Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
08)Leia os períodos
I – "O Brasil é minha pátria; por conseguinte..."
II – "Esses exemplos são testemunho irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década, todavia..."
As conjunções que introduzem outras orações, respectivamente, em I e II devem se assim classificadas.
a) explicativa e conclusiva
b) aditiva e explicativa
c) adversativa e aditiva
d) aditiva e adversativa
e) conclusiva e adversativa
10) Analisando os períodos que seguem, constatamos que a palavra "que" não é conjunção em.
a) Afinal, que horas são?
b) Vimos que você chorou muito no cinema
c) Sabemos, há muito, que vocês são muito éticos
d) Choveu tanto que alagou a cidade.
e) Chegue cedo que estou esperando
De acordo com as informações do texto ao lado - Entenda o cálculo do IDH municipal (IDHM)- e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.
No último parágrafo, para se exprimir a mesma idéia de conclusão da conjunção "Assim" (R.37), também poderia ser usada, como alternativa, a expressão Por conseguinte.
Leia os textos abaixo e responda às questões propostas
Possuem o mesmo valor relacional que "desde que" (linha 21) todos os conectivos relacionados em:
Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A conjunção subordinativa "Como" (v.15) é responsável pela circunstância de causa, estabelecida entre a árvore e um gigante.
A respeito das idéias e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.
Ao iniciar o terceiro parágrafo com a conjunção Mas (l.8), o autor passa a explorar o assunto sob outro enfoque, oposto ao que estava sendo apresentado antes.Considerando o texto acima, julgue os itens de 10 a 14.
A relação entre as idéias das duas últimas orações do texto poderia ser representada por qualquer uma das conjunções a seguir: uma vez que, já que, pois, porque.
A conjunção que se poderia escrever entre os dois últimos períodos do texto de modo a manter o sentido original é:
mas;
apesar de;
enquanto;
à medida que;
contanto que.
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto a seguir, assinale a opção incorreta.
A substituição do ponto final após "repetidas"( l.2) por vírgula estaria correta se a conjunção subseqüente viesse em minúscula.
A palavra "anacronismo"(l.3) está sendo empregada com o sentido de posicionamento em desacordo com a época.
As expressões "Quem sabe"(l.6) e "Seja lá como for"(l.15 e 16) conferem certo grau de informalidade ao texto.
A idéia implícita antes da palavra "Exigirá"( l.12) pode ser representada por A realização de um projeto dessa natureza.
Após a conjunção "mas"(l.15) subentende-se esse contexto internacional
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas
No enunciado "A diminuição da jornada de trabalho criou o tempo liberado, que não pode ser confundido ainda com o tempo propriamente livre, pois aquele vai ser gasto de inúmeras maneiras." (linhas 44-47), o sentido fica visivelmente alterado com a substituição da conjunção em destaque por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...