Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.

No segundo período do texto, a forma verbal “há”, em suas duas ocorrências (l.3 e 4), tem sentido de existir e poderia ser substituída por existe, sem prejuízo da correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.

No primeiro parágrafo, a substituição dos travessões por parênteses (l.7 e 9) manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.

O termo “porque” (l.19) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, ser substituído por por que.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O termo ‘factível’ (l.18), que equivale, no texto, a algo que pode acontecer ou ser feito, poderia ser substituído por exequível, sem provocar alterações semânticas no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 22, o emprego do acento grave em “à ampliação” justifica-se em razão de o termo “dedicados” exigir complemento regido pela preposição a e o termo “ampliação” estar precedido de artigo definido feminino.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Mantendo-se o sentido original e a correção gramatical do texto, a expressão “é atribuído” (l.6-7) poderia ser substituída por atribuem-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá obedecer aos princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...