Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
No segundo período do texto, a forma verbal há, em suas duas ocorrências (l.3 e 4), tem sentido de existir e poderia ser substituída por existe, sem prejuízo da correção gramatical do texto.Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
No primeiro parágrafo, a substituição dos travessões por parênteses (l.7 e 9) manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
O termo porque (l.19) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, ser substituído por por que.No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo factível (l.18), que equivale, no texto, a algo que pode acontecer ou ser feito, poderia ser substituído por exequível, sem provocar alterações semânticas no texto.No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 22, o emprego do acento grave em à ampliação justifica-se em razão de o termo dedicados exigir complemento regido pela preposição a e o termo ampliação estar precedido de artigo definido feminino.No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantendo-se o sentido original e a correção gramatical do texto, a expressão é atribuído (l.6-7) poderia ser substituída por atribuem-se.Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá obedecer aos princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...