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Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
O trecho a seguir está adequado e correto para compor um memorando: Nos termos do Programa de modernização e informatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar, solicito a Vossa Senhoria a instalação de dois novos computadores no setor de protocolo para atender à demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público.
A respeito de abreviações, siglas e símbolos, julgue o item abaixo.
O emprego da abreviatura A/C (ao cuidado de) está incluído entre as recomendações atuais para a elaboração de correspondências oficiais.
Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.
O emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência serve para designar autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.
A polidez é uma das características do estilo da correspondência empresarial e oficial e significa o ajustamento da expressão às normas de cortesia ou educação.
Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.
O pronome de tratamento empregado em comunicações dirigidas ao Papa é Vossa Eminência, seguido do cargo.
Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.
O termo doutor é uma forma de tratamento empregada, por tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidades.
A respeito da redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir.
I - Os avisos são expedidos exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
II - Em virtude da economia linguística, ideias secundárias que não tenham relação com as fundamentais devem ser abolidas do texto.
III - A impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem são premissas que reduzem a duplicidade e a dificuldade de interpretações de um texto oficial.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos, entre unidades administrativas de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a
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1.
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Quanto ao formato e à linguagem do memorando, assinale a opção correta, seguindo o MRPR.
O destinatário do memorando deve ser mencionado pelo nome e pelo cargo que ocupa, como no seguinte caso: A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal, ministro de Minas e Energia.
O emprego de data e local em que foi expedido o documento deve constar no início do memorando.
O memorando consiste em modalidade de correspondência oficial expedida para tratar assuntos pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.
O memorando é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, os ministros entre si, ou de hierarquia superior, como o presidente do Congresso Nacional.
O memorando constitui modalidade de comunicação oficial eminentemente interna, que tanto pode ser meramente administrativo quanto pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, entre outros, a serem adotados por determinado setor da administração pública.
Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.
Distanciamento mínimo de 2,5 cm da margem lateral esquerda com o emprego da expressão Digníssima Secretária- Executiva..
Distanciamento mínimo de 5,5 cm da margem lateral esquerda com a seguinte expressão: Senhora Secretária-Executiva,.
Alinhamento à margem lateral direita com distanciamento mínimo de 1,5 cm e com o emprego da expressão A Senhora Secretária-Executiva.
Distanciamento mínimo de 3,0 cm da margem lateral esquerda com a utilização da seguinte fórmula: À Senhora Secretária- Executiva.
Alinhamento centralizado no texto com os seguintes dizeres: Ilustríssima Senhora Secretária-Executiva.
Conforme o MRPR, considerando o expediente oficial hipotético apresentado, assinale a opção correta acerca da adequação do formato e da linguagem empregados na comunicação.
Há redundância, que constitui falta de concisão, na repetição da localidade e do código de endereçamento postal, que já haviam sido inseridos no cabeçalho do documento.
Na parte superior do texto, constam informações que extrapolam as que deveriam ser empregadas nesse tipo de documento.
Há erro no que se refere à repetição da expressão Secretaria- Executiva do MP.
Há erro no emprego do pronome de tratamento A Sua Excelência o Senhor, que, no caso, deveria ser À Sua Senhoria.
Para estar adequado ao documento, o segmento A Sua Excelência o Senhor deveria ser alterado para A Sua Excelência a Senhora.
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