Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens que se seguem. O ofício e o aviso são expedientes usados para fins semelhantes, entre os quais está a comunicação de assuntos oficias entre órgãos da administração pública e entre estes e particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens que se seguem. O padrão ofício é usado para uniformizar a apresentação dos elementos das comunicações oficiais por meio de diagramação única da qual devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens que se seguem. A finalidade básica da redação oficial é comunicar com clareza e impessoalidade, razão pela qual o MRPR recomenda que, na elaboração de comunicações oficiais, se faça uso da linguagem formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens que se seguem. O trecho a seguir seria adequado para iniciar o primeiro parágrafo de um ofício: Tenho o privilégio de, por meio deste, esclarecer o que se segue (...).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social” (l. 6 e 7).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a expressão “de vinte e um a trinta” (l.13) fosse substituída por entre vinte e um a trinta.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A correção gramatical do texto seria mantida caso a vírgula logo após o termo “que” (l.14) fosse eliminada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A substituição da locução “no entanto” (l.17) por conquanto manteria a relação estabelecida entre a última oração do segundo parágrafo e a que a antecede.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

Na linha 22, a forma verbal “Foram feitas” concorda em gênero e número com o termo seguinte, “2.272 resenhas”, que é o sujeito da oração em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. A exposição de motivos e a mensagem diferem no que se refere à indicação do local e da data. Enquanto a exposição de motivos segue o padrão ofício em relação a esse aspecto, a mensagem não o segue, ao trazer a indicação do local e da data a 2 cm do final do seu texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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