Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

O trecho a seguir está adequado e correto para compor um memorando: Nos termos do “Programa de modernização e informatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, solicito a Vossa Senhoria a instalação de dois novos computadores no setor de protocolo para atender à demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de abreviações, siglas e símbolos, julgue o item abaixo.

O emprego da abreviatura A/C (ao cuidado de) está incluído entre as recomendações atuais para a elaboração de correspondências oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.

O emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência serve para designar autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.

A polidez é uma das características do estilo da correspondência empresarial e oficial e significa o ajustamento da expressão às normas de cortesia ou educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.

O pronome de tratamento empregado em comunicações dirigidas ao Papa é Vossa Eminência, seguido do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de tratamento, julgue os itens seguintes.

O termo doutor é uma forma de tratamento empregada, por tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir.

I - Os avisos são expedidos exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

II - Em virtude da economia linguística, ideias secundárias que não tenham relação com as fundamentais devem ser abolidas do texto.

III - A impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem são premissas que reduzem a duplicidade e a dificuldade de interpretações de um texto oficial.

IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos, entre unidades administrativas de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Quanto ao formato e à linguagem do memorando, assinale a opção correta, seguindo o MRPR.

  • A.

    O destinatário do memorando deve ser mencionado pelo nome e pelo cargo que ocupa, como no seguinte caso: A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal, ministro de Minas e Energia.

  • B.

    O emprego de data e local em que foi expedido o documento deve constar no início do memorando.

  • C.

    O memorando consiste em modalidade de correspondência oficial expedida para tratar assuntos pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.

  • D.

    O memorando é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, os ministros entre si, ou de hierarquia superior, como o presidente do Congresso Nacional.

  • E.

    O memorando constitui modalidade de comunicação oficial eminentemente interna, que tanto pode ser meramente administrativo quanto pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, entre outros, a serem adotados por determinado setor da administração pública.

Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.

  • A.

    Distanciamento mínimo de 2,5 cm da margem lateral esquerda com o emprego da expressão “Digníssima Secretária- Executiva.”.

  • B.

    Distanciamento mínimo de 5,5 cm da margem lateral esquerda com a seguinte expressão: “Senhora Secretária-Executiva,”.

  • C.

    Alinhamento à margem lateral direita com distanciamento mínimo de 1,5 cm e com o emprego da expressão “A Senhora Secretária-Executiva”.

  • D.

    Distanciamento mínimo de 3,0 cm da margem lateral esquerda com a utilização da seguinte fórmula: “À Senhora Secretária- Executiva”.

  • E.

    Alinhamento centralizado no texto com os seguintes dizeres: “Ilustríssima Senhora Secretária-Executiva”.

Conforme o MRPR, considerando o expediente oficial hipotético apresentado, assinale a opção correta acerca da adequação do formato e da linguagem empregados na comunicação.

  • A.

    Há redundância, que constitui falta de concisão, na repetição da localidade e do código de endereçamento postal, que já haviam sido inseridos no cabeçalho do documento.

  • B.

    Na parte superior do texto, constam informações que extrapolam as que deveriam ser empregadas nesse tipo de documento.

  • C.

    Há erro no que se refere à repetição da expressão “Secretaria- Executiva do MP”.

  • D.

    Há erro no emprego do pronome de tratamento “A Sua Excelência o Senhor”, que, no caso, deveria ser “À Sua Senhoria”.

  • E.

    Para estar adequado ao documento, o segmento “A Sua Excelência o Senhor” deveria ser alterado para A Sua Excelência a Senhora.

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