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Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
As conjunções mas (l.3) e para (l.5) são coordenativas e expressam, respectivamente, as idéias de adversidade e de adição.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
Textualmente, a conjunção mas (l.11) tem o valor de aditiva, pois pode ser substituída por e sem prejuízo para a correção e a coerência do período.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
A afirmação de que a ficção não tolera inverossimilhança sofre uma inversão no texto por meio de uma relação argumentativa. Trata-se de
contrajunção – estabelecida pelo uso da palavra entretanto, no terceiro e no último parágrafos.
disjunção argumentativa – feita pelo operador mas, elíptico antes da última frase do texto.
justaposição – obtida pelo uso de demarcadores de episódios ou de indicadores de ordenação, como a expressão nos primeiros dias no terceiro parágrafo.
disjunção argumentativa – feita por meio do operador contudo, no terceiro parágrafo.
contrajunção – obtida pelo encadeamento de dois atos de fala que se justificam, como é o caso do primeiro e do segundo parágrafos.
"O pai lia o jornal – notícias do mundo. O telefone tocou tirrim-tirrim."; entre esses dois períodos poderia estar inserida uma conjunção em lugar do ponto e, nesse caso, o conectivo adequado seria:
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à
tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e
discursivas do texto acima.
A forma reduzida "Visto como militância" (l.7) pode, nesse contexto, ser substituída tanto por Se for visto como militância quanto por Quando é visto como militância.
Com respeito ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição do conectivo mas (l.16) por seu sinônimo, no entanto, preserva a coerência textual e a correção gramatical do texto.
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à
tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e
discursivas do texto acima.
A conjunção "Mas" (l.11) inicia um período que inclui o pensamento de que o multiculturalismo é um processo antigo e crescente, que tende a se expandir.Texto I – itens de 1 a 20
De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.
Na linha 20, a partir da frase "Estamos, portanto, em boa companhia", tem início o fechamento do fragmento, o que é indicado textualmente pelo emprego da conjunção conclusiva "portanto".
Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.
Assinale a opção em que a substituição da conjunção e, assinalada no texto, por ponto não provoca erro sintático. Despreze a necessidade de ajustes nas letras minúsculas e maiúsculas.1
2
3
4
5
As questões de 53 a 55 referem-se ao texto Vidas Secas:
No período "As contas do patrão eram diferentes, arranjadas a tinta e contra o vaqueiro, mas Fabiano sabia que elas estavam erradas e o patrão queria enganá-lo" (l. 1/2), a conjunção mas:
assume exatamente o mesmo sentido de oposição e restrição que o mas usado no período "Mas as contas de Sinhá Vitória deviam ser exatas" (l. 3);
é empregada para mudar a seqüência do enunciado anterior, que ficou suspenso;
pode ser substituída por outra conjunção coordenativa adversativa, como porém;
é empregada com o mesmo sentido de embora, que pode substituí-la no mesmo contexto;
tem valor de retificação, além de exprimir oposição e contraste.
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