Questões sobre Acentuação Gráfica

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Qual das alternativas abaixo apresenta pelo menos uma palavra que não deveria estar acentuada?

  • A.

    Pás - Vês.

  • B.

    Nús - Lúz.

  • C.

    Pós - Já.

  • D.

    Pôs - Pó.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que, respectivamente, preenchem corretamente as lacunas:

"Entendi tudo e _____ isso não vou _____ em dúvida sua honestidade"

  • A.

    Por – Por.

  • B.

    Pôr – Pôr.

  • C.

    Por – Pôr.

  • D.

    Pôr – Por.

Qual a alternativa em que há uma palavra que não deveria levar acento circunflexo?

  • A.

    Ele descrê dela.

  • B.

    Ela sempre relê o livro.

  • C.

    As crianças não retêm informação.

  • D.

    Essa postura não convêm a alguém de seu nível.

A alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas é

  • A.

    consegui - propos - apoio.

  • B.

    fusivel - agronomo - alibi.

  • C.

    abdomens - niquel - retros.

  • D.

    trofeu - pastel - juiz.

  • E.

    graudo - embriaguez - bau.

O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 01 a 10.

No trecho “...mensageiro de boas e más notícias.”, (1º parágrafo), sobre o adjetivo más, podemos afirmar:

  • A.

    Que a acentuação se justifica por ser uma palavra paroxítona terminada em “s”.

  • B.

    Que a acentuação se justifica por ser uma palavra oxítona terminada em “a” seguida de “s”.

  • C.

    Que é acentuada pela mesma regra da palavra atrás

  • D.

    Que sua acentuação se enquadra na regra dos monossílabos tônicos.

  • E.

    Não deveria ser acentuada.

O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 21 a 25.

“Amazônia” é acentuada por uma razão diferente de:

  • A.

    Patrimônio

  • B.

    Sobrevivência

  • C.

    Econômica

  • D.

    Necessário

  • E.

    Espécies

Em língua portuguesa, muitas vezes, a acentuação gráfica, além de marcar a sílaba tônica do vocábulo, serve também para distingui-lo de outro vocábulo da língua. Assinale a opção em que a retirada do acento não resulta em outra palavra, de classificação gramatical igual ou diferente.

  • A.

    evidência

  • B.

    história

  • C.

    desaparecerá

  • D.

    consciência

Em relação ao comentário gramatical, assinale o item INCORRETO.

  • A.

    Os vocábulos destacados em "Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo — " (l. 1-2) pertencem a classes gramaticais diferentes.

  • B.

    Em "é preciso usá-la..." (l. 2), o pronome oblíquo faz referência semântica à "memória" (l. 1).

  • C.

    Na passagem "porque gostar do assunto gera interesse'," (l. 6-7), a palavra destacada não sofre alteração de sentido se for substituída por já que.

  • D.

    Os vocábulos "idéias" e "experiências" (l. 15-16) acentuam-se pela mesma regra.

  • E.

    Em "Palavras cruzadas são inferiores à leitura," (l. 16-17), o emprego da preposição constitui caso de regência.

Considerando aspectos atinentes às idéias e às estruturas do texto, julgue os itens seguintes.

São acentuados em função da mesma regra, apesar de levarem diferentes tipos de acento, os vocábulos “histórico”, “econômico”, “tecnológico” e “autônoma”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A acentuação dos vocábulos do segmento "exército inglês pôde" deve-se, respectivamente, a três regras, a saber: acentuam-se as proparoxítonas, as oxítonas terminadas em –e(s) e as paroxítonas terminadas em –e.

  • C. Certo
  • E. Errado
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