Questões sobre Estilística

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A canção Valsinha é inteiramente metaforizada. A respeito disso, há dois pares de metáforas das mais expressivas com os seus sentidos semânticos correspondentes em:

  • A.

    "... só num, canto ..." ( verso 4 ) / "... cheirando a guardado ..." (verso 6)

    = abandonada / engavetado

  • B.

    '... pra rodar ..." (verso 4.) / "... que o mundo compreendeu ..." (verso14)

    = passear na praça / a felicidade ficou transparente.

  • C.

    "... dançaram tanta dança" (verso 9) / "... e começaram a se abraçar ..." (verso 8)

    = jogo do amor / início da valsa.

  • D.

    "... foram para a praça ..." (verso 8) / "... toda cidade se iluminou ..." (verso 10)

    = foram para a cama / as pessoas reclamaram

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Observando os recursos lingüísticos e estilísticos do texto, avalie as afirmativas a seguir:

1- Para provocar a idéia de valsar, o autor vale-se de repetições como "tanta dança", "tanta felicidade","tantos beijos","tantos gritos", criando uma mistura de significados. O objetivo poético é provocar uma idéia de "rodopio" na percepção do leitor.

2- Os verbos enfáticos consagram um gesto pragmático no elemento tempo. Suas ações são decisivas: às vezes eles mudam de estado, passando do pretérito perfeito para imperfeito, para provocar idéia de continuidade. É o caso de "costumava".

3- Os versos começam organizados e longos e, à medida que o enredo vai tomando seu curso final, eles se encolhem e incorporam elementos que nos remetem à idéia de estreitamento e movimentos circulares. A intenção é simular os movimentos de uma valsa

4- Quanto ao metro, podemos considerar o verso "Tan/ tos / gri/tos /rou/cós" como redondilha menor.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em

  • A.

    1 e 4, apenas.

  • B.

    1 e 2 , apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

O texto apresenta marcadores da oralidade, nos quais o narrador apóia-se para sustentar sua narrativa. Esses marcadores são observados, principalmente:

  • A.

    pela repetição de verbos terminados em "AR"

  • B.

    na redundância que há em "E ali dançaram tanta dança ..."

  • C.

    pelo uso das conjunções: e.., e..., pra..., então...

  • D.

    no uso de palavras que se assemelham, cujos pares residem na mesma raiz, na tentativa de provocar o mesmo significado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Mesmo considerando os frágeis limites entre os gêneros literários nas produções moderna e contemporânea, há aspectos bastante específicos de cada gênero nos fragmentos apresentados.

Com base nessa informação, é correto afirmar:

  • A.

    O texto A é um poema que se organiza em versos. Trabalha com a função emotiva da linguagem, com a função poética, com um arranjo especial de palavras. Como ressalta as qualidades de um herói, é um poema épico.

  • B.

    O texto B é dramático, já que se organiza em torno de diálogos. Apresenta rubricas para o diretor teatral e para os atores.

  • C.

    O texto C é parte de uma narrativa. Contém um narrador em 1ª pessoa, que participa da história e conduz a narração e o pensamento do personagem.

  • D.

    Nos três textos há presença do insólito, do mundo do absurdo, tendências da produção literária contemporânea.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, TODOS DE PAULO LEMINSK, PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 38 A 40

Paulo Leminsk, autor dos três textos acima, é um dos maiores representantes da poesia marginal dos anos 70. A respeito dessa informação e dos poemas, avalie as alternativas a seguir:

1- O texto A apresenta uma das maiores características dessa geração que é a proximidade com as artes visuais e plásticas, a exemplo do concretismo de duas décadas anteriores.

2- O bilingüismo existente no texto B, e que provoca ruídos no sistema de comunicação, é um aproveitamento poético. A intencionalidade do poeta, com isso, é dar margem para que os receptores (Johny e nós) recebam a mensagem truncada, incompleta, fragmentada.

3-À moda de grafitismo, o texto C remete à idéia de uma eventual pichação de muro, engraçada, mas que nada tem a ver com a poesia, gerando, assim, apenas uma idéia inquieta, anárquica e sem originalidade, um texto de natureza simplória e que se destaca apenas pelo ponto de vista eminentemente político.

4- Constituindo um antagonismo total em relação aos recursos poéticos tradicionais, o que se observa, nos três textos é que há aproximação com a comunicação visual e com a exploração da palavra em várias dimensões.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    3 e 4, apenas .

  • D.

    3, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A leitura atenta do poema Johny? está me ouvindo?, nos permite afirmar corretamente que:

  • A.

    há nele um predomínio da função fática.

  • B.

    predomina nele a função referencial.

  • C.

    é um poema metalingüístico.

  • D.

    trabalha fortemente com a alienação.

 

 

A linguagem figurada é bastante utilizada em textos literários garantindo-lhes estilo, expressividade. No conto Uma Galinha, de Clarice Lispector, há a predominância da linguagem figurada. Das alternativas abaixo, qual aquela que apresenta a figura de linguagem predominante no conto?

  • A.

    alusão

  • B.

    gradação

  • C.

    metáfora

  • D.

    metonímia

  • E.

    sínquise

Uma gramática de língua portuguesa define hiato como "o encontro de duas vogais em sílabas distintas" (Noções de gramática em tom de conversa, Domício Proença Filho, p. 91). Considerando a realidade fonética, nessa definição há um(a):

  • A.

    redundância;

  • B.

    metáfora;

  • C.

    contradição;

  • D.

    antítese;

  • E.

    ambigüidade.

Com relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Predomina no texto o tipo textual narrativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que exemplifica o emprego, no texto, de linguagem conotativa (figurada).

  • A. "serviram de pretexto" (L.4)
  • B. "está aposentado" (L.7)
  • C. "tornou-se mania global" (L.16-17)
  • D. "sua própria interioridade e intimidade" (L.24)
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