Lista completa de Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Ariely, é esse mecanismo que explica o sucesso de vales-presentes e congêneres, que nada mais são que dinheiro com prazo de validade e restrições de onde pode ser gasto. (L. 36-39) No trecho anterior, o pronome destacado, em relação ao texto, exerce papel
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na composição do texto, a figura de linguagem que garante a associação entre a narrativa e o atentado no qual o conto foi inspirado é a:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.
Embora apresente algumas metáforas, o texto se constrói com base em outra figura de linguagem. Assinale-a.
Hipérbole.
Antítese.
Prosopopeia
Eufemismo.
Metonímia.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Na metáfora, a palavra adquire um sentido diferente do comum. Assim, metaforicamente, uma pessoa, pode ser chamada de flor, ou um obstáculo ser chamado de pedra. Assinale qual das frases abaixo apresenta uma metáfora:
O céu hoje está estrelado, sem nuvens.
Essa joia é cara, pois é toda de ouro.
Aquele trabalho foi fatigante, exigiu muito esforço.
A rainha desfilou com sua coroa de brilhantes.
João disse que a bela Maria é a estrela de sua vida.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Em o cenário de terra devastada ocorre um(a)
metáfora.
catacrese
elipse.
prosopopeia.
eufemismo.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
O pedido era estranho, mas ninguém podia negar. O tio Ricardote ainda teve a lucidez de inquirir. Na composição desse período, o escritor emprega uma figura de linguagem denominada:
catacrese.
sinestesia
anacoluto.
eufemismo.
ironia.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Leia as recomendações contidas no texto abaixo para, em seguida, responder à questão proposta.
O revisor deve respeitar o estilo do autor. Sua contribuição no sentido de aprimorar o estilo do texto que lhe foi confiado não deve levar em conta valores subjetivos, nem sua própria forma de expressão [ ] O revisor deve buscar, sim, medidas que tornem o texto do outro estilisticamente mais perfeito pela identificação e eliminação dos vícios de linguagem (ressalvados os intencionais, usados no texto literário, por exemplo) e de outros desvios da norma culta, cuidando sempre para que as alterações feitas não interfiram na carga semântica do discurso. (Lúcia Locatelli Flôres)
Os excertos abaixo, exceto um, apresentam vícios de linguagem que comprometem o estilo. Assinale-o.
Sentir-se em casa é se sentir entre os seus. (Milan Kundera)
Mme. Klima tinha no rosto um sorriso forçado, e, no fundo de si, angústia, quando aproximou-se, por trás de seu marido, do lugar reservado aos músicos. Ela tinha medo de descobrir o rosto verdadeiro da amante de Klima. (Milan Kundera)
Conclui-se, diante do exposto, que é preciso compreender-se a assistência enquanto direito do cidadão, direito que pode e deve ser por ele reivindicado. (Texto acadêmico)
O rajá decidiu gastar a metade da receita anual de seu estado nos gastos do casamento de seu filho. (Javier Moro)
A escola que não enfatiza a norma culta da língua está excluindo seus alunos da cultura dominante, que todos devem almejar e à qual todos devem ter acesso. (Maria Inês Fini)
A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos... também se encontra em
Se o que move o mundo são as perguntas, por que se pratica tanta corrupção, para entender que ser honesto, leal, competente é bom para o país?
Não é suficiente ser honesto, é preciso agir e comportar como honestos.
As varreduras nos gabinetes, oficialmente, são conduzidas mediante uma solicitação de algum parlamentar. Na atual legislatura, foram realizadas trinta operações desse tipo.
O Estado brasileiro, durante toda a sua existência, só se deparou com mazelas e danos, incluindo os prejuízos provocados pelas administrações incompetentes e desonestas.
O grande problema dos tribunais de contas reside no fato de que a grande maioria dos conselheiros é indicada pelos chefes do Poder Executivo e pelos parlamentos, ou seja, é coisa de compadre, do tipo eu te indico e você me julga!
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados vícios de linguagem por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.
(...) E então abriu a torneira: a água espalhou-se (...)
(...)Ojeito era ir comprarumpão na padaria. (...)
(...) Matá-la, não ia; não, não faria isso. (...)
(...) Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. (...)
(...) Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; (...)
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
Na frase O menino apresentava hematomas na BARRIGA DA PERNA, decorrentes da briga., a expressão destacada é a figura de linguagem denominada:
catacrese.
metáfora.
metonímia.
hipérbole.
eufemismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...