Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O uso da variedade padrão da língua na redação dos expedientes oficiais tem por base um padrão oficial de linguagem, isto é, uma forma de linguagem comum na escrita de documentos oficiais e que se caracteriza pela seleção de determinadas expressões linguísticas e pela utilização de estruturas sintáticas tradicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O registro dos despachos no corpo do memorando funciona como um histórico de todas as etapas por que passou a matéria tratada no documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. Comunicações oficiais cujo remetente é o presidente da República caracterizam-se pelo emprego da forma Respeitosamente como fecho, pela ausência de assinatura e pela presença da identificação do signatário como forma de se evitarem equívocos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Queremos investigar por quê. (final do texto)

Ficarão preservadas a correção e a clareza da frase acima, sem prejuízo do sentido original, com a substituição do segmento destacado por

  • A. suas razões.
  • B. o seu porquê.
  • C. por que motivos.
  • D. porque ela nos transforma.
  • E. seja qual for as motivações disso.

Segmentos do texto estão, abaixo, associados a outras formulações. A que NÃO prejudica o sentido e a correção originais é:

  • A. (linha 1) no qual a maioria ou todos os personagens cantam / cujos personagens, a maioria ou todos, cantam.
  • B. (linhas 4 e 5) conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera / obteve facilmente recursos para custear os gastos excessivos da ópera.
  • C. (linhas 5 e 6) Por que dedicam suas vidas a apresentá-la, escrever sobre ela, assistir a ela? / Qual a causa de dedicarem suas vidas a apresentar, escrever e assistir a ela.
  • D. (linha 7) pagando imensas quantias por esse fugaz privilégio / se forem pagar imensas quantias por esse privilégio instantâneo
  • E. (linha 8) que ainda desenvolve de modo significativo novas audiências / que desenvolve, ainda que de maneira significativa, novas audiências.

Considere a frase abaixo e as assertivas I, II e III. E por que a ópera é a única forma de música erudita que ainda desenvolve de modo significativo novas audiências, apesar de que, no último século ou por volta disso, o fluxo de novas obras, que uma vez foi seu sangue vital, secou até se reduzir a um débil gotejar?

I. O segmento apesar de que introduz ideia naturalmente compatível com a expressa na primeira parte do enunciado, de modo que a expectativa criada na porção inicial se harmoniza com o que vem a seguir na frase.

II. A palavra até, que usualmente sinaliza o ápice de uma ação, tem esse sentido prejudicado em virtude de vir associada à ideia expressa por débil.

III. Se uma vírgula fosse introduzida antes da palavra ou, não haveria prejuízo para a correção original.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. II.
  • E. III.

Em nenhum momento da história a sociedade, como um todo, conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera.

Na frase acima, a locução verbal está empregada com regência idêntica à presente em:

  • A. O crítico elegeu o jovem cantor o maior artista da temporada.
  • B. Apresentou-nos currículo repleto de menções honrosas.
  • C. Sem falsa modéstia, recebeu a ovação com elegância e alegria.
  • D. Tentou cantar de modo condizente com as recomendações do maestro.
  • E. Jamais se afastou daquele velho conselho do pai.

Consideradas definições da palavra vergonha retiradas do Dicionário Aurélio, a alternativa que contém exemplificação correta é:

  • A. sentimento da própria dignidade, brio, honra (linha 4): “Durante severa discussão, o mais sincero dos amigos indagou-lhe se não tinha ética e vergonha na cara.”
  • B. sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem (linhas 2 e 3): “Se tiverem vergonha, honrarão a confiança neles depositada e trabalharão com mais lisura.”
  • C. desonra humilhante; opróbrio, ignomínia (linha 2): “Artista talentoso, o jovem pianista contornou a explícita vergonha apresentando vários números antes de dirigir a palavra à audiência”.
  • D. sentimento de insegurança provocada pelo medo do ridículo, por escrúpulos etc.; timidez, acanhamento (linhas 3 e 4): “Todos ficaram constrangidos com o comportamento indecoroso do magistrado; foi de fato uma vergonha.”
  • E. desonra humilhante; opróbrio, ignomínia (linha 2): “Um profundo sentimento de vergonha o impedia de aceitar elogios sem negar ou diminuir o que nele viam de bom.”

Afirma-se com correção:

  • A. (linhas 4 e 5) Convertida para a voz passiva, a frase O Dicionário Larousse traz aproximadamente as mesmas definições apresentará a forma “é trazida”.
  • B. (linha 21) Em pelo simples fato de estarem sendo observadas, ocorre o deslize gramatical denominado “gerundismo”, caracterizado como o emprego indevido de formas no gerúndio.
  • C. (linhas 17 e 18) Em quando é ridicularizado abertamente, ou quando criar a fantasia para si mesmo de que o tenha sido, os tempos das formas verbais destacadas obedecem à correlação privilegiada na norma-padrão.
  • D. (linha 23) A substituição do segmento não deixa de ser por “é” mantém plenamente o sentido original do período.
  • E. (linhas 22 e 23) O fragmento portanto acompanhada de um juízo positivo pressupõe a forma verbal “seja”, que está elíptica.
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