Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Emprego do QUE - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2016
A palavra que, em qualquer das funções que exerce, tem papel muito importante na coesão de um texto. Sobre o emprego dessa palavra na crônica, analise as afirmativas.
I - Nos fragmentos coisa em que e ocasião em que, a expressão em que pode ser substituída por na qual, e, nas duas ocorrências, exerce a função de conjunção integrante.
II - Em dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes, o que faz parte de tão ... que, expressando ideia de consequência.
III - A palavra que, nas ocorrências Acho que o data show pode ser útil e pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim, exerce a função de conjunção, estabelecendo ligação de subordinação de ideias.
IV - No fragmento uma mulher que trabalha numa firma promotora de eventos contou-me qual a maior vantagem dos data show, as palavras que e qual são pronomes relativos e retomam ideia anterior.
V - Em para mostrar dados, que são projetados em uma tela, o pronome que refere-se à palavra dados e pode ser substituído por os quais.
Estão corretas as afirmativas
As plantações de bananeiras que a cobrem... (3º parágrafo)
... com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas... (4º parágrafo)
... que sai de um enorme lótus castanho e rosado... (4º parágrafo)
Os pronomes sublinhados referem-se respectivamente a:
É assim mesmo que está, e é irritante, o ser humano está em um estado de nervos que ele não está mais se controlando...; a frase abaixo em que as duas ocorrências do vocábulo QUE pertencem à mesma classe gramatical é:
Considere as seguintes passagens do texto:
I. E foi exatamente por causa da temperatura que foi construída em Abu Dhabi uma das maiores usinas de energia solar do mundo. (1º parágrafo)
II. Não vão substituir o petróleo, que eles têm de sobra por mais 100 anos pelo menos. (2º parágrafo)
III. Um traçado urbanístico ousado, que deixa os carros de fora. (3º parágrafo)
IV. As ruas são bem estreitas para que um prédio faça sombra no outro. (3º parágrafo)
O termo que é pronome e pode ser substituído por o qual APENAS em
No texto CG1A01BBB, a partícula se foi empregada para indeterminar o sujeito em
No outro polo, verifica-se um crescimento da autossegregação...; a função do pronome SE, nesse segmento do texto 2, se repete na seguinte frase:
As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc.
Nesse segmento do texto 1, o vocábulo SE apresenta a função de partícula apassivadora; a frase abaixo em que as duas ocorrências desse vocábulo exercem essa mesma função é:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Na passagem do 4º parágrafo Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores... , o termo em destaque é sinônimo de
Os vocábulos abaixo foram retirados dos dois textos desta prova; aquele cujo elemento sublinhado tem valor corretamente indicado é:
Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do discurso de outrem, isto é, do estilo de outrem, em geral, com função polêmica.
Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...