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Os segmentos abaixo identificam no contexto relação sintático-semântica de causa e conseqüência, respectivamente, EXCETO:
progressos básicos e curva ascendente da longevidade, no passado.
progresso da medicina em novos campos e aumento do tempo médio de vida nos próximos anos.
envelhecimento da população e choque demográfico nos próximos anos.
situação dos sistemas de aposentadoria em 2050 e condições físicas e de saúde dos aposentados.
preocupação com a manutenção do bem-estar e envelhecimento bem-sucedido.
As questões de números 31 a 40 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai a vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam também aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.
Observados o fragmento acima e a norma padrão da Língua Portuguesa, é correto afirmar:
A primeira frase do texto "Podem ser apenas 24 gavetas de arquivo e outras dezenas de caixas de papelão, mas a coleção de correspondência mantida por Manuel de Oliveira Lima contém trechos da história do Brasil e a visão de personagens importantes." contém uma contradição que pode ser resolvida se:
eliminado o advérbio "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".
eliminada a preposição "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".
eliminado o advérbio "apenas" e substituído o substantivo "outras" por "algumas".
substituída a conjunção "mas" por "porque" e substituído o pronome "outras" por "algumas".
posta no plural a expressão "correspondência".
A expressão grifada na frase "Além disso, nem todas as cartas estão guardadas organizadamente." poderia ser substituída por:
no entanto.
entretanto.
também.
outrossim.
diante disso.
A relação estabelecida com a oração anterior pelo termo transcrito está devidamente indicada na alternativa
Escolarização e crescimento econômico
Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico.
Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres.
Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas.
(Otaviano Helene)
"Entretanto, não podemos..." A palavra grifada pode ser substituída sem prejuízo do sentido por:
Todavia
E ainda
Conseguinte
Para tanto
Embora
CONHECIMENTOS GERAIS
Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
A expressão em que preenche corretamente a lacuna da frase:
Julgue os itens a seguir, relativos às idéias e às estruturas do texto acima.
Mantêm-se a correção gramatical e a coerência do texto, com a substituição do termo contudo (l.4) por qualquer das conjunções a seguir: porém, todavia, conquanto.
Assinale a opção em que a proposta de substituição para o termo embora (l.2) provoca truncamento sintático no período.
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