Lista completa de Questões sobre Concordância/Flexão Nominal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.
O vocábulo baseada (l.17) faz referência aos termos implosão (l.16) e contrarreforma (l.17), mas concorda apenas com o último.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o texto acima, que apresenta uma comunicação particular, julgue os itens de 13 a 18.
A palavra Obrigado (l.3 e 8) está flexionada no masculino e no singular para concordar, em gênero e número, com o signatário da correspondência.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 5, a substituição da flexão de singular em passa pela flexão de plural, passam, manteria a correção gramatical do texto, mas colocaria a ênfase em seis pessoas.Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Os números do IBGE, com base nos resultados da mais recente pesquisa, mostra um avanço muito lento no setor da educação em todo o país.
É importante que haja metas a serem cumpridas em cada etapa do ensino, comprovadas por avaliações condizentes com o desempenho dos alunos.
As consequências de um ensino fundamental pouco eficaz se reflete na escassez de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
A distância resultante entre o sistema de ensino no Brasil e a educação nos países mais avançados tenderão a aumentar cada vez mais.
Seria necessário investimentos e projetos direcionados especificamente para os ensinos fundamental e médio, que formaria cidadãos qualificados para o trabalho.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
A maior diversidade entre as plantas conhecidas do Cerrado estão na família dos capins e de outras plantas herbáceas.
A visão equivocada de que o Cerrado era uma região pobre mudou, ao se descobrirem as cerca de 12 mil espécies já descritas cientificamente.
A região do Cerrado, com a beleza e a biodiversidade de suas plantas, algumas delas usadas como medicamentos, representam um enorme tesouro, boa parte ainda desconhecido.
Não há como saber quantas plantas, associadas a um certo tipo de solo e clima já foi soterrado pelo avanço da cultura de grãos na região do Cerrado.
Pesquisadores estimam que muitas espécies de vertebrados características da região do Cerrado já tenha sido exterminado, antes mesmo de ter sido catalogado.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
O termo "levadas" (l.5) está no feminino plural porque concorda com "diferentes maneiras" (l.3).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 8, a flexão de singular em "não se trata" deve-se ao emprego do singular em "um regime".
Ela ____________ me contou que havia comprado uns óculos mais modernos. É ______________ a entrada nas Festas Literárias de Paraty, sem a apresentação do convite.
Ela andava ____________ mulambenta pelas ruas da cidade.
Tendo em vista a concordância nominal, as frases acima devem ser completadas, segundo o registro culto e formal da língua, com as palavras
Assinale a opção em que a preposição destacada constitui caso de regência nominal.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2009
Analise as proposições e seus argumentos.
I. Há menas coisa para comprar hoje do que na semana passada. O vocábulo menos é invariável, sendo, portanto, considerada inadequada à norma padrão a seguinte construção: Há menas coisa para ....
II. Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais. A vírgula foi utilizada para separar elementos que exercem a mesma função sintática.
III. À sua volta, tudo lhe parece chorar: as árvores, o capim, os insetos. Os dois-pontos foram empregados para anunciar uma enumeração explicativa.
IV. Só um ou outro menino usava sapatos; a maioria, de tamanco ou descalça. Na frase acima e na frase Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro, as expressões um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronomes adjetivos, exigem normalmente o verbo no singular.
A alternativa CORRETA é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...