Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

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Considerando as características e padronização das correspondências oficiais constantes no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, pertinentes ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado.

A fim de obedecer aos preceitos do MRPR, o pronome de tratamento no terceiro parágrafo do texto — Sua Excelência — deveria ser substituído por Vossa Excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, em relação a documento de circulação interna, expedido pelo Presidente da comissão, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
  • B. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
  • C. Faz-se necessário conter tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
  • D. O destinatário a quem é dirigida essa correspondência deve ser mencionado pelo nome e cargo que ocupa.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego de vocativos nas correspondências oficiais:

  • A. Senhor Juiz.
  • B. Ilustríssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional.
  • C. Senhor Senador.
  • D. Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que deve necessariamente pautar-se pela

  • A. demonstração de procedimentos e pela conferência de dados.
  • B. evocação de instrumentos legislativos e pela conduta discreta.
  • C. homogeneidade de hierarquia entre o remetente e o destinatário.
  • D. simplicidade de procedimentos burocráticos e pela agilidade.
  • E. fundamentação de informações através de documentos legais.

Sobre redação de documentos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas.

I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.

II - A comunicação expedida por órgãos públicos deve ser formal, assegurando a polidez, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

III - A comunicação expedida por órgãos públicos deve caracterizar-se pela ausência de impressões individuais de quem comunica.

IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.

Na situação hipotética de servidor público de Instituição de Ensino Superior ser autorizado a participar de viagem internacional, que documento seria expedido?

  • A. Decreto
  • B. Portaria
  • C. Ordem de Serviço
  • D. Edital

Na hipótese de servidor público de Instituição de Ensino Superior solicitar passagem ao setor competente, para apresentação de trabalho em evento científico realizado em outro país, qual documento deveria ser utilizado?

  • A. Requerimento
  • B. Procuração
  • C. Ofício
  • D. Ata

Os documentos a seguir são tipos de comunicações de Atos Oficiais. Analise as definições apresentadas nas assertivas a seguir:

I. Ata – correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.

II. Certidão – correspondência que se assemelha ao atestado, mas que não deve ser expedido por órgãos públicos. É um documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou observação.

III. Circular – correspondência interna utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.

IV. Memorando – correspondência com caráter informativo ou propositivo dirigindo um expediente ao presidente da República ou ao vice-presidente.

V. Ofício – correspondência oficial expedida por e para autoridades públicas com a finalidade de tratamento de assuntos de serviços oficiais de interesse da administração pública entre si e também utilizado com particulares.

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A. Todas as definições estão corretas.
  • B. As definições apresentadas nas assertivas II, III e V estão corretas.
  • C. As definições apresentadas nas assertivas I, III e IV estão incorretas.
  • D. Todas as definições estão incorretas.

Analise:

“Justificou que esse procedimento era possível no sentido da aplicabilidade do inciso II do art. 11 da Resolução nº 046/CUn/2014, o qual permitia que os docentes em regime de vinte horas de qualquer departamento poderiam ser temporariamente vinculados ao regime de quarenta horas, sem dedicação exclusiva, após a verificação de inexistência de acúmulo de cargos e da existência de recursos orçamentários e financeiros para as despesas decorrentes dessa alteração. Considerando-se em caráter especial o que constava do inciso II, que era a possibilidade de participação em outras ações de interesse institucional, desde que fossem definidas pelo Conselho Universitário”. No caso da redação do texto acima, trata-se:

  • A. Do fecho de um memorando.
  • B. Do fecho de uma ata.
  • C. De trecho do corpo de um memorando.
  • D. Do encaminhamento de uma ata.

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. As qualidades exigidas na redação de um documento oficial estão respeitadas em:

  • A. Caro Senhor: envio o relatório que você pediu sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, junto com os documentos que provam a inexistência delas.
  • B. Envio o relatório que foi pedido sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras e os documentos.
  • C. Este é o relatório sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, que o senhor solicitou junto com os documentos.
  • D. Encaminhamos a V.Sa. este relatório e documentos, que tratam da apuração das denúncias de irregularidades no processo de compras.
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