Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas línguas em geral, há recursos que nos permitem realizar retomadas de palavras e/ou termos que foram mencionados anteriormente, no próprio texto. A opção na qual o destaque NÃO retoma a palavra coração, apresentada em: Você já parou pra pensar em tudo que o seu coração aguenta? é:
No fragmento falar de si não só é tão profundo quanto nosso cérebro, como ainda o torna mais elástico (1.76-78), o segmento nosso cérebro foi retomado coesivamente, na sequência, através da substituição pelo pronome pessoal o.
Com esse mesmo propósito, todos os segmentos sublinhados nas alternativas poderiam ser substituídos por esse pronome ou uma de suas flexões, EXCETO
Mantendo-se o sentido original e a correção gramatical do texto 1A16AAA, o vocábulo entretanto (l.12) poderia ser substituído por
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Observe as expressões destacadas nas frases reescritas do texto.
Assinale a alternativa em que os pronomes substituem, corretamente, as expressões destacadas e estão colocados adequadamente nas frases de acordo com a norma- -padrão da língua portuguesa.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Releia os trechos selecionados do texto.
Assinale a alternativa em que as duas expressões destacadas apresentam, respectivamente, as mesmas relações entre ideias estabelecidas pelas expressões porque e portanto.
Está destacado um pronome relativo no seguinte fragmento do texto:
Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem, o verbo deve concordar com o número expresso na porcentagem, como no trecho apenas 10% das vítimas vençam tudo isso. Assinale a alternativa que apresenta regra gramatical de concordância verbal exemplificada corretamente, como no exemplo acima.
O vocábulo QUE presente na charge acima constitui um pronome relativo. Assinale a alternativa em que não há essa mesma ocorrência:
Com referência ao texto IV, julgue (C ou E) os próximos itens.
A colocação do pronome em embriagou-se (l.12), Elevava-se (l.14), Já se vê (l.47) e que se identificaria (l.55) está de acordo com a variedade formal culta da língua portuguesa e deve-se a razões fonético-sintáticas.Com referência ao texto IV, julgue (C ou E) os próximos itens.
Tendo o pronome oblíquo sentido possessivo em sem consultar-lhe as preferências (l.63), tal trecho poderia ser substituído por sem consultar as suas preferências, mantendo-se, com isso, a correção gramatical e o sentido do texto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...