Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões 01 a 05.
Nesta passagem: "embora a idéia pareça ultrapassada", o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900." Nesse trecho do texto (sexto parágrafo), a palavra mas tem a seguinte função:Introduz uma oração de valor semântico adversativo.
Vincula as idéias do parágrafo anterior com as do parágrafo seguinte.
Relaciona os fatos presentes em sua frase às informações anteriormente oferecidas.
Traça uma conexão opositiva entre o significado de sua oração e o do período seguinte.
TEXTOS II e III para as questões de 14 a 17.
Leia os textos a seguir produzidos por alunos do Ensino Médio (Textos transcritos tal qual os alunos produziram) e analise o que se propõe:
Em relação à conjunção "entretanto", utilizada no início do último parágrafo do TEXTO III, é incorreto afirmar que
o autor a introduz no último parágrafo para mostrar oposição entre idéias.
a conjunção "entretanto" está empregada de forma inadequada, pois o valor semântico da conjunção é explicitar idéias contrárias.
no texto, o valor semântico da conjunção 'entretanto" é de conclusão, estabelecendo a conexão adequada à finalização do texto
não caberia o uso dessa conjunção para finalizar a dissertação e, sim, uma conjunção conclusiva.
uma conjunção conclusiva não substitui satisfatoriamente a adversativa contida no texto.
Em "Nesta edição, VEJA traz uma reportagem sobre um aspecto fascinante do capitalismo americano"; nesse segmento do texto percebem-se, respectivamente, circunstâncias de:
"Não é pouca coisa. Cerca de 75% do total de recursos doados nacionalmente vem de pessoas físicas"; o conectivo que substituiria de forma adequada o ponto entre esses dois períodos é:
TEXTO 02 para as questões de 11 a 20.
No segundo parágrafo do Texto 02, existe um conectivo que encerra uma idéia de concessão. Assinale a alternativa em cuja oração ele se encontra inserido.
"...como o de telefonista..."
"...nas indústrias que se automatizaram..."
"...como os de atendentes dos "call centers"..."
"Embora pareça, a tecnologia é a única razão..."
"O que temos observado..."
O termo em negrito no enunciado "Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu)" (4º §) tem o seguinte propósito, em relação ao conteúdo do tópico do quarto parágrafo:
justificar;
especificar;
analisar;
refutar;
retificar.
No trecho "Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa", a oração introduzida pela conjunção até que expressa, em relação à oração em negrito, um fato:
posterior, visto em seu término;
anterior, visto em seu início;
imediatamente anterior;
simultâneo;
reiterado.
No trecho "Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a 'pneumonia asiática', que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes", a conjunção em negrito está empregada com o mesmo valor relacional que na seguinte passagem de Graciliano Ramos:
"Madalena estava prenha, e eu pegava nela como em louça fina."
"Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente."
"O nordeste começou a soprar, e a porta bateu com fúria."
"Aproximei-me na ponta dos pés e li o endereço de Azevedo Gondim."
"Saiu da cadeia e tornou-se um cidadão respeitado."
"tanto para o criminoso quanto para o flagelado pela fome"; os termos desse segmento estão ligados por conectivos de adição. A alternativa em que essa ligação teve sentido alterado é:
para o criminoso e para o flagelado pela fome;
para o criminoso ou para o flagelado pela fome;
tanto para o criminoso como para o flagelado pela fome;
não só para o criminoso mas também para o flagelado pela fome;
para o criminoso e não só para o flagelado pela fome.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...