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Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
A omissão do sinal indicativo de crase no trecho à razão crítica (l.16) não prejudicaria a correção gramatical do período, mas tornaria o trecho ambíguo.
A respeito do vocabulário e da estrutura linguística do texto, julgue os próximos itens.
O emprego do sinal indicativo de crase em Sujeitado a residência forçada (l.14-15) manteria a correção gramatical do texto.Atenção: As questões de números 10 a 13 referem-se ao texto abaixo.
O valor que atribuímos ...... coisas é resultado, não raro, de uma história pessoal e intransferível, de uma relação construída em meio a acidentes e percalços fundamentais. Assim, nosso apreço por elas não corresponde absolutamente ...... valorização que alcançariam no mercado, esse deus todo-poderoso, que, no entanto, resta impotente quando ao valor econômico se superpõe ...... afeição.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada,
às - à - a
as - à - a
as - a - à
às - a - a
às - à - à
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso do acento indicador da crase:
As pessoas vivem à vontade nos espaços públicos sem ter cuidado com a limpeza.
Cuidar da limpeza deve ser uma opção de todos, pois estaremos prestando um bem à vida do planeta.
Os especialistas chamam a atenção para uma peculiaridade que ajuda à compreender o comportamento daqueles que não se preocupam com a vida do planeta.
O brasileiro é avesso às políticas que visam ao bem coletivo?
À beira de uma catástrofe ecológica, muitos continuam maltratando a natureza.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Em ... de modo que eles sejam expostos a problemas cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente ... seria utilizado o acento indicativo da crase, se a expressão em destaque fosse substituída por
à um processo de aprendizagem mais complexo e estimulante intelectualmente.
à momentos de aprendizagem mais complexos e estimulantes intelectualmente.
à aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à uma aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à situações de aprendizagem mais complexas e estimulantes intelectualmente.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 9 a 18.
O emprego de acento grave em acesso à escola (l.21) justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a e a palavra escola está precedida de artigo definido feminino.
Julgue, com base na prescrição gramatical, os itens a seguir, que constituem referências a artigos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, conhecida também como Pacto de São José da Costa Rica.
De acordo com o art. 13 do referido documento, toda pessoa tem direito a liberdade de pensamento e à de expressão, que incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações de qualquer natureza, independentemente de fronteiras, verbal ou por escrito ou de forma impressa ou artística ou qualquer meio que escolher.
Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Está gramaticalmente correta e preserva o sentido original do texto a seguinte reescritura do primeiro período do texto: É legitimo hoje vincular cultura à uma concepção de recurso, em vista do qual se desloca e se assimila outros conceitos de cultura.
Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 7, o emprego do acento grave em às escuras justifica-se pela regência da forma verbal trabalhamos e pela presença de artigo definido feminino anteposto a complemento verbal.
Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.
O emprego de sinal indicativo de crase em quanto a concepção (L.33) prejudicaria a correção gramatical do período.
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