Questões sobre Conjunções

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Leia o texto para responder às questões 01 a 05.

Nesta passagem: "embora a idéia pareça ultrapassada", o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:

  • A. uma vez que.
  • B. se bem que.
  • C. porque.
  • D. à proporção que.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900." Nesse trecho do texto (sexto parágrafo), a palavra mas tem a seguinte função:

  • A.

    Introduz uma oração de valor semântico adversativo.

  • B.

    Vincula as idéias do parágrafo anterior com as do parágrafo seguinte.

  • C.

    Relaciona os fatos presentes em sua frase às informações anteriormente oferecidas.

  • D.

    Traça uma conexão opositiva entre o significado de sua oração e o do período seguinte.

TEXTOS II e III para as questões de 14 a 17.

Leia os textos a seguir produzidos por alunos do Ensino Médio (Textos transcritos tal qual os alunos produziram) e analise o que se propõe:

Em relação à conjunção "entretanto", utilizada no início do último parágrafo do TEXTO III, é incorreto afirmar que

  • A.

    o autor a introduz no último parágrafo para mostrar oposição entre idéias.

  • B.

    a conjunção "entretanto" está empregada de forma inadequada, pois o valor semântico da conjunção é explicitar idéias contrárias.

  • C.

    no texto, o valor semântico da conjunção 'entretanto" é de conclusão, estabelecendo a conexão adequada à finalização do texto

  • D.

    não caberia o uso dessa conjunção para finalizar a dissertação e, sim, uma conjunção conclusiva.

  • E.

    uma conjunção conclusiva não substitui satisfatoriamente a adversativa contida no texto.

Em "Nesta edição, VEJA traz uma reportagem sobre um aspecto fascinante do capitalismo americano"; nesse segmento do texto percebem-se, respectivamente, circunstâncias de:

  • A. lugar – assunto;
  • B. tempo – lugar;
  • C. finalidade – tempo;
  • D. assunto – finalidade;
  • E. causa – origem.

"Não é pouca coisa. Cerca de 75% do total de recursos doados nacionalmente vem de pessoas físicas"; o conectivo que substituiria de forma adequada o ponto entre esses dois períodos é:

  • A. já que;
  • B. pois;
  • C. visto que;
  • D. logo;
  • E. porque.

TEXTO 02 para as questões de 11 a 20.

No segundo parágrafo do Texto 02, existe um conectivo que encerra uma idéia de concessão. Assinale a alternativa em cuja oração ele se encontra inserido.

  • A.

    "...como o de telefonista..."

  • B.

    "...nas indústrias que se automatizaram..."

  • C.

    "...como os de atendentes dos "call centers"..."

  • D.

    "Embora pareça, a tecnologia é a única razão..."

  • E.

    "O que temos observado..."

O termo em negrito no enunciado "Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu)" (4º §) tem o seguinte propósito, em relação ao conteúdo do tópico do quarto parágrafo:

  • A.

    justificar;

  • B.

    especificar;

  • C.

    analisar;

  • D.

    refutar;

  • E.

    retificar.

No trecho "Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa", a oração introduzida pela conjunção até que expressa, em relação à oração em negrito, um fato:

  • A.

    posterior, visto em seu término;

  • B.

    anterior, visto em seu início;

  • C.

    imediatamente anterior;

  • D.

    simultâneo;

  • E.

    reiterado.

No trecho "Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a 'pneumonia asiática', que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes", a conjunção em negrito está empregada com o mesmo valor relacional que na seguinte passagem de Graciliano Ramos:

  • A.

    "Madalena estava prenha, e eu pegava nela como em louça fina."

  • B.

    "Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente."

  • C.

    "O nordeste começou a soprar, e a porta bateu com fúria."

  • D.

    "Aproximei-me na ponta dos pés e li o endereço de Azevedo Gondim."

  • E.

    "Saiu da cadeia e tornou-se um cidadão respeitado."

"tanto para o criminoso quanto para o flagelado pela fome"; os termos desse segmento estão ligados por conectivos de adição. A alternativa em que essa ligação teve sentido alterado é:

  • A.

    para o criminoso e para o flagelado pela fome;

  • B.

    para o criminoso ou para o flagelado pela fome;

  • C.

    tanto para o criminoso como para o flagelado pela fome;

  • D.

    não só para o criminoso mas também para o flagelado pela fome;

  • E.

    para o criminoso e não só para o flagelado pela fome.

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