Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Conjunções - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No Texto 5, os elementos "mas" (linha 1), "como" (linha 2), e "se" (linha 3), indicam, respectivamente:
oposição, comparação, condição.
causa, oposição, intensidade.
adição, conseqüência, oposição.
oposição, tempo, comparação.
conseqüência, adição, causa.
Texto
Sobre o trecho abaixo:
"Perfis são por definição uma forma estereotipada de analisar pessoas. Mas funcionam."
é correto afirmar que
o verbo "funcionam" concorda em número e pessoa com o seu sujeito, representado por "pessoas".
o conectivo "mas" exprime idéia contrária a algo declarado anteriormente.
o termo "estereotipada" concorda em gênero e número com o nome a que se refere, "definição".
o verbo "analisar", neste contexto, exige dois complementos.
todos os verbos nele existentes estão conjugados no tempo presente e no modo indicativo.
TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)
Observe as seqüências I e II, abaixo.
I. "... ainda que não funcionem como computadores..." (l. 09-10)
II. "...Talvez atribuir culpa e responsabilidade, bem e mal, sejam constructos mentais de milênios de evolução." (l. 18-20)
Em I e II, os termos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido do texto, respectivamente, por:
"embora" e "Provavelmente";
"como" e "Efetivamente";
"se" e "Realmente";
"conforme" e "Jamais";
"para que" e "Provavelmente".
"Nos primórdios da humanidade, o homem pouco modificava a natureza, / pois vivia da coleta, da caça e da pesca"; a segunda oração desse texto, em relação à primeira tem valor de:
conclusão;
explicação;
finalidade;
modo;
condição.
Provoca-se erro gramatical e, conseqüentemente, incoerência textual, ao se substituir a vírgula pela conjunção e logo após
"opostos" (L.1).
"recato" (L.2).
"normas" (L.3).
"esperteza" (L.4).
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
Acerca da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A conjunção Mas (l.6) inicia um período cujo sentido aponta para a insuficiência dos suportes técnicos como recursos capazes de promover o aprendizado na educação, no trabalho e nos meios de circulação das informações.De acordo com as idéias e os aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Nas linhas 1 e 2, a conjunção ou liga dois termos que se alternam e não se excluem: a uma empresa e a um indivíduo.Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Considerando-se a primeira frase do texto, assinale a alternativa correta.
A conjunção Como estabelece entre as informações uma relação de comparação.
O termo muito, por ser advérbio, não admitiria flexão, caso vocábulo fosse para o plural.
Se o termo vocábulo fosse flexionado no plural, apenas perde concordaria com ele, já que envereda é verbo impessoal.
A pontuação no trecho está incorreta, devendo-se omitir a vírgula após "ética", já que o termo é sujeito de perde.
O pronome seu está incorreto, pois, por englobar os termos "ética" e vocábulo, deveria estar flexionado no plural.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O trecho a seguir é a introdução de um texto de Jô Soares. Leia-o para responder às questões de números 20 a 24.
Para responder às questões de números 22 e 23, considere o trecho:
... se fôssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.
No contexto, a conjunção destacada pode ser substituída por{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...