Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O locutor pode indicar diferentes pontos de vista em uma asserção, atribuindo sua responsabilidade a outro enunciador. Para isso, pode utilizar-se da negação, de marcadores de pressuposição, do emprego de verbos que indiquem mudança ou permanência de estado, de certos operadores argumentativos, do futuro do pretérito com valor de metáfora temporal.
Essa definição de KOCH, BENTES e CAVALCANTE (2008) corresponde ao conceito de
Nesse texto, observa-se que os responsáveis pelo ato de vandalismo são renomeados: William Shakespeare e seus atores; Shakespeare e os homens de sua companhia; Shakespeare, seus atores e amigos; o dramaturgo e seus cúmplices.
Entende-se que, nesse caso, a progressão textual (KOCK, 1994) se dá por recorrência de
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Nesse instante, por exemplo, o fotógrafo da natureza, no sozinho da sua alma, poderá dizer: Translúcida inspiração, eu a vejo em brilho com seu sorriso pintado em azul. O excerto possui uma figura de linguagem denominada
Publicada no site de Globo.com, em 17 de março de 2016, a manchete da notícia é: Confusão diplomática prolonga queda de braço entre Brasil e Israel. O termo queda de braço remete ao uso de uma figura de linguagem que se baseia na relação de similaridade e no uso corrente, estendendo o sentido do termo para fora do âmbito estrito e habitual, sem nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca, tornada hábito linguístico, mas fora do âmbito estilístico. Qual figura de linguagem o uso do termo queda de braço caracteriza?
De acordo com a fonética e seus estudos sobre fonema, assinale a alternativa incorreta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...