Questões sobre Conjunções

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Os segmentos abaixo identificam no contexto relação sintático-semântica de causa e conseqüência, respectivamente, EXCETO:

  • A.

    progressos básicos e curva ascendente da longevidade, no passado.

  • B.

    progresso da medicina em novos campos e aumento do tempo médio de vida nos próximos anos.

  • C.

    envelhecimento da população e choque demográfico nos próximos anos.

  • D.

    situação dos sistemas de aposentadoria em 2050 e condições físicas e de saúde dos aposentados.

  • E.

    preocupação com a manutenção do bem-estar e envelhecimento bem-sucedido.

As questões de números 31 a 40 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai a vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam também aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.

Observados o fragmento acima e a norma padrão da Língua Portuguesa, é correto afirmar:

  • A. A supressão da preposição em fazer com que altera o sentido original e prejudica a correção da frase.
  • B. Mantendo o tempo e o modo, a forma verbal correspondente a Passai, no singular, é "passe".
  • C. A conjunção e (em e a vossa obra) adita duas idéias que expressam a mesma noção de finalidade da ação.
  • D. Na frase para que eles os transmitam também aos seus, os pronomes destacados remetem a três referentes que não têm relação entre si.
  • E. O deslocamento do adjetivo iniciais, com as devidas alterações, produz "os iniciais pensamento e vontade", com prejuízo do sentido original.

A primeira frase do texto "Podem ser apenas 24 gavetas de arquivo e outras dezenas de caixas de papelão, mas a coleção de correspondência mantida por Manuel de Oliveira Lima contém trechos da história do Brasil e a visão de personagens importantes." contém uma contradição que pode ser resolvida se:

  • A.

    eliminado o advérbio "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • B.

    eliminada a preposição "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • C.

    eliminado o advérbio "apenas" e substituído o substantivo "outras" por "algumas".

  • D.

    substituída a conjunção "mas" por "porque" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • E.

    posta no plural a expressão "correspondência".

A expressão grifada na frase "Além disso, nem todas as cartas estão guardadas organizadamente." poderia ser substituída por:

  • A.

    no entanto.

  • B.

    entretanto.

  • C.

    também.

  • D.

    outrossim.

  • E.

    diante disso.

A relação estabelecida com a oração anterior pelo termo transcrito está devidamente indicada na alternativa

  • A. “mesmo quando” (l. 19) — comparação.
  • B. “desde que” (l. 22) — concessão.
  • C. “para que” (l. 35) — condição.
  • D. “Como” (l. 41) — conformidade.
  • E. “No entanto” (l. 54) — conclusão.

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"Entretanto, não podemos..." A palavra grifada pode ser substituída sem prejuízo do sentido por:

  • A.

    Todavia

  • B.

    E ainda

  • C.

    Conseguinte

  • D.

    Para tanto

  • E.

    Embora

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

A expressão em que preenche corretamente a lacuna da frase:

  • A. Há, nas políticas nacionais, questões delicadas e espinhosas, ...... muitos preferem não se imiscuir.
  • B. O prêmio Nobel de Literatura, ...... muitos escritores fizeram por merecer, foi atribuído neste ano a um turco.
  • C. Uma das razões ...... o comitê de Literatura deve ter levado em conta na premiação foi a relevância política de Orhan Pamuk.
  • D. É um prêmio ...... o prestígio cultural e político ninguém na comunidade internacional discute.
  • E. O status quo da política turca, ...... constitui alvo de várias acusações, teve peso na última premiação do Nobel.

Assinale a opção cujas palavras substituem adequadamente caso e contenha, em "Caso ela contenha ..." (l. 18) mantendo o mesmo significado.

  • A. Com a condição de        Contém.
  • B. Contanto que                Contenha.
  • C. Quando                          Contenha.
  • D. Se                                  Conter.
  • E. Se                                 Contiver.

Julgue os itens a seguir, relativos às idéias e às estruturas do texto acima.

Mantêm-se a correção gramatical e a coerência do texto, com a substituição do termo “contudo” (l.4) por qualquer das conjunções a seguir: porém, todavia, conquanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a proposta de substituição para o termo “embora” (l.2) provoca truncamento sintático no período.

  • A. contanto que
  • B. conquanto
  • C. se bem que
  • D. ainda que
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