Questões sobre Acentuação Gráfica

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Leia o texto a seguir, para responder às questões de 01 a 06.

Algumas palavras do texto "Reunião de Mães" são escritas com acento. Identifique a palavra que tem acento por causa da mesma regra que define a grafia de "simpáticas".

  • A. "só"
  • B. "últimas"
  • C. "assembléia"
  • D. "três"
  • E. "tricô"

Texto 02 para as questões de 06 a 15.

Analise as proposições.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    I apenas.

  • B.

    II apenas.

  • C.

    II e III apenas.

  • D.

    I e III apenas.

  • E.

    I, II e III.

A alternativa em que as três palavras são acentuadas pela mesma razão é:

  • A.

    Energético - década - responsável.

  • B.

    País - característica - construídas.

  • C.

    Média - petróleo - dependência.

  • D.

    Atrás - óleo - gás.

  • E.

    Responsáveis - indústria - será.

Pêlo é uma palavra que recebe acento gráfico porque deve indicar que sua vogal é tônica, ao contrário de pelo (contração da preposição por + artigo), em que a mesma vogal é átona. O mesmo ocorre no vocábulo:

  • A. pôde;
  • B. pára;
  • C. saúde;
  • D. têm;
  • E. contém.

Assinale a alternativa em que as palavras seguem as mesmas regras de acentuação tônica de ideológicas, já e saída, respectivamente.

  • A. disponíveis, pôr, juíza
  • B. veículos, pó, também
  • C. política, lá, Chuí
  • D. orçamentária, é, céu
  • E. vocábulo, pé, apóio

Texto para as questões de 01 a 10.

Analise as proposições.

I. Os termos "estádios" e "vídeos" são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongos.

II. Os termos "técnica" e "física" são acentuados por serem proparoxítonos.

III. Os termos "dará" e "até" são acentuados por serem oxítonos terminados em "a" e "e", respectivamente.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    I apenas.

  • B.

    II apenas.

  • C.

    II e III apenas.

  • D.

    I e III apenas.

  • E.

    I, II e III.

As palavras que não têm seu acento gráfico justificado pela mesma norma são:

  • A.

    genética – único;

  • B.

    história – abundância;

  • C.

    é – também;

  • D.

    até – chimpanzé;

  • E.

    características – mamíferos.

Assinale a alternativa em que o vocábulo tenha sido acentuado por regra distinta da dos demais.

  • A.

    família (L.2)

  • B.

    ciência (L.5)

  • C.

    possíveis (L.6)

  • D.

    conseqüência (L.13)

  • E.

    asteróides (L.22)

Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.

As palavras “proteínas”, “laticínios”, “cálcio”, “diárias “ e “triglicérides” acentuam-se graficamente segundo a mesma regra de acentuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto da figura e indique a alternativa que corrige, respectivamente, um erro de acentuação gráfica e um erro de ortografia existentes no texto.

  • A.

    comêço – xilenos.

  • B.

    chilênos – arbritro.

  • C.

    ingleses – lapso.

  • D.

    partída – arbrito.

  • E.

    arbitro – feiz

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