Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Seria mantida a correção gramatical e aprimorada a precisão do texto, se o trecho em que o autor aponta seus escritores preferidos (l.1-4) estivesse escrito da seguinte forma: prefiro Euclides da Cunha e Lima Barreto, apesar dos defeitos de suas obras, do que Machado de Assis, cujas qualidades das suas obras são inúmeras.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) os próximos itens.

No excerto entre parênteses (l.5-8), em que predomina a função poética da linguagem, é exemplo de construção sintática típica da linguagem coloquial: ‘e desgraçadamente está certo, essa é a lei dos homens.’

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) os próximos itens.

Com base na prescrição gramatical, pode-se classificar a partícula “se”, no trecho “se irradiaria como política e como orientação pelo país” (l.11-12), tanto como apassivadora quanto como reflexiva; no entanto, ao se considerar a relação entre esse segmento e a expressão metafórica ‘a locomotiva puxando os vagões’ (l.13), a opção recai na classificação do verbo como pronominal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) os próximos itens.

Na linha 26, a forma preposicional contraída ‘pra’ introduz um dos complementos da forma verbal ‘daria’.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda em relação ao texto, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

As formas verbais “imagina” (l.1), “atribuir” (l.4) e “servir” (l.8) foram utilizadas como verbos transitivos indiretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda em relação ao texto, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

No trecho “certa profundidade de significado e certo acabamento de forma” (l.16-17), o adjetivo “certo” e sua forma flexionada no feminino foram utilizados com o sentido exato, preciso, correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto I acima, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Entre as funções das aspas, está a de salientar o sentido figurado de uma expressão, isolando na frase o termo desejado. Clarice Lispector se vale desse recurso ao explicar que sempre conservou “uma aspa à esquerda e outra à direita de mim” (l.4), além de se declarar satisfeita em projetar “Essa imagem de mim entre aspas” (l.14).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao poema acima, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Em “aposto no oposto de meu sim” (v.14), a função da palavra “aposto”, tal como se lê no verso, é especificar ou explicar um elemento do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.

No trecho “Se a gente não cuida (...) de altos e baixos” (l.5-8), o emprego de um ponto e vírgula após o vocábulo “apenas”, no lugar da vírgula, marcaria o final do primeiro período e o início da oração que se segue, mantendo-se a correção gramatical e favorecendo-se a compreensão do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.

Em “Como foi possível viver tanto tempo assim?” (l.24), o termo “assim”, empregado como recurso de ênfase, poderia ser retirado do trecho, sem prejuízo para o contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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