Questões sobre Conjunções

Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

08)Leia os períodos

I – "O Brasil é minha pátria; por conseguinte..."
II – "Esses exemplos são testemunho irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década, todavia..."

As conjunções que introduzem outras orações, respectivamente, em I e II devem se assim classificadas.

  • A.

    a) explicativa e conclusiva

  • B.

    b) aditiva e explicativa

  • C.

    c) adversativa e aditiva

  • D.

    d) aditiva e adversativa

  • E.

    e) conclusiva e adversativa

10) Analisando os períodos que seguem, constatamos que a palavra "que" não é conjunção em.

  • A.

    a) Afinal, que horas são?

  • B.

    b) Vimos que você chorou muito no cinema

  • C.

    c) Sabemos, há muito, que vocês são muito éticos

  • D.

    d) Choveu tanto que alagou a cidade.

  • E.

    e) Chegue cedo que estou esperando

De acordo com as informações do texto ao lado - Entenda o cálculo do IDH municipal (IDHM)- e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

No último parágrafo, para se exprimir a mesma idéia de conclusão da conjunção "Assim" (R.37), também poderia ser usada, como alternativa, a expressão Por conseguinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia os textos abaixo e responda às questões propostas

Possuem o mesmo valor relacional que "desde que" (linha 21) todos os conectivos relacionados em:

  • A. conforme, por mais que, a fim de que;
  • B. segundo, contanto que, uma vez que;
  • C. conforme, conquanto, a fim de que;
  • D. conquanto, caso, por mais que;
  • E. caso, contanto que, uma vez que.

Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.

A conjunção subordinativa "Como" (v.15) é responsável pela circunstância de causa, estabelecida entre a árvore e um gigante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.

Ao iniciar o terceiro parágrafo com a conjunção “Mas” (l.8), o autor passa a explorar o assunto sob outro enfoque, oposto ao que estava sendo apresentado antes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens de 10 a 14.

A relação entre as idéias das duas últimas orações do texto poderia ser representada por qualquer uma das conjunções a seguir: uma vez que, já que, pois, porque.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conjunção que se poderia escrever entre os dois últimos períodos do texto de modo a manter o sentido original é:

  • A.

    mas;

  • B.

    apesar de;

  • C.

    enquanto;

  • D.

    à medida que;

  • E.

    contanto que.

A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto a seguir, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A substituição do ponto final após "repetidas"( l.2) por vírgula estaria correta se a conjunção subseqüente viesse em minúscula.

  • B.

    A palavra "anacronismo"(l.3) está sendo empregada com o sentido de posicionamento em desacordo com a época.

  • C.

    As expressões "Quem sabe"(l.6) e "Seja lá como for"(l.15 e 16) conferem certo grau de informalidade ao texto.

  • D.

    A idéia implícita antes da palavra "Exigirá"( l.12) pode ser representada por A realização de um projeto dessa natureza.

  • E.

    Após a conjunção "mas"(l.15) subentende-se esse contexto internacional

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas

     

No enunciado "A diminuição da jornada de trabalho criou o tempo liberado, que não pode ser confundido ainda com o tempo propriamente livre, pois aquele vai ser gasto de inúmeras maneiras." (linhas 44-47), o sentido fica visivelmente alterado com a substituição da conjunção em destaque por:

  • A. porquanto;
  • B. portanto
  • C. visto que
  • D. dado que
  • E. uma vez que
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...