Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

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O chefe da Seção de um assistente administrativo da prefeitura de São Paulo deixou um bilhete sobre a mesa deste. No bilhete, constava a orientação para escrever um documento para o chefe do setor de almoxarifado, no qual deveria ser solicitado um cartucho de tinta para impressora. Considerando a suposta situação descrita, assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome de tratamento a ser empregado, ao redigir o documento, é ‘Vossa Excelência’.
  • B. No final do texto do documento, deve ser usada a expressão "Respeitosamente", pois são autoridades de mesma hierarquia.
  • C. Dada a natureza do documento, a data deve ser omitida.
  • D. O instrumento de comunicação a ser redigido é uma circular, pois há a transmissão de instrução de compra de material.
  • E. Um memorando deve ser redigido, pois trata-se de uma comunicação de assunto oficial entre setores de um mesmo Órgão.

“Aos dezoito dias do mês de maio de 2010, nas dependências do Edifício Central, localizado na Avenida Rio Branco, n°15, auditório, com a presença do Secretário Municipal de Fazenda Carlos Costa e Silva, foi dado o início da reunião [...]” Pelo teor inicial e parcial do texto oficial reproduzido, trata-se de

  • A. uma circular.
  • B. um ofício.
  • C. uma portaria.
  • D. uma ata.
  • E. um aviso.

Quanto aos aspectos gerais da redação oficial, assinale a alternativa que apresenta uma das finalidades das comunicações oficiais.

  • A. Estabelecer regras para a conduta dos cidadãos.
  • B. Atribuir as responsabilidades dos órgãos públicos.
  • C. Regular o funcionamento dos órgãos públicos.
  • D. Uniformizar as normas e procedimentos.
  • E. Informar com clareza e objetividade.

A redação oficial possui o padrão ofício que inclui três tipos de expedientes, os quais possuem peculiaridades individuais e semelhanças entre si. Assinale a alternativa que apresenta uma das semelhanças dessas comunicações oficiais.

  • A. Texto estruturado com soluções e providências.
  • B. Texto estruturado com informativo e proposição.
  • C. Texto estruturado com introdução e desenvolvimento.
  • D. Texto estruturado com encaminhamento e autorização.
  • E. Texto estruturado com reivindicação e acompanhamento.

Nos itens abaixo aparecem: a designação da autoridade, o tratamento utilizado para essa autoridade, em forma abreviada, e o vocativo correspondente em casos de correspondência.

A alternativa em que, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, todas as informações estão corretas é:

  • A. Senador – V. Exa. – Excelentíssimo Senador;
  • B. Papa – V. Se. – Santíssimo Padre;
  • C. Chefe de Repartição – V. Sa. – Senhor;
  • D. Deputado Federal – V. Excia. – Excelentíssimo Senhor;
  • E. Reitor de Universidade – V. M. – Magnífico Reitor.

De acordo como o Manual de Redação da Presidência da República, para que uma mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, demanda-se que haja

  • A. padrão ofício.
  • B. concisão e clareza.
  • C. certificação digital.
  • D. exposição de motivos.
  • E. confirmação de leitura.

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta uma construção correta e coerente com a norma-padrão e que NÃO deve ser evitada em documentos formais.

  • A. Encaminho as minutas anexo.
  • B. O encontro onde o assunto foi tratado rendeu bons resultados.
  • C. O projeto foi apresentado por intermédio do Departamento.
  • D. A decisão foi tomada ao nível Ministerial.
  • E. O servidor tem qualidades, haja visto o interesse e o esforço demonstrados.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, estas são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre elas é que uma é expedida exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que a outra é expedida para e pelas demais autoridades. Ambas têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso da segunda, também com particulares. É correto afirmar que as modalidades de comunicação mencionadas acima são, respectivamente:

  • A. Aviso e Exposição de Motivos.
  • B. Memorando e Ofício.
  • C. Ofício e Exposição de Motivos.
  • D. Aviso e Memorando.
  • E. Aviso e Ofício.

O Manual de Redação Oficial apresenta “expressões a evitar” e “expressões de uso recomendável” para que tais documentos estejam dentro dos padrões considerados adequados. Indique E para “expressões a evitar” e R para “uso recomendável”.

( ) haja visto.

( ) a nível de.

( ) à medida que.

( ) baseando-se em.

( ) diante do exposto.

A sequência está correta em

  • A. R, R, E, R, E.
  • B. E, E, E, R, R.
  • C. R, R, R, E, E.
  • D. E, E, R, E, R.

No que se refere à correspondência oficial, julgue os próximos itens. Em ofício encaminhado a ministro de Estado, deve ser empregado o vocativo Vossa Excelência Senhor Ministro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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