Questões sobre Conjunções

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Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 18, a conjunção “e” tem a função de acrescentar um termo à enumeração que se inicia com “estabilidade”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Pelo valor semântico que a oração iniciada por “Ainda existem” (l.7) tem na argumentação do texto, iniciá-la por uma conjunção como Embora preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

Nas linhas 14 e 15, a conjunção “e” não exerce apenas a função de conector: funciona como um marcador argumentativo em função semântica ambígua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.

TEXTO II

O fazendeiro para o caipira:

- Nesta terra dá arroz?

- Num dá não, sinhô.

- E feijão, dá?

- De jeito ninhum!

- Dá frutas e verduras?

- Também não dá não, sinhô.

- Soja, café, amendoim, não dá nada?

- Já disse dotô, num dá nada.

- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?

- Bom, prantando é outra coisa.

Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP

Em “Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?”, o termo em negrito poderia ser substituído por

  • A.

    mas

  • B.

    portanto

  • C.

    logo

  • D.

    porque

  • E.

    no entanto.

Atenção: As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A escola agora é desnecessária como armazém de dados, mas tornou-se fundamental como usina na qual os conhecimentos ganham sentido. (início do 4o parágrafo).

Os conectivos assinalados na frase acima, que garantem a coesão do período, estão corretamente substituídos por

  • A.

    visto que − de que

  • B.

    pois que − nos quais

  • C.

    contudo − cujos

  • D.

    conquanto − aonde

  • E.

    entretanto − em que

A conjunção que não substitui de forma adequada a conjunção mas, na citação (3) é:

  • A.

    no entanto;

  • B.

    todavia;

  • C.

    contudo;

  • D.

    porém;

  • E.

    no entretanto.

"— Filho fraco. Não presta para a guerra!" (l. 5). Relacionando-se a segunda idéia à primeira, a conjunção que mantém o sentido que o Texto I apresenta é:

  • A. mas.
  • B. logo.
  • C. porque.
  • D. se.
  • E. ou.

Em "Mas o menino explicava que não." (l. 8), o valor da conjunção destacada é de:

  • A. causa.
  • B. oposição.
  • C. adição.
  • D. conclusão.
  • E. conseqüência.

As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Caso não sejam utilizados ... (3º parágrafo)

A frase acima introduz, no contexto, a noção de

  • A.

    causa.

  • B.

    finalidade.

  • C.

    temporalidade.

  • D.

    proporcionalidade.

  • E.

    condição.

A conjunção e tem valor adversativo na frase:

  • A.

    Cheguei, vi e venci.

  • B.

    Arrumou as malas e despediu-se.

  • C.

    Deitei-me exausto e não consegui dormir.

  • D.

    Siga o meu conselho e não se arrependerá.

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