Lista completa de Questões sobre Colocação Pronominal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Assinale a alternativa em que o termo destacado está corretamente substituído pelo pronome.
Não conte ao Paulo aquela história.Não conte-lhe aquela história.
Não lhe conte aquela história.
Não conte-o aquela história.
Não o conte aquela história.
Está correta a substituição do segmento grifado pelo pronome correspondente, com as devidas alterações, em:
que degradam o ambiente (degradam-o)
incluir na agricultura e no seu planejamento os serviços prestados pela natureza (incluir-na)
para avaliar a situação em cada lugar (avaliá-lo)
a agricultura provê 90% do consumo mundial (provê-lhes)
e propõe novos caminhos (propõe-nos)
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Seriam mantidas a correção gramatical e a coesão do texto, caso o pronome os, em não os haveria de ter (l.13), fosse deslocado para imediatamente depois da forma verbal ter, escrevendo-se tê-los.Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal se dá em conformidade com a norma-padrão.
Muito tem debatido-se acerca da relação entre arquitetura, arte e praticidade.
Ninguém questiona-se a respeito do caráter original da obra de Niemeyer.
Não deve-se esquecer que Niemeyer sempre teve a colaboração de excelentes engenheiros.
Em Niterói, há um museu que ergue-se como o cálice de uma flor.
O casal encontrou-se em São Paulo, no Memorial da América Latina.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
No trecho o não importar-se com o que ocorra (l.7), é opcional a colocação do pronome se antes de importar-se: o não se importar com o que ocorra.Ao ouvirmos as canções de Caymmi, surpreendemos nas canções de Caymmi a doçura e a profundidade que impregnam as canções de Caymmi, razão pela qual se atribui às canções de Caymmi o poder de encantarem nossas almas.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, respectivamente, por:A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:
mostrando o rio = mostrando-o.
como escolher sítio = como escolhê-lo.
transpor [...] as matas espessas = transpor-lhes.
Às estreitas veredas [...] nada acrescentariam = nada lhes acrescentariam.
viu uma dessas marcas = viu uma delas.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos a aspectos linguísticos dos fragmentos de texto apresentados.
No fragmento II, estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserido, logo após a forma verbal dizendo (l.9), o pronome lhe ― dizendo-lhe ―, elemento que exerceria a função de complemento indireto do verbo, retomando, por coesão, Marconi (l.8).
A substituição do termo grifado por um pronome, com as necessárias alterações, foi efetuada de modo INCORRETO em:
fazer o novo = fazê-lo
revela uma nova beleza = revela-a
usar objetos do cotidiano = usá-los
os que tomaram esse rumo = os que tomaram-lhe
facilitaram a ida das pessoas ao campo = facilitaram-na
Considerados os necessários ajustes, a substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo correto em:
Ele exercia a crítica = Ele exercia-na
o uso do VT permite [...] ao ator = o uso do VT lhe permite
que traz as imagens = que lhes traz
As crianças constituíam [...] um segmento importante = As crianças constituíam-lo
introdução do videoteipe prejudicou a interpretação = a introdução do videoteipe lhe prejudicou
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...