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Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Nas comunicações oficiais, o agente comunicador é o serviço público, e o assunto relaciona-se às atribuições do órgão ou da entidade que comunica, devendo a correspondência oficial estar isenta de impressões individuais do remetente do documento, para a manutenção de certa uniformidade entre os documentos emanados de diferentes setores da administração.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Na redação oficial, a impessoalidade refere-se ao emprego adequado de estruturas formais, como a utilização de pronomes de tratamento para determinada autoridade, à polidez e à civilidade no enfoque dado ao assunto que se pretende comunicar.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Considere que a Diretoria Colegiada da ANS componha-se pelo diretor-presidente da ANS e pelo diretor interino da Diretoria de Gestão. Considere, ainda, que o diretor-presidente da ANS pretenda encaminhar uma comunicação oficial ao diretor interino da Diretoria de Gestão, para a exposição de diretrizes a serem adotadas pela ANS. Nessa situação, o diretor-presidente da ANS deverá elaborar um memorando com o seguinte fecho: Atenciosamente.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Considere que o diretor de normas e habilitação das operadoras da ANS precise comunicar-se com o ministro de Estado da Saúde. Nessa situação, o diretor deverá utilizar o aviso como forma de correspondência oficial, dado o fato de o ministro ser autoridade de hierarquia superior e dada a vinculação da ANS ao Ministério da Saúde.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Formalidade de tratamento, clareza datilográfica, correta diagramação do texto e utilização de papéis de mesma espécie são necessárias para a uniformidade das comunicações oficiais.
A redação oficial, pelo fato de preocupar-se, acima de tudo, com a ________________, a ___________________ e a ______________________ das comunicações, pode ser considerada, em sentido amplo, como redação técnica.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
sinceridade saliência eficácia
eficácia serenidade exatidão
eficácia serenidade exatidão
objetividade eficácia exatidão
plenitude eficácia exatidão
Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Eles podem ser, dentre outros, uma simples carta ou, ainda uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela. Se o relato do fato ocorrer em conversa, o relatório administrativo será oral. Sendo assim, para maior eficácia de um relatório, ele deve ser elaborado a partir de técnicas como:
Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.
Deve considerar o assunto, o enfoque, as circunstâncias, o receptor e reunir todas as informações antes de começar a redigi-lo. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.
Além de habilidade para se comunicar, deve ter capacidade para analisar as situações e inferir delas as reais necessidades dos administradores. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.
Assinale a alternativa correta em relação ao memorando.
Memorando é um arquivo onde se guarda toda a memória dos diretores e chefes de serviços.
Memorando é o local onde se guardam todas as informações de um determinado setor.
Memorando é um papel onde se descrevem as funções de cada cargo dentro de um determinado setor.
Memorando é uma correspondência interna entre diretores e chefes de serviços.
Memorando é um papel onde se descrevem as funções e os salários de cada cargo dentro de um determinado setor.
Emprega-se Vossa Excelência na correspondência dirigida aos seguintes destinatários:
Vice-Presidente da República e consultor de empresas.
Presidentes das Câmaras Municipais e Chefes de gabinete de vereadores.
Procurador-Geral da República e Diretores de departamentos municipais.
Presidentes de associações de bairros e Vereadores.
Ministros de Estado e Secretários de Estado dos Governos Estaduais.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
Em comunicação oficial a ser enviada ao chefe do Poder Judiciário, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
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