo único do artigo 4.º do referido decreto reza que, em caso de descumprimento da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (...)
Assinale a opção correta a respeito da função das comunicações oficiais.
O memorando é uma forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna.
Uma das finalidades da exposição de motivos é apresentar, nos diversos setores do serviço público, projetos e ideias a serem implementados.
Uma das principais finalidades do expediente de comunicação denominado mensagem é convocar extraordinariamente o Congresso Nacional.
O e-mail pode ser empregado como correspondência oficial para transmissão de informações, desde que não haja documentos anexados à mensagem.
Tanto o aviso quanto o ofício abordam assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública e entre os órgãos da administração pública e terceiros.
Com relação ao tipo de linguagem adequado a um expediente oficial, assinale a opção correta.
O redator de um expediente oficial deve utilizar todos os recursos convenientes para que o texto seja compreendido. Na hipótese de o destinatário da comunicação oficial ser pessoa com baixo grau de escolarização, por exemplo, pode-se empregar linguagem coloquial.
Os textos oficiais devem ser redigidos conforme a norma padrão da língua, isto é, devem primar pelo preciosismo, por meio do emprego de linguagem rebuscada e polida.
O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é denominado padrão oficial de linguagem.
Em geral, a linguagem empregada em comunicações oficiais deve ser própria do meio em que circula, isto é, restrita aos seus usuários.
O emprego imotivado de linguagem técnica deve ser evitado em correspondências oficiais.
Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial, segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e emprego da norma culta.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu no estado do Pará, será a segunda maior hidrelétrica do Brasil, menor apenas que a Itaipu Binacional que é compartilhada por Brasil e Paraguai.
O Ministério de Minas e Energia tem como empresas vinculadas à ELETROBRÁS e à PETROBRAS, que são empresas de economia mista.
A redução na conta de energia foi possível porque o Brasil se dispõe de um sistema elétrico robusto, sólido e que se baseia no tripé segurança, modicidade tarifária e universalização do acesso à energia.
A página foi atualizada afim de apresentar as principais informações sobre o horário brasileiro de verão, para uma interlocução mais direta com a sociedade nesse assunto.
O Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto META) é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia cujo principal objetivo é contribuir para a ampliação e para a consolidação dos avanços dos setores energético e mineral brasileiros.
Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.
O texto de mensagens de correio eletrônico não deve conter anexos; toda a informação deve constar no próprio corpo do email.
Comunicação oficial é aquela que parte de um órgão público com destino a outro órgão público ou a pessoa que ocupe cargo público.
No envelope de expediente destinado a ministro de Estado, a forma de tratamento adequada é A Sua Excelência o Senhor.
As comunicações enviadas para pessoas que ocupem cargos de mesma hierarquia do remetente fogem à regra da uniformidade e da impessoalidade, exigidas na redação de expedientes oficiais, uma vez que, pelo fato de envolver pessoas de mesmo nível hierárquico, dispensam algumas formalidades.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.
O uso de linguagem rebuscada e formal nas redações oficiais decorre da exigência do emprego da norma padrão nesse tipo de correspondência.
As normas de concordância referentes a pronomes de tratamento, como Vossa Senhoria e Vossa Excelência, são diferenciadas, já que, embora correspondam à segunda pessoa gramatical aquela com quem se fala , o verbo responsável por predicar tais pronomes flexiona-se na terceira pessoa.
A forma de tratamento adequada a ministros de Estado é Excelentíssimo Senhor.
Emprega-se a forma de tratamento Digníssimo para denotar respeito à pessoa com quem se fala; seu uso, no entanto, é facultativo.
Em comunicações oficiais, deve predominar o uso da linguagem técnica, dada a especificidade dos assuntos tratados nesses textos.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos às comunicações oficiais.
Na atualidade, o pronome vós não é mais empregado em comunicações oficiais para dispensar tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos às comunicações oficiais.
Mesmo nas comunicações oficiais que circulam em meios restritos, deve-se evitar o uso de linguagem específica a determinados grupos.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos às comunicações oficiais.
A mensagem a ser enviada por correio eletrônico deve ser diagramada em conformidade com o padrão estabelecido para o ofício.
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