Questões sobre Advérbio

Lista completa de Questões sobre Advérbio para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao longo de um texto, uma mesma palavra pode ser usada para expressar diferentes noções semânticas e/ou para integrar locuções com valor retórico, sendo, pois, funcionalmente polivalente.

Nas alternativas, estão sublinhadas palavras que servem como evidência da exploração no texto dessa polivalência, EXCETO

  • A. [...] está mais ligada a nós do que a geografia pode sugerir (ℓ.1-2) e [...] favorecendo as mais valiosas (ℓ.35).
  • B. [...] há ainda matas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus (ℓ.8-9) e [...] ainda há muito a ser feito para reduzir a ilegalidade (ℓ.88-89).
  • C. Por isso mesmo, combater a derrubada criminosa (ℓ.14-15) e [...] mesmo com o avanço das tecnologias de controle (ℓ.87-88).
  • D. [...] indo além da chancela da legalidade (ℓ.27- 28) e Já a certificada, além de cumprir a legislação, inclui vantagens (ℓ.52-53).
  • E. Mas isso mata a economia da floresta (ℓ.76-77) e Madeira ilegal tem fornecedor, mas também consumidor (ℓ.84-85).

“Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo mais aparece duas vezes, com a mesma classe gramatical; a frase abaixo em que esse mesmo vocábulo apresenta classe diferente é:

  • A. “Quem está embaixo não pode cair mais fundo” (Samuel Butler);
  • B. “A avareza é mais contrária à economia que a liberdade” (La Rochefoucauld);
  • C. “O avarento é o mais leal e fiel depositário dos bens dos seus herdeiros” (Marquês de Maricá);
  • D. “A coisa mais semelhante a reviver a própria vida é relembrá-la e tornar essa lembrança o mais durável possível” (Franklin);
  • E. “O pecado de mais culpa é o adultério” (Nouailles).

− O senhor deve conhecer muito a Geografia...

A frase em que o vocábulo “muito” está empregado com o mesmo sentido e a mesma função que os verificados na construção acima é:

  • A. Houve, durante a divulgação dos vencedores da prova de atletismo, muito alvoroço.
  • B. Com muito cansaço, o maratonista reduziu o ritmo nos momentos finais da corrida.
  • C. Segundo os repórteres, deram os gritos da torcida muito incentivo aos atletas nacionais.
  • D. As nadadoras encantaram muito o público com a precisão de seus movimentos.
  • E. A ginasta deixou de fazer na prova final muito daquilo que havia praticado nos treinos.

Assinale a opção na qual a palavra apresentada no texto CG1A01BBB classifica-se, do ponto de vista morfossintático, como advérbio.

  • A. “historicamente” (l.13)
  • B. “modo” (l.15)
  • C. “intenso” (l.30)
  • D. “muitas” (l.1)
  • E. “quando” (l.11)

Em “Com paixão igual. busquei o conhecimento.” (3°§), a expressão destacada cumpre, na oração em que se encontra, papel:

  • A. adjetivo
  • B. adverbial
  • C. substantivo
  • D. verbal

Em ranking dos países mais inovadores, Brasil fica entre os 5 últimos 15/4/2015 16:00

No título “INOVAÇÃO? AQUI NÃO!”, o advérbio AQUI remete imediatamente a que lugar?

  • A. Na pesquisa realizada
  • B. Nesta imagem
  • C. No Brasil
  • D. Dentre as melhores posições ocupadas pelos 5 primeiros países.

No trecho: “Agora, outros erros tão graves quanto os citados estão sendo cometidos pela imprensa.”, a locução adverbial grifada expressa sentido de

  • A. igualdade.
  • B. intensidade.
  • C. inferioridade.
  • D. superioridade.

Os advérbios “bem” (1º quadrinho) e “Talvez” (2º quadrinho) expressam, respectivamente, circunstância de

  • A. modo e dúvida.
  • B. dúvida e afirmação.
  • C. afirmação e intensidade.
  • D. afirmação e modo.
  • E. modo e tempo.

“A Metamorfose”, por exemplo, teve de esperar até 1929 para ser traduzida ao tcheco, o idioma oficial da então Tchecoslováquia. (3º parágrafo)

No contexto, o termo então, em destaque, expressa circunstância de

  • A. qualidade.
  • B. modo.
  • C. lugar.
  • D. dúvida.
  • E. tempo.

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:

  • A. Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo;
  • B. Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força;
  • C. Está bem alimentado, mas não comeu bem;
  • D. Bem feito!, disse ela bem alto;
  • E. Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...