Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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A preposição existente em “identificar uma mentira contada por e-mail” relaciona dois termos e estabelece entre eles determinada relação de sentido. Essa mesma ideia está presente em:

  • A. As histórias que nascem por mãos humanas são muitas vezes pura falsidade.
  • B. A pesquisa reforçou o que já se sabia: na internet, frequentemente, se vende gato por lebre.
  • C. Consumiu-o por semanas a curiosidade de estar cara a cara com sua amiga virtual.
  • D. Alguns deveriam ser severamente penalizados, por inventarem indignidades na rede.

“ no universo provavelmente 100 quintilhões de planetas...” O verbo em destaque, nesse caso, insere-se em uma oração sem sujeito. Exemplo desse mesmo fato linguístico existe em:

  • A. Faz muito sucesso no exterior o samba de raiz.
  • B. Nossa canção de se classificar no festival.
  • C. Considera-se esse o maior compositor do país.
  • D. Nesse momento, já é uma hora da tarde.

“Simplesmente porque aqui estamos a experimentá-la, malgrado nossa capacidade de inventar...”. O termo em negrito pode ser substituído, sem alteração do significado, por:

  • A. apesar de
  • B. desde que
  • C. ainda que
  • D. na medida de

“mais ainda podem se desenvolver se houver esforços”. O verbo em destaque está flexionado no tempo futuro, do modo subjuntivo. É correto conjugar o verbo entre parênteses nesse mesmo tempo, na seguinte frase:

  • A. Quanto mais poluída esteja a cidade, menor biodiversidade se ____ (constatar)
  • B. Muitos fazem esforços para que diversas formas de vida ____ (caber) na grande cidade.
  • C. Uma cidade mais viva existirá quando se ____ (propor) melhores medidas preservacionistas.
  • D. Criaram laços muito fortes, como se ____ (ter) vivido desde sempre juntos.

“A estratégia foi e é esta: ou incorporá-lo, ou submetê-lo ou eliminá-lo.” Os pronomes pessoais oblíquos em destaque substituem e referem-se a:

  • A. paradigma
  • B. outro
  • C. obstáculo
  • D. encontro

Considera-se Redação Oficial a maneira como o Poder Público elabora seus atos. Apresenta, como único emissor, o Serviço Público e, como receptor, o próprio Serviço Público ou o conjunto de cidadãos ou instituições. Logo, são características obrigatórias da redação oficial:

  • A. rejeição da neutralidade e expressão de impressões pessoais nos documentos emitidos por representantes do poder público
  • B. modelos fixos de mensagens, com uso de jargão técnico, chavões e modismos na comunicação oficial
  • C. clareza, precisão e concisão, critérios que garantem a compreensão da mensagem por todo cidadão
  • D. normas e princípios definidos pelo contexto, pois prescinde-se de padronização para a construção da imagem institucional

Relacione adequadamente as classes gramaticais às respectivas classificações das palavras destacadas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 2, 1, 4, 3.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 3, 2, 1, 4.
  • E. 3, 4, 1, 2.

“Os especialistas são unânimes em afirmar que elas poderiam evitar os pequenos acidentes se treinassem um aspecto no qual apresentam grande deficiência – o reflexo. E se prestassem mais atenção aos trajetos. Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente, sem dar chance ao carro de trás de frear a tempo. Além disso, elas estão abusando do telefone celular enquanto dirigem – o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito. Conhecer as características gerais de homens e mulheres ao volante só tem sentido se um estiver disposto a copiar o que o outro tem de melhor. Do contrário, a discussão cairá no vazio sexista. O piloto Luiz Carreira Junior, colega de competições de Valéria Zoppello, é quem dá a receita. ‘Os homens teriam a ganhar se fossem tão prudentes quanto as mulheres. E elas seriam melhores motoristas se fossem mais atentas ao que acontece à sua volta’, diz ele.”

No último parágrafo do texto, os conectores destacados representam, respectivamente,

  • A. adição, explicação, adição e tempo.
  • B. tempo, explicação, adição e tempo.
  • C. adição, explicação, explicação e tempo.
  • D. adição, explicação, tempo e concessão.
  • E. tempo, explicação, adição e concessão.

Algumas pessoas não atribuem a vírgula à sua devida importância e pensam que empregá-la em um texto é, apenas, um mero detalhe. No entanto, a sua colocação, supressão ou deslocamento pode alterar o sentido daquilo que se deseja comunicar. Analise as seguintes orações.

I. Os motoristas, que são violentos, partem para a agressão no trânsito e são desrespeitosos.

II. O bom motorista respeita a faixa de segurança, os pedestres, o sinal e as leis de trânsito em geral.

Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da vírgula em cada uma dessas orações.

  • A. Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar objeto direto pleonástico.
  • B. Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar uma oração adjetiva explicativa.
  • C. Separar o objeto direto pleonástico e a oração subordinada adverbial intercalada à principal.
  • D. Separar uma oração adjetiva explicativa e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.
  • E. Separar a oração subordinada adverbial intercalada à principal e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.

Observe o emprego das palavras destacadas nas frases a seguir.

• Quando elas dirigem, ficam meio nervosas.

• As crianças estavam sós no carro.

• Ela mesma se dirigiu ao DETRAN.

• Os carros custam caro.

Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.

I. A palavra “meio” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.

II. A palavra “sós” é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.

III. A palavra “mesma” sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.

IV. A palavra “caro” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.
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