Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos gramaticais do texto CB2A6AAA.
A forma pronominal nas, em transformam-nas (l.4), refere-se a verdades parciais (l.3).A seguir, são apresentados três grupos de palavras que recuperam, em partes, o sistema de referência nominal e pronominal do texto.
Dos grupos apresentados, quais são os que indicam, de forma adequada e completa, as referências do texto?
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial.
( ) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular.
( ) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão.
( ) A frase: Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere.
( ) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é Digníssimo Senhor Fulano de Tal.
( ) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República.
( ) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmações que seguem, relativamente ao uso de pronomes entre as linhas 30 e 35.
I. Na linha 33, os pronomes eu e me têm o mesmo referente, no entanto, têm funções diferentes na frase em que estão inseridos.
II. O pronome nós (l. 33) funciona como sujeito, responsável pela flexão dos verbos perguntar, errar, dedicar e dar.
III. O pronome relativo a qual (l. 35) refere-se à expressão impressão equivocada a (l. 35).
Quais estão INCORRETAS?
Qual vocativo deve ser empregado, na afirmativa anterior, para se referir a Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz como arcebispo da Paraíba?
Releia o terceiro e o quarto parágrafos do texto. A respeito do uso do pronome seu e suas variações, assinale a alternativa correta.
Complete as lacunas da frase abaixo:
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
No desenvolvimento do tema, articularam-se diferentes pontos de vista sobre iniciativas para coibir as fraudes, de que é exemplo o fragmento "O controle é bastante sofisticado, mas os fraudadores sempre descobremmeios de 'lavar' a madeira", alerta Maurício de Moura Costa, diretor da Bolsa de Valores Ambiental (BVRio), plataforma para compra de madeira legal rastreada (ℓ.66-70).
Tendo isso em mente, considere a seguinte reescrita para o alerta feito porMoura Costa:
O controle é bastante sofisticado; os fraudadores, ....................., sempre descobrem meios de 'lavar' a madeira, diz Maurício deMoura Costa.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente o espaço pontilhado de modo a se manter a mesma escolha linguística por uma oração coordenada sindética adversativa e sua eficácia argumentativa.
O elemento sublinhado expressa, semanticamente, uma relação de posse e é empregado como elemento coesivo ao estabelecer uma relação entre um referente apresentado anteriormente no texto (o possuidor) e outro introduzido posteriormente (a coisa possuída).
Essa dinâmica explica o funcionamento dos pronomes possessivos apresentados em todas as alternativas, EXCETO em
Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
Na linha 6, o pronome ele tem como referente o nome Copérnico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...